Nesta quarta-feira (20), a Interbrand anunciou o Best Global Brands 2021, que lista as marcas mais valiosas do mundo. Entre as maiores novidades do ranking está a Tesla (# 14). Após voltar para a tabela no ano passado, a marca teve o crescimento mais exponencial nesta edição do estudo, aumentando em 184% o seu valor. O desempenho resultou em uma escalada de 26 posições. Completando o trio de marcas com maior evolução, na comparação com 2020, está a Salesforce.com (# 38), que conquistou 20 posições e a PayPal (# 42), que subiu 18 colocações.
A Sephora (# 100) é a única nova participante no ranking este ano. Sua entrada na lista, no entanto, resultou em um feito inédito: o Grupo LVHM passou a ser a primeira empresa a ter cinco marcas em uma edição do Best Global Brands. Além da Sephora, também estão na relação Louis Vuitton (# 13), Dior (# 77), Tiffany & Co. (# 92) e Hennessy (# 95).
Valor Total da Tabela
O valor total da lista, que contempla 100 marcas, subiu para US$ 2.6 trilhões (aumento de 15% na comparação com 2020). Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, essa é a maior taxa de crescimento nos últimos 22 anos do ranking Best Global Brands. “O setor de tecnologia foi o maior responsável por esse crescimento sem igual que tivemos na tabela deste ano, o que também o coloca como o setor mais valioso pelo valor médio da marca, seguido por bebidas e artigos esportivos” afirma Almeida.
O aumento médio do valor da marca em 2021 é de 10%, significativamente maior do que a elevação de 1,3% em 2020, ano que sofreu grande impacto econômico em razão da pandemia.
Top 10
Apesar de seu crescimento notável, a Tesla ainda não entrou no top tem na lista. A Apple (# 1) (US$ 408.2 bilhões) mais uma vez assume o primeiro lugar na tabela, seguida pela Amazon (# 2) (US$ 249.2 bilhões). Tendo ultrapassado o Google em 2020, a Microsoft (# 3) (US$ 210.1 bilhões) preservou seu lugar entre os três primeiros. O trio de marcas responde por um terço (33%) do valor total da tabela neste ano.
O restante do top 10 é formado por: Google (# 4) (US$ 196.8 bilhões), Samsung (# 5) (US$ 74.6 bilhões), Coca-Cola (# 6) (US$ 57.4 bilhões), Toyota (# 7) (US$ 54.107 bilhões), Mercedes-Benz (# 8) (US$ 50.8 bilhões), McDonald’s (# 9) (US$ 45.8 bilhões) e Disney (# 10) (US$ 44.1 bilhões).
Aprendizados essenciais
O estudo Best Global Brands 2021 também detectou que as marcas que mais elevaram seu valor no último ano superaram o desempenho de outras marcas em três fatores, revelando prioridades fundamentais:
• Direção: marcas que estabelecem uma direção clara, garantindo que toda a organização saiba para onde está indo e trabalhe na mesma ambição.
• Agilidade: marcas que se movem rapidamente, trazendo novos produtos e serviços ao mercado e, quando necessário, voltando-se para atender às necessidades em constante mudança dos clientes.
• Participação: marcas que, em última análise, trazem as pessoas para a sua jornada e as tornam parte do movimento de criação.
“Direção, agilidade e participação são três temas principais que vimos impulsionando o crescimento da marca no ano passado. Talvez isso não seja uma surpresa. Dado o cenário de negócios em constante evolução, a adesão dos funcionários, a adaptação às mudanças e uma forte base de clientes ajudaram certas marcas a prosperar”, comentou Charles Trevail, CEO global da Interbrand.
“Vale a pena destacar o crescimento da Tesla no ano passado – um aumento de três dígitos no valor da marca não tem precedentes nos últimos 22 anos no Best Global Brands. Tesla é uma marca que simboliza a importância da direção, agilidade e participação da marca, então não estou surpreso que ela tenha dado o maior salto no ranking das melhores marcas globais em 2021”, acrescenta.
“Para que as marcas tenham sucesso no mundo pós-pandemia, nossa classificação destaca os segredos para desbloquear resultados. As marcas estão crescendo mais rápido do que a taxa média de crescimento de longo prazo quando se trata de direção, agilidade e participação – definindo uma direção estratégica clara, girando rapidamente e trazendo os consumidores em uma jornada”, comentou Gonzalo Brujo, presidente global da Interbrand.
“À medida que avançamos na Década das Possibilidades, muitas das melhores marcas globais estão expandindo ativamente suas possibilidades, impulsionando a inovação decisiva, desenvolvendo modelos de negócios mais eficientes e assumindo posturas intransigentes”, completa.
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Ranking Brasil
Em dezembro, a Interbrand vai divulgar o ranking “As Marcas Brasileiras Mais Valiosas”. Entre os critérios para a elaboração da lista estão a performance financeira, percepção e a influência das marcas nacionais mais valiosas junto aos consumidores. “Claramente, estamos vivenciando um momento de inflexão na história global e local com enormes impactos para cada indivíduo. E nesse momento que as marcas Brasileiras estão percebendo o valor que elas podem capturar ao se conectarem com as reais necessidades humanas de seu público, no como elas podem e devem contribuir para a evolução de nossa sociedade, se tornando naturalmente parte integrante da vida de seus consumidores” explica Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil.