Para atender as necessidades de capital de giro e de investimento relacionadas a pequenos negócios, o Banrisul disponibiliza linha de Microcrédito para microempreendedor individual (MEI) com faturamento de até R$ 81 mil por ano; microempresas com faturamento de até R$ 360 mil por ano; e, ainda, empreendedores informais com renda mensal de até R$ 30 mil (nesse caso, é necessário comprovar no mínimo seis meses de atividade). Para pessoa jurídica (MEI e microempresa), o valor do crédito varia entre R$ 2,5 mil e R$ 12 mil, com prazo de pagamento de até 30 meses. Para pessoa física (empreendedores informais), os recursos variam entre R$ 1 mil e R$ 8 mil, com prazo de pagamento de até 24 meses. Para capital de giro, o prazo é limitado a 12 meses.
Ao necessitar capital de giro para atenuar os impactos da pandemia nas finanças, a loja de vestuário e artigos infantis Óia Baby Kids, de Porto Alegre, foi uma das beneficiadas da linha de crédito. De acordo com Thais Fleck, proprietária do estabelecimento, a parceria do Banrisul foi vital para a empresa ganhar fôlego e se manter saudável. “O microcrédito foi muito importante para o nosso negócio, principalmente neste período atípico, quando o fluxo de caixa se desequilibra e mais precisamos de apoio”, destacou.
O Microcrédito Banrisul conta com avaliação das características do negócio e da necessidade do recurso e, ainda, com o acompanhamento e orientação do Banco durante a operação de crédito. A modalidade oferece carência para o pagamento da primeira parcela, a partir da data de contratação, de até três meses para capital de giro e de até seis meses para investimento. A solicitação de microcrédito deve ser feita junto às agências do Banrisul, mediante análise de crédito. Reforçando a importância do distanciamento social para conter o avanço da pandemia, as agências estão atendendo exclusivamente por agendamento. Para agendar o atendimento, o Banrisul disponibiliza aos seus clientes o aplicativo Banrisul Digital e o site www.banrisul.com.br. O cliente pode acessar o app Banrisul Digital e escolher a opção “Agendamento de Atendimento” que está disponível na primeira tela de acesso em “Outros Serviços”. Caso o cliente opte por realizar o agendamento no site, deve clicar na opção “Agende seu Atendimento” na página principal do site.