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Bets: YouTube modifica suas regras para combater a publicidade de apostas esportivas por influenciadores digitais

O Ministério do Esporte detectou mais de 53 contas e 25 canais no YouTube promovendo apostas com falsas promessas de lucro.

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O Ministério do Esporte detectou mais de 53 contas e 25 canais no YouTube promovendo apostas com falsas promessas de lucro
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O YouTube anunciou novas regras para bloquear conteúdos relacionados a sites ilegais de apostas online. A medida foi tomada após denúncias do Ministério do Esporte, que identificou influenciadores digitais promovendo apostas com promessas enganosas de lucro, sem alertar os usuários sobre os riscos envolvidos.

A partir de 19 de março, os criadores de conteúdo na plataforma estarão proibidos de direcionar espectadores para sites e aplicativos de apostas não regulamentados. A nova diretriz inclui a proibição de URLs, links em imagens ou textos e até mesmo menções verbais a essas plataformas. “Conteúdos que prometem retornos financeiros garantidos poderão ser removidos, independentemente de o site ou aplicativo de apostas estar aprovado pelo Google”, destaca a nova política de uso do YouTube.  “Não permitimos nenhum método de direcionar espectadores para sites ou aplicativos de jogos de azar que não sejam certificados pelo Google. Isso agora inclui URLs, links incorporados em imagens ou texto, exibições visuais (logotipos) ou referências verbais.”, reforça o comunicado publicado na página oficial do Youtube.

A Secretaria Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte (Snaede), vinculada ao Ministério do Esporte, detectou mais de 53 contas e 25 canais no YouTube promovendo apostas com falsas promessas de lucro. Essas transmissões chegaram a atrair mais de 100 mil espectadores simultaneamente. Segundo o Ministério, influenciadores digitais têm um papel central nesse tipo de prática, conferindo aparência de legitimidade a esquemas fraudulentos.

Diante das denúncias, o Ministério da Justiça abriu um inquérito para investigar o caso. Além disso, a Snaede acionou a Polícia Federal e levou o tema a uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF). Como resultado, o YouTube decidiu que a publicidade de apostas esportivas deverá ser permitida apenas para sites autorizados pelo governo brasileiro, que obrigatoriamente devem estar sob o domínio “.bet.br”.

Com essa medida, o YouTube se alinha a esforços globais para regulamentar a publicidade de jogos de azar e apostas esportivas para evitar que usuários sejam enganados por promessas irreais de enriquecimento.

O Ministério da Fazenda, responsável pela regulamentação das apostas esportivas (bets) no Brasil, divulgou as últimas atualizações da lista de empresas autorizadas a operar no país, incluindo as que possuem autorização judicial.

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