A Multilaser, uma das maiores empresas brasileiras do setor de eletrônicos, escolheu a Amazon Web Services (AWS) como sua principal provedora de nuvem. A companhia tem direcionado seus investimentos para se consolidar como referência no mercado de tecnologia e vai utilizar a estabilidade e escalabilidade da AWS para dar suporte ao lançamento de uma média de cinco novos produtos por dia, vendidos para milhares de clientes em todo o Brasil.
Com um catálogo extenso de ofertas nos segmentos de informática, telecomunicações, esportes, itens automotivos e brinquedos, a Multilaser tem registrado um grande crescimento na área de equipamentos domésticos. Em 2020, o segmento registrou uma expansão de 144% em relação a 2019 e, em 2021, representou 20% da receita total da empresa durante o primeiro trimestre fiscal. Hoje, a companhia conta com cinco mil itens em linha, distribuídos por 20 marcas e expostos em 40 mil pontos de venda no País.
“Essa operação ágil só funciona se contarmos com uma área de TI muito robusta. Na Multilaser, o setor não só recebeu um nome e uma identidade visual – Multitech , como tem em sua engrenagem mais de 30 sistemas distintos, todos desenvolvidos internamente, sob medida para o negócio. Assim, entendemos que a tecnologia de computação em nuvem não é apenas uma necessidade, mas sim questão de sobrevivência, e confiamos na AWS por sua infraestrutura de qualidade incontestável. Também temos nesta relação um ganho no atendimento de excelência, o diferencial de uma companhia que tem o cliente no centro”, afirma Danilo Deus Dará, head de Transformação Digital e Inovação da Multilaser.
Após anunciar um projeto audacioso de migrar de seu ERP para o SAP S/HANA, a escolha da Multilaser pela AWS garantiu agilidade para que a companhia de eletrônicos estivesse com as aplicações funcionando na nuvem no período de um mês. A plataforma da AWS permite ainda rapidez para lançamento de novas marcas e ferramentas, acompanhamento em tempo real dos processos e escalabilidade para o crescimento.
“Pelo tipo de operação que construímos, a empresa simplesmente não existe sem nossos sistemas. Por isso, contamos com a resiliência e segurança da AWS para sustentar nosso crescimento. Hoje, tudo que é novo já é nativo na plataforma de nuvem da AWS e o sistema legado vai migrando aos poucos. Com isso , até 2022 queremos ter 100% de nossas operações rodando em cloud. Também estamos capacitando nosso time cloud com os treinamentos e certificações da AWS”, completa o executivo.
Na plataforma, os dados da Multilaser são armazenados no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), já o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) fornece capacidade de computação segura. A companhia ainda utiliza o Amazon EKS como serviço Kubernetes totalmente gerenciado e o Amazon RDS, que facilita a configuração, a operação e a escalabilidade de bancos de dados relacionais na nuvem, e conta também com o Amazon EC2 Mac Instances para o desenvolvimento de sistemas, por meio do qual é possível executar cargas de trabalho do macOS sob demanda na nuvem, estendendo a flexibilidade, escalabilidade e benefícios de custo da AWS a todos os desenvolvedores.
Como próximos passos de seu projeto de transformação digital, a Multilaser tem como objetivo mover para nuvem um conjunto de sistemas que vai desde as informações para o controle e automatização de processos para pós-venda, passando pelos dados de inteligência detalhada dos clientes, até o cadastro centralizado dos produtos, aprovação e inteligência de riscos financeiros, e a intranet. Além disso, toda a arquitetura de aplicações da companhia está sendo migrada para microsserviços dentro do Amazon EKS.
“É gratificante auxiliar a Multilaser em sua jornada de evolução digital tendo a nuvem como cerne de sua estratégia de crescimento. Mais do que nunca, empresas que souberem utilizar a tecnologia para entregar melhores experiências se destacam no mercado. Na AWS, trabalhamos para desenvolver novas soluções e permitir que as companhias continuem evoluindo de forma segura e escalável”, afirma Cleber Morais, Country Manager da AWS.