Rosebud! “Cidadão Kane”, épico de Orson Welles, só foi entendido mais tarde pois o público dos anos 40 não estava preparado para as inovações apresentadas (por exemplo, mistura de jornalismo, documentário e ficção no mesmo filme). “Vertigo” (foto) de Hitchcock também só recebeu destaque, anos depois de lançado, como um dos melhores filmes de todos os tempos, aquele que trouxe, juntamente com “Spellbound” do mesmo diretor, a psicanálise para o debate cinematográfico.
Henri Rousseau (o pintor pós- impressionista que não tinha técnica para pintar) só foi bajulado no fim da vida por Picasso e cia (em um jantar na casa de Pablo em Paris) por seu toque primitivo e inocente, apesar de nunca ter aprendido como reproduzir os pés das pessoas nas telas. Duchamp jamais imaginaria que o DADA viesse a influenciar tanta gente décadas mais tarde. Casagemas jamais sonhou que seu suicídio ganharia tanto destaque nos livros de história da arte e seria associado, de forma grotescamente errada, com a fase “blue” de Picasso.
E você ainda tem aquela pressa desnecessária e dolorosa para que as coisas aconteçam na sua vida profissional? Tudo tem seu tempo. ENJOY the journey!