A International Meal Company – IMC (B3: MEAL3), o empresário Carlos Wizard Martins e seus filhos Charles Martins e Lincoln Martins, anunciaram hoje a assinatura de um acordo de associação pelo qual a IMC incorporará a MultiQRS, detentora dos direitos de máster-franquia dos sistemas Pizza Hut e KFC no Brasil. Pelo acordo, a família Martins receberá, em conjunto, 15% das ações ordinárias da companhia – já considerando o aumento de capital decorrente da incorporação, passando a ser o maior acionista individual da IMC.
O acordo – sujeito à aprovação pela Assembleia Geral da companhia, e posteriormente, pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência) – prevê a ampliação do Conselho de Administração da IMC de seis para sete membros, bem como a substituição de alguns dos membros atuais por representantes indicados pela Família Martins, pela KFC International e pela Pizza Hut International, ambas controladas pela Yum! Brands. O executivo Newton Maia Alves permanecerá como CEO da companhia.
A Família Martins transferirá à Yum!, na data da efetivação da Incorporação, ações ordinárias de emissão da Companhia de sua titularidade, já considerando o aumento de capital decorrente da Incorporação, equivalentes a 2,08% do total do capital social da Companhia.
A Incorporação tem como objetivo o aproveitamento de importantes sinergias, entre elas a otimização de contratos de compras e ganhos em logística e suprimentos, a criação de uma plataforma mais robusta para a expansão dos negócios da Companhia, tanto através de restaurantes próprios como franquias com duas novas marcas muito reconhecidas como KFC e Pizza Hut; e o compartilhamento de melhores práticas operacionais, trazendo mais eficiência e qualidade, otimização do time e rede de suprimentos, permitindo a abertura de novos restaurantes. Esses benefícios também devem gerar impacto positivo para toda a rede de subfranqueados dos sistemas KFC e Pizza Hut no Brasil.
A combinação da IMC com os sistemas Pizza Hut e KFC, caso implementada, resultará em uma companhia única no setor de food service, com receita bruta em 2018 de mais de R$ 1,8 bilhão (ou aproximadamente R$ 2,3 bilhões, considerando o faturamento também de franqueados), mais de 460 pontos de vendas (incluindo franqueados) e um portfólio de marcas muito fortes e tradicionais como Frango Assado, Viena, KFC, Pizza Hut, Margaritaville, entre outras.
“A operação representa a implementação dos objetivos estratégicos da Companhia de continuar com o processo de expansão dos negócios de alimentação de varejo com KFC e Pizza Hut, duas das principais marcas de fast food do mundo”, afirma Newton Maia, CEO da IMC, acrescentando que “a transação proporcionará relevantes sinergias nas áreas de compras, logística e suprimentos que beneficiara não só a IMC, mas principalmente a rede de franqueados Pizza Hut e KFC”.
“Além disso, teremos ainda mais força para expandir nossos negócios em todo o país tanto por meio de unidades próprias quanto atrás de franquias”, destaca Carlos Wizard, ressaltando a enorme experiência e conhecimento de sua família no setor de franquias. “Vemos um enorme potencial de crescimento tanto nas redes Pizza Hut e KFC quanto com as outras fortes marcas da IMC. Usaremos nossa expertise em franquias para potencializar ainda mais os negócios da companhia”.