Com a agenda de sustentabilidade ganhando força nos meios corporativos, surgiu o que hoje é chamado de ESG – sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança corporativa, no português). Levando em conta que a inovação é uma grande aliada na sustentabilidade dos negócios e mercados, a ACE Cortex, braço de inovação corporativa da ACE, trouxe o primeiro programa de certificação ESG conduzido pela empresa com participação de referências internacionais no tema: Susan Winterberg, consultora da Universidade de Harvard, e Carlo Pereira, Diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Os interessados podem se inscrever até segunda-feira, dia 17 de maio, no site.
O programa tem como foco executivos de empresas nacionais e multinacionais de grande porte, que ocupem cargos estratégicos em nível de coordenação, gerência e diretoria e estejam diretamente ligados a iniciativas de inovação e/ou ESG (Ambiental, Social e Governança).Os inscritos passarão por um processo de análise de perfil para compor a turma. O resultado dos aprovados será divulgado via e-mail no dia 18 de maio de 2021. Os módulos de preparação acontecerão AO VIVO, via Zoom, nos dias 25, 26 e 27 de Maio, das 18h30 às 21h30.
“Um dos princípios da ACE é transformar o Brasil por meio da inovação. Essa missão se torna também nossa principal abordagem dentro de ESG. Ou seja, a ACE Cortex ajuda na transformação de empresas, trazendo princípios e valores éticos, em linha com as ambições e negócios futuros estratégicos, com uma imagem de ESG na prática. Queremos despertar nas empresas o desenvolvimento de capacidades e habilidade de perdurar no tempo e sobreviver a mudanças”, pontua Luis Gustavo Lima, CEO da ACE Cortex.
Confira abaixo o programa completo do ESG management Certificate
25 de Maio | Módulo 1: Contextualizando o ESG
- Contexto de mundo: desafios e oportunidades da sustentabilidade;
- Agenda 2030 e ESG da ONU;
- ESG: Surgimento, definição e objetivos;
- ESG Frameworks;
- Boas práticas ESG e Cenário Brasil.
26 de Maio | Módulo 2: ESG na prática
- Transformações organizacionais alinhadas ao ESG;
- Inovação com startups e ESG;
- ESG aplicado ao RH (iniciativas, diversidade e inclusão, e indicadores de performance ESG);
- Relações com investidores: investimentos sustentáveis, fundos ESG e investimento de impacto;
- Índice ESG.
27 de Maio | Módulo 3: Cenário Brasil do ESG
- Questões legais do ESG;
- Live Cases
Growthreport ESG e mapeamento inédito de startups do setor
Em abril, a ACE lançou o Growthreport ESG e Inovação, que além de conteúdos sobre o tema, traz um mapeamento inédito de startups que desenvolvem soluções relacionadas ao tema. O time de research de ACE Cortex dividiu as companhias por principal segmento de atuação: E (ambiental), S (social) e G (governança). Entendendo que as três dimensões são indissociáveis, é importante ressaltar que o recorte é apenas uma forma de facilitar a compreensão da atividade principal de cada uma dessas companhias.
Assim, foram mapeadas 343 startups com soluções relacionadas à ESG no Brasil. Destas, 180 atuam principalmente no mercado de meio ambiente, 130 delas possuem negócios relacionados ao contexto de impacto social e 33 desenvolvem soluções de governança.A metodologia se deu em parceria com a Great Place to Work, combinando o banco de dados de mais de 15 mil startups avaliadas pela divisão ACE Startups, informações públicas de mercado e a rede de contato da ACE Cortex com mais de 80 parceiros corporativos, sendo este o material mais atualizado sobre esse mercado no Brasil.