Desde o início da pandemia, as microempresas tiveram que enfrentar diversos desafios para não cair na inadimplência e continuar funcionando. Por isso, muitos encontraram na tecnologia e no ambiente online maneiras de continuar na ativa e garantir o fluxo de caixa. Dentre os 20 vencedores do Desafio MPE da Serasa Experian, considerado o maior prêmio de inovação para micro e pequenos negócios no Brasil, quatro donos de empresas tiveram seus projetos escolhidos e puderam investir em soluções tecnológicas que impulsionaram seus empreendimentos. Um dos ganhadores foi o paulista André Lourenço, fundador da Praxis Marketing e Comunicação Digital. “No começo do agravamento da COVID-19 no país, tive uma queda abrupta de faturamento. No entanto, com a premiação consegui tocar meu projeto, investindo em hardware e inovação tecnológica, trazendo soluções para nossos clientes em um mundo cada vez mais digital. Até o momento, ainda em fase de implementação, o rendimento da empresa já cresceu cerca de 20% por conta dessas melhorias”.
Outro vencedor foi o brasiliense Tiago Ribeiro, dono da Eletronics Business, empresa que atende diferentes setores através da programação, gerenciamento e desenvolvimento de soluções eletrônicas. No começo da pandemia, Thiago foi desligado da empresa em que trabalhava e decidiu empreender. Aproveitando o aumento da comercialização de produtos e serviços no meio digital, conforme afirma recente pesquisa da Serasa Experian, passou a operar com a nova empresa 100% online. “Vencer a premiação foi muito importante para garantir aos nossos clientes um serviço profissional mesmo a distância, já que o investimento em equipamentos tecnológicos específicos para o nosso segmento é alto e fundamental”.
O número de micro e pequenos negócios que passaram a gerar lucro através da internet continua expandindo, já que 73,4% dos empreendedores afirmam que estão vendendo online na pandemia e, mais do que isso, 83,1% pretendem continuar com as vendas digitais mesmo após o período pandêmico. Dentro desse mundo virtual, é preciso trabalhar com boas estratégias de marketing para que a empresa se sobressaia diante a tantas opções disponíveis. Por isso, Jéssica Nascimento e Leonardo Oliveira, donos das empresas Nexos Data, de São Paulo, e E-Contabiliza, de Minas Gerais, respectivamente, decidiram usar o valor conquistado com o Desafio para investir em projetos de marketing digital e divulgações em redes sociais, a fim de aumentar as carteiras de clientes e as regiões de atendimento das empresas.
De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, “os empreendedores brasileiros precisam criar cada vez boas estratégias, obter conhecimento de mercado e enxergar novas oportunidades onde poucos veem. No entanto, sabemos que sem um impulso financeiro tudo fica mais difícil, ainda mais em um momento tão delicado como este. Por isso, ficamos felizes em poder contribuir para que muitos projetos que foram idealizados se tornem realidade e ajudem a alavancar os negócios das micro e pequenas empresas, que possuem papel fundamental na economia e geração de novos empregos no país”.
O Desafio de Inovação da Serasa Experian distribuiu R$ 500 mil em prêmios entre 20 ganhadores, que receberam ainda a mentoria de funcionários voluntários da Serasa Experian para o desenvolvimento de seus projetos, além de terem acesso a um curso gratuito de educação financeira. A avaliação dos projetos vencedores foi feita por uma comissão formada por executivos do Sebrae e companhias parceiras, que levaram em consideração o grau de inovação, viabilidade da ideia, prontidão da empresa, resultados esperados e sustentabilidade. As etapas do Desafio foram revisadas e asseguradas pela EY e o Sebrae é o parceiro de divulgação. Você pode conferir os demais projetos selecionados aqui!