A TV Brasil estreia nesta quinta (12), às 22h, a segunda temporada de Faróis do Brasil, série documental que destaca as principais construções de sinalização náutica do país. O popular Farol da Barra, na Bahia, é o destino inicial da nova leva de edições. O conteúdo está disponível também no aplicativo EBC Play.
Considerado um dos mais famosos cartões postais de Salvador, o Farol da Barra foi um dos primeiros monumentos erguidos nas Américas para essa finalidade. Situada na Baía de Todos-os-Santos, a construção faz parte da história do país.
Em quatro episódios inéditos de 26 minutos, essa nova sequência produzida pela emissora pública mostra alguns dos principais faróis que existem no estado da Bahia.
Apresentada pela jornalista Tâmara Freire, a obra documental gravada na Região Nordeste destaca o Farol Garcia D’Ávila, o Farol de Itapoã e o Farol de Monte Serrat.
Episódio de estreia
A temporada inédita de Faróis do Brasil na Bahia começa no Farol de Santo Antônio da Barra, mais conhecido como Farol da Barra. A primeira torre de sinalização do monumento foi concluída no início do século XVIII.
A iniciativa foi concretizada após a ocorrência de diversos encalhes de embarcações e do trágico naufrágio do Galeão Sacramento. O acidente com o navio matou centenas de pessoas no século XVII.
A intenção desse sinal náutico era guiar as embarcações que adentravam a Baía de Todos-os-Santos. Construído dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, o farol foi eternizado na canção dos Novos Baianos dos anos 1970.
Hoje, o espaço é aberto à visitação e também abriga o Museu Náutico que conta a história da navegação e dos faróis no país. Ao lado da famosa praia do Farol da Barra, o local ainda é um ponto privilegiado para contemplar o pôr do sol de Salvador.
Sobre Faróis do Brasil
Em episódios de 26 minutos, a produção apresentada pela jornalista Tâmara Freire revela as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões.
A série apresenta, em formato de reportagem especial, informações sobre os principais faróis brasileiros. A primeira temporada investigou cinco construções da Região Sudeste, no Rio de Janeiro, enquanto a segunda mostra quatro da Bahia, na Região Nordeste.
Nesses locais, a apresentadora aborda a história do monumento e da cidade onde a construção está localizada. Ela também conversa com moradores da área que tenham forte ligação com o farol.
Os episódios semanais da série Faróis do Brasil contam com belas imagens aéreas dessas torres ao som de músicas relacionadas ao monumento visitado. Essa trilha sonora embala uma viagem em um universo de conhecimento
Produzido com equipe própria da emissora, o programa exibido toda quinta-feira às 22h tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada toda sexta-feira, às 5h30, e aos domingos, às 17h30.
As edições anteriores da produção documental pode ser acessadas no site http://tvbrasil.ebc.com.br/faroisdobrasil. A série realizada pelo canal público também podem ser vista no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.
Ficha Técnica
Apresentação: Tâmara Freire
Direção e ideia original: Ingrid Gassert
Roteiro: Joana Moscatelli
Direção de Fotografia: Marcio de Andrade e Dênis Vianna
Coordenação de Criação: Eduardo Gurgel
Duração: 26 min.
Classificação indicativa: Livre
Serviço
Faróis do Brasil – quinta-feira, dia 12/9, às 22h, na TV Brasil
Faróis do Brasil – sexta-feira, dia 13/9, às 5h30, na TV Brasil
Faróis do Brasil – domingo, dia 15/9, às 17h30, na TV Brasil