No dia 18 de maio, o VIVA assopra as velinhas e completa 10 anos desde seu lançamento. Para marcar a data, a marca veicula uma campanha digital com o mote ‘Festa boa é festa em casa’, um convite para comemorar o aniversário respeitando o isolamento social. Com a proposta de alinhar momentos de diversão em casa às conquistas do VIVA, as peças da campanha trazem recortes extraídos da própria programação do canal em que os personagens dançam, cantam e vivem momentos de descontração em seus lares. A veiculação da campanha acontece em mídias online de grande público e também em veículos de trade.
E não faltam motivos para comemorar. Presença constante no Top 10 do ranking de audiência da Pay TV desde sua criação¹, o VIVA encerrou 2019 como o canal mais assistido da TV por assinatura, conquistando o maior crescimento em tempo médio². Em 2020, alcançou a liderança no total do dia do primeiro quadrimestre do ano, impactando 25 milhões de indivíduos diferentes por minuto³. Com uma programação atemporal para toda a família, a marca vem ampliando a fidelidade do público, principalmente entre os mais jovens durante o horário nobre [4].
Ao longo dos anos, o VIVA se consolidou como um lugar que reúne diferentes gerações em torno de boas histórias, resgatando personagens queridos e conteúdos clássicos, que fazem parte da memória afetiva do brasileiro, além de atrações internacionais e produções próprias. “Oferecemos um conteúdo leve, divertido e voltado para toda a família. Embora seja um canal de acervo, o VIVA está sempre alinhado às tendências e transformações da sociedade, buscando ser atual em sua comunicação visual, atuação em redes sociais e na composição do seu público”, comenta Stephanie Purwin, gerente de programação do VIVA.
Em janeiro deste ano, o VIVA deu início ao esquenta para o grande dia com um projeto 360º, que traz ações nas redes sociais e na TV, relembrando os momentos emblemáticos de sua história e reunindo personagens icônicos ao som de “Dancing Days”, uma regravação da cantora Naiara Azevedo, em nova vinheta. Desde então, passou a exibir também pílulas comemorativas com cenas de festas marcantes – com a ideia de que todos os personagens estão se preparando para celebrar juntos -, memes especiais exibidos durante os intervalos e o ‘Novelão’, que faz um crossover dos conteúdos da programação.
Entre as ações digitais, o público pode acompanhar a retrospectiva do VIVA através de memes e chamadas, listar suas novelas, casais e vilãs favoritos em boards para Stories, votar nas aberturas de novelas mais inesquecíveis, ajudar na escolha de séries humorísticas para maratonar e ainda participar de enquetes temáticas, além de se divertir com filtros comemorativos no Instagram. Os fãs podem se juntar a esta festa e soltar suas feras compartilhando vídeos com a música ‘Dancing Days’. “Os fãs se sentem íntimos do VIVA, existe uma relação afetiva muito grande com a marca, por isso queremos que eles saibam que são parte fundamental da nossa história e os convidamos a entrar nessa festa com a gente, sem sair de casa”, diz Fabiana Gabriel, gerente de marketing e mídias digitais do VIVA.
¹Fonte: MW IBOPE 15 Mercados |Indivíduos c/ PayTV | Faixa Horária 6:00 as 30:00 |2010 – 30/04/2020 – Rat%
²Fonte: MW IBOPE 15 Mercados |Indivíduos c/ PayTV | Faixa Horária 6:00 as 30:00 |2019 – Rat% | 2019 x 2018 – Ats
³Fonte: MW IBOPE 15 Mercados |Indivíduos c/ PayTV | Faixa Horária 6:00 as 30:00 |2020 até 30/04 – Rat% e Cov% | Projeção de telespectadores potenciais de Fevereiro/2020: 44.867.768
4Fonte: MW IBOPE 15 Mercados | AS ABCDE 25-34 c/pay tv| Faixa Horária 19:00 as 25:00 |01/01 a 30/04/2020 x 01/01 a 30/04/2019 – Ats