Em novembro, 20 mulheres profissionais de TI terão a oportunidade de iniciar um curso de formação de três meses na linguagem JAVA e conquistar uma vaga na área de tecnologia da RD – RaiaDrogasil. As desenvolvedoras foram selecionadas a partir de um processo seletivo realizado pela empresa em setembro e que recebeu mais de 760 inscrições. A formação em JAVA será virtual e, após o programa, as participantes começaram a trabalhar no setor de TI da RD, na matriz da empresa em São Paulo (SP).
“Para reforçar cada vez mais nosso foco em uma experiência multicanal para nossos clientes e no aculturamento digital da companhia, estamos ampliando nosso time e vimos no Programa de Formação para Mulheres uma oportunidade de também trabalhar a diversidade e de aumentar a participação das mulheres nas chamadas carreiras STEM, ou seja, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, explica Diego Kilian, Diretor de Negócios Digitais da RaiaDrogasil.
Segundo levantamento da plataforma digital de recursos humanos Revelo, houve um crescimento na presença de mulheres no mercado de tecnologia nos últimos anos. O estudo aponta que o número de convites a mulheres para vagas nessa área cresceu de 10,9%, em 2017, para 12,2%, em 2019. Na RaiaDrogasil, as mulheres representam 20% do time de TI.
Transformação Digital
Em 2018, a RD iniciou seu processo de transformação e aculturamento digital. Esse investimento na área tem como principal objetivo reforçar a estratégia da empresa de se posicionar cada vez como provedora de saúde integral, combinando o hub de saúde com experiência digital e multicanal.
Ancorado principalmente na metodologia Agile, a empresa tem expandido exponencialmente a área. No início, a área era composta por um grupo de 3 squads e 12 pessoas e atualmente o time é composto por 144 pessoas e 20 squads, que têm a missão de transformar as experiências dos clientes nas lojas e canais digitais da empresa.
O período para o desenvolvimento dessa área é considerado recorde no mercado para uma empresa de varejo, que não tinha em seu DNA essa vertente – até então só utilizada em negócios disruptivos. Em um ano e meio, a RD uniu um time que trabalha para entender tudo sobre a jornada e o olhar do consumidor e está mudando a interação dos clientes com as farmácias da rede.
Os frutos de todo esse investimento no modelo Agile de transformação digital iniciado em 2018 se traduzem nos resultados do segundo trimestre de 2020, no qual a penetração dos canais digitais atingiu 7,6% das vendas do varejo da RD e um crescimento de quase sete vezes, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
As iniciativas digitais também geraram um aumento no número de downloads dos apps. O 2T20 finalizou com 1,4 milhão de downloads adicionais, 12 vezes mais do que no 2T19. O total de downloads desde o início de 2019 atingiu 4,1 milhões, incluindo 0,8 milhão somente em julho.