“Quem Ama Vacina”. É com esse mote que a Sanofi Pasteur lança uma campanha de conscientização sobre a importância de manter a vacinação em dia, principalmente dos pequenos. Desenvolvida pela Publicis, a ação inclui filme para o ambiente digital, mídia impressa e redes sociais.
“Manter a vacinação em dia é a maneira mais eficiente de gerar imunidade coletiva para doenças infeciosas, uma vez que a pessoa vacinada fica protegida, não adoece e não transmite determinadas doenças”, explica Ana Garcia-Cebrian, diretora-geral da Sanofi Pasteur no Brasil. “É uma questão de saúde coletiva, por isso, a queda na cobertura vacinal é tão preocupante.”
Dados da OMS apontam que, em 2019, quase 14 milhões de crianças no mundo não foram vacinadas contra doenças como difteria, tétano e sarampo[1]. Dois terços dessas estão concentradas em países de média e baixa renda, entre eles o Brasil¹. A imunização na infância é importante, uma vez que crianças são mais suscetíveis às doenças, já que suas defesas imunológicas ainda são imaturas[2].
O filme, peça central da campanha, traz cenas de afeto entre uma mãe e o seu bebê, lembrando que é preciso cuidar de quem mais amamos para evitar que sejam acometidos por doenças como hepatite B, diferia e tétano, entre outras. No fim, a mãe faz o sinal de V (de vacinação) com as mãos e a locução, em off, convida a todos os que cuidam de crianças entre 2 e 24 meses a levá-las em uma unidade de saúde ou clínica privada para vacinação.
Nas redes sociais, pais e mães também serão convidados a compartilhar as suas fotos fazendo o V da vacinação, participando de uma ação de conscientização sobre a importância de manter a imunização das crianças em dia.
“Mais do que nunca, a saúde é a principal preocupação da população, por isso, é muito importante que a Sanofi Pasteur, referência em vacinas, venha à mídia neste momento e atue de forma proativa para lembrar que a prevenção por meio da imunização ajuda a proteger quem mais amamos”, comenta Gabriela Borges, Head de Atendimento da Publicis.
As peças da campanha foram produzidas seguindo os protocolos de segurança por causa da pandemia de COVID-19, protegendo as pessoas envolvidas, com direção e acompanhamento de foto remotos.
Ficha técnica:
Anunciante: Sanofi Pasteur
Agência: Publicis
Título: #QuemAmaVacina
CCO: Domenico Massareto
ECD: Gustavo Victorino
Direção de criação: Samuel Normando
Redação: Mauricio Muniz
Direção de arte: Bruno Silva e Nadia Deziderio
Head de Atendimento: Gabriela Borges
Atendimento: Beatriz Pedrosa, Elis Adami, Luiza Luggeri
Head de Planejamento: Gustavo Leite
Planejamento: Diana Santos, Giulia Fama e Deborah Ferreira
BrainLab: Thiago Cassemiro, Renata Carvalho, Giovanni Luigi e Evelyn Umberti
Conteúdo: Cláudia Cecília e Winy Castro
Projetos: Marcio Bueno, Evelyn Palhares, Antonia Cruz e Veridiana Helfstein
VP de mídia: Maurício Almeida
Mídia: Valéria Brasil, Priscila Naddeo e Bruna Aguiar
Head de Produção: Renata Sayão
RTV: Carolina Florentino e Jacqueline Christine
Art Buyer: Selma Momosse e Raphael Macedo
Produção: Eduardo Bueno
Aprovação do cliente: Ana Garcia-Cebrian, Alexandre Benoin, Vanessa Kolbe, Isabelle de Carvalho
Produtora: Bite Studio
Direção: Flávio Melgarejo
Assistente de Direção: Carolina Brumati Sentelhas
Direção de fotografia: Flávio Melgarejo
Técnico de Imagem Digital – TID: Matheus Cury
1º Assistente de Fotografia: Vinícius Correa
2º Assistente de Fotografia: Gustavo Barros
Montagem: Fecha Pós
Diretor de Produção: André Garcia
Coordenação de Pós-Produção: Fred Toscano
Pós-Produção/Finalização: Fred Toscano
Color Grading: Fred Toscano
Produtora Som: A9 Audio
Produtor Musical: Apollo Nove e Douglas Couto
Direção musical: Apollo Nove
Locutora: Talita Castro
Atendimento: Guta Lima
[1] Unicef. WHO and Unicef warn of a decline in vaccinations during COVID-19. Disponível em: https://www.unicef.org/press-releases/who-and-unicef-warn-decline-vaccinations-during-covid-19. Acesso em 16/07/2020
[2] Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0DuHI0E6Bc4. Acesso em: 27/05/2020