A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27), a suspensão da venda do creme dental Colgate Clean Mint em todo o país. A medida foi tomada após a agência receber relatos de reações adversas graves em consumidores que utilizaram o produto. Segundo a Anvisa, foram registradas oito notificações que detalham 13 eventos adversos distintos relacionados ao uso da pasta de dente da marca. Os sintomas relatados pelos consumidores incluem inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, além de sensações de ardência e dormência nos lábios e na boca, secura bucal, irritação e vermelhidão na gengiva.
O creme dental interditado, Clean Mint, é uma nova versão de um dos produtos mais populares da Colgate, o Colgate Total 12. A empresa promoveu uma alteração na fórmula e também no nome do produto.
A Anvisa informou que a suspensão da venda tem duração inicial de 90 dias. A Colgate ainda pode recorrer da decisão da agência reguladora. O CidadeMarketing entrou em contato com a Colgate, que emitiu a seguinte nota oficial:
“A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa sobre a interdição cautelar do creme dental Total Clean Mint, medida que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com um recurso, que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos adotando todas as medidas cabíveis para dialogar com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. Reiteramos que o creme dental não oferece riscos à saúde. No entanto, algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossa equipe está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas junto às autoridades, profissionais, clientes e consumidores.”
A nova fórmula do creme dental Colgate Clean Mint começou a ser comercializada em julho de 2024 e é uma variação do antigo Colgate Total 12. A principal alteração na composição é a substituição do fluoreto de sódio por fluoreto de estanho.
Na semana passada, o CidadeMarketing publicou uma matéria exclusiva relatando os problemas com o creme dental Colgate Clean Mint. A reportagem destacou diversos relatos de consumidores em redes sociais e na plataforma Reclame Aqui, queixando-se de reações adversas após o uso do produto. A interdição da Anvisa confirma as preocupações levantadas pela reportagem e pelos consumidores.
Já estou com 2 meses sofrendo com essa alergia, já até fui no clínico geral e ele passou o tratamento, melhorei mais já estou de novo