É um evento de peso. Depois de passar por Florianópolis (2015), São Paulo (2017) e Belo Horizonte (2018), no Brasil, a Elephant Parade, evento que movimenta as principais cidades do mundo, finalmente chega ao Rio de Janeiro, com leilão beneficente, em dezembro, quando encerra o evento. 20% serão destinados a instituições carentes da cidade indicadas pelos patrocinadores do evento, que conta com patrocínio oficial as empresas Rei do Mate e Suvinil. Com as exposições do Brasil já foram arrecadados mais de 300 mil reais para a preservação dos elefantes e entidades carentes nacionais. O BarraShopping, shopping oficial, sediará o ateliê das pinturas das esculturas – do tamanho de elefantes bebê, realizadas por artistas selecionados através de inscrições no site oficial (www.elephantparade.com.br). Lá também acontecerá a exposição de todas as obras, em outubro, antes de ocuparem cartões postais cariocas e alguns pontos de visibilidade pela cidade, durante o mês de novembro. Ao final da exposição, em dezembro, acontece o leilão de 60 esculturas.
COTAS INDIVIDUAIS E “MANADA” E PATROCÍNIO OFICIAL
As empresas podem investir na Elephant Parade Rio 2018 de três formas. Com a Cota Individual, que tem investimento de R$ 20 a R$ 23 mil (em até 5 parcelas), é possível patrocinar um ou mais elefantes individualmente, escolhendo local, arte e artista, e a entidade local que será beneficiada com 20% dos recursos arrecadados pelo elefante patrocinado. A empresa tem a marca em destaque na placa afixada na base do elefante, com exposição em espaço público durante dois meses e impacto direto em milhões de pessoas. Também é feita divulgação da marca no site oficial, mídias sociais do evento e no livro oficial, que tem tiragem de 2.000 exemplares. A empresa pode explorar à vontade o vínculo com o evento, criando ações, confeccionando e distribuindo materiais promocionais gratuitamente.
Já na Cota Manada, com investimento de R$ 60 mil (em até 5 parcelas), a marca patrocina exclusivamente três elefantes, sendo que cada um deles oferece todas as contrapartidas do patrocínio: três projetos de diferentes artistas, três ações de pintura, três entidades carentes beneficiadas, três locais diferentes de exposição, três páginas no livro oficial e seis convites para a festa de lançamento. A empresa também fica com dois elefantes brancos em definitivo.
Quem optar pelo patrocínio oficial do evento, com investimento de R$ 130 mil (também parcelado em até 5 vezes), ganha uma assinatura em todos os materiais do evento e em todas as placas afixadas nos 60 elefantes expostos, além de patrocinar cinco elefantes exclusivos e ganhar dois elefantes brancos, que não farão parte da exposição. Também será possível realizar as pinturas ao vivo dos cinco elefantes no local desejado pelo patrocinador.
“A Elephant Parade Rio 2018 será uma das maiores mostras de arte urbana que a cidade já viu. Além de impactar e atrair diretamente milhões de pessoas e cobertura da mídia, investir em um evento como este também mostra aos consumidores a preocupação da empresa com questões ambientais, sociais e culturais. A iniciativa proporciona exposição de marca com impacto direto, mídia espontânea durante mais de seis meses, repercussão na mídia internacional e milhares de fotos e vídeos compartilhados nas mídias sociais”, analisa Giovane Pasa, sócio-diretor da Elephant Parade Brasil.