Início Notícias Pesquisa de Mercado Setor de jogos e apostas liderou os investimentos em publicidade em 2024,...

Setor de jogos e apostas liderou os investimentos em publicidade em 2024, aponta pesquisa

O estudo destaca as categorias e os anunciantes responsáveis por impulsionar o crescimento do mercado, além de apresentar a dinâmica regional dos investimentos publicitários.

0
O estudo destaca as categorias e os anunciantes responsáveis por impulsionar o crescimento do mercado, além de apresentar a dinâmica regional dos investimentos publicitários.
IA
Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

A publicidade no Brasil, reconhecida por sua criatividade e capacidade de gerar conversas, memes e conexões autênticas entre marcas e consumidores, demonstrou sua força em 2024. Uma pesquisa abrangente da Kantar Ibope Media – 46ª edição do Data Stories – Inside Advertising, através de sua ferramenta Advertising Intelligence, revelou que mais de 100 mil anunciantes de diversos segmentos investiram em mídia ao longo do ano, utilizando pelo menos um dos meios monitorados pela empresa.

O volume total de investimentos publicitários em 2024 atingiu a expressiva cifra de R$ 88 bilhões. Esse montante representa um crescimento de 10% em relação ao ano anterior (2023) e supera significativamente a inflação acumulada no período, que ficou em 4,73%. A Kantar Ibope Media destaca que esse crescimento só fica atrás do salto de 29% registrado em 2021, quando o mercado publicitário se recuperava dos impactos da pandemia de COVID-19. Em um panorama mais amplo, o investimento em publicidade no Brasil acumulou um aumento de 65% entre 2020 e 2024.

A pesquisa também aponta para uma receptividade do público em relação à publicidade. Mais da metade dos respondentes das soluções de Consumer Intelligence da Kantar Ibope Media concordam que a propaganda frequentemente proporciona temas para conversas, além de influenciarem na busca online por produtos anunciados e demonstrarem abertura à publicidade em serviços de streaming. Especificamente, 52% dos entrevistados consideram a publicidade na TV interessante e geradora de assunto, 53% afirmam procurar online por produtos vistos na televisão, e outros 53% se mostram favoráveis à inserção de publicidade em plataformas de streaming, indicando um cenário promissor para as marcas que investem nesses canais.

O eixo São Paulo-Rio concentrou 24% dos investimentos, mas a compra de mídia registrou crescimento acima da inflação em 15 regiões metropolitanas — em 10 delas, o aumento superou os 10%.

O aumento no investimento em mídia em 2024 também se manifestou na diversificada gama de anunciantes, com a maioria dos setores que mais investiram apresentando um crescimento acima da inflação. O setor de Jogos e Apostas liderou o crescimento percentual, com uma variação de quase 50%, impulsionado pela crescente regulamentação e popularidade do segmento. O aumento da Administração Pública, com 22%, acompanha o padrão histórico de anos eleitorais. Outros setores de destaque em crescimento foram Serviços (25%), Financeiro (22%), Eletrodomésticos (21%), Educação (18%), Alimentos (15%), Farmacêutico (13%), Automotivo (13%) e Comércio (9%).

Divulgação
Anúncio Notícia #4 Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui