O jovem tenista brasileiro João Fonseca brilhou mais uma vez no circuito profissional. Sob a atenta observação da lenda do tênis André Agassi, o carioca de 18 anos teve uma atuação segura e venceu o francês Hugo Gaston por 2 sets a 0, com duplo 6/4, garantindo vaga na semifinal do Challenger 175 de Phoenix, nos Estados Unidos.
A special guest for tonight’s Phoenix coin toss.
The one. The only. @AndreAgassi #ATPChallenger pic.twitter.com/aSz50XMnMA
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) March 15, 2025
Fonseca impôs seu ritmo desde o início de cada set, conseguindo uma quebra precoce que lhe garantiu vantagem em ambas as parciais. Demonstrando maturidade e controle, o brasileiro soube administrar bem o jogo, sem dar chances para o francês reagir.
Agora, João Fonseca terá um grande teste pela frente. Seu próximo adversário será o japonês Kei Nishikori, ex-número 4 do mundo e finalista do US Open. A semifinal está marcada para este sábado (16), por volta das 19h (horário de Brasília), logo após a semifinal de duplas e o outro confronto da chave de simples.
A partida contra Nishikori promete ser um desafio intenso para o brasileiro, que segue surpreendendo no torneio. O japonês, embora experiente, busca retomar o alto nível após lesões que o afastaram das principais competições nos últimos anos.
Além da vitória contra Gaston, Fonseca já superou adversários de peso no Challenger de Phoenix. Em suas rodadas anteriores, derrotou o russo Pavel Kotov e o alemão Jan-Lennard Struff, ambos mais experientes e melhores posicionados no ranking da ATP. As conquistas no torneio devem impulsionar o brasileiro no ranking mundial, projetando sua subida da atual 80ª para a 71ª posição.
O Challenger 175 de Phoenix é um dos torneios mais prestigiados da categoria e serve como preparação para o Masters 1000 de Miami, que começa na próxima semana. Se continuar neste ritmo, João Fonseca pode chegar ainda mais confiante para encarar desafios ainda maiores no circuito da ATP.