Dizem que em time que está ganhando, não se mexe. Mas se reforça. E foi isso que SKOL buscou com o movimento #MarcasAliadas, que convocou, neste mês de junho, grandes marcas a favor da causa LGBTQ+. Ao todo, SKOL e outras 15 empresas de diversos segmentos se juntaram, arrecadando doações que serão divididas entre quatro instituições: Casinha, Todxs e os coletivos Não Desculpo e Transformação. O montante é suficiente para manter as parceiras por cerca de um ano.
Dotz, Leroy Merlin, Olla e Vivo são os reforços mais recentes. Elas se juntam à Burger King, BIS, Trident, quem disse, berenice?, AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next e Vult.
Patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo pelo terceiro ano consecutivo, SKOL fez a convocação no início do mês e recebeu pedidos de marcas pela internet até o último dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBT. “Acreditamos nesta data como um forte símbolo da importância de se unir para falar e ajudar a causa LGBT e, por isso, a escolhemos para esta prestação de contas”, afirma Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de SKOL.
Para o doutorando em diversidade pela USP e consultor de SKOL, Ricardo Sales, as marcas têm um poder mobilizador e ter empatia por essa causa é muito importante: “quando nos sensibilizamos pelas vítimas de crimes motivados por LGBTfobia, podemos e devemos nos tornar aliados na luta contra o preconceito. Isso nos ajuda a refletir sobre os direitos básicos que os LGBT não têm, o que passa por questões de cidadania até outras mais simples, como andar de mãos dadas na rua com sua namorada, seu marido”, disse ele.
Por isso, para Maria Fernanda, a ação não termina aí: “A intenção de juntar grandes marcas é mostrar a potência que temos quando nos unimos, mas não podemos parar por aqui, qualquer pessoa pode se tornar um aliado e, seguindo este exemplo, passar a ajudar a causa”, diz ela.
“A Dotz é para todos. Somos uma marca inclusiva e fazemos questão de apoiar publicamente a diversidade e a causa LGBTQ+. Defendemos que não existe mais espaço para preconceito e temos a responsabilidade de lutar contra a intolerância. Ficamos honrados com o convite da SKOL e imediatamente aceitamos participar da campanha”, afirma Daniel Campos, diretor de Marketing e Experiência do Cliente da Dotz.
“A Leroy Merlin mais do que apoiar este movimento, acredita que a diferença é o que pode transformar o mundo em um lugar melhor”, afirmou Paulo José, diretor de Comunicação.
“Para Olla, que defende o sexo sem tabus, é um grande prazer apoiar este movimento. Acreditamos que juntos podemos promover valores de igualdade e respeito, colaborando para uma sociedade sem preconceitos”, celebra Guilherme Nogueira, diretor de marketing de Olla.
“A Vivo é uma marca inclusiva, aberta e que discute e incentiva a diversidade. Estamos no início de uma grande jornada pela diversidade e iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a comunidade LGBTQ+. Valorizar a diversidade faz a diferença para a sociedade, pois além de torná-la mais justa, contribui para que esteja mais conectada, seja mais forte”, comenta a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.
A doação deve ser usada para viabilizar o aluguel de um espaço físico para a Casinha, no centro do Rio, que ajude pessoas LGBT em vulnerabilidade. A TODXS, por sua vez, vai usar o investimento para pilotar um projeto para mudar o cenário de inclusão nas escolas públicas do país, uma pesquisa a nível nacional para direcionar o país para melhores políticas públicas assim como outros projetos que usam de tecnologia e inovação para impactar o Brasil em alta escala.
Já o coletivo Não desculpo, um espaço de acolhimento, troca de informações e experiência entre mulheres LBT, pretende, a partir das doações, criar uma rede de profissionais que trabalham com psicologia, psicanálise e psiquiatria para atender mulheres LBT+ que sofreram ou sofrem algum tipo de violência. O Transformação, que promove educação e cultura para pessoas transgêneras, travestis e não binárias em aulas no centro de São Paulo pretende expandir sua capacidade de atendimento, levando educação para mais pessoas e as doações garantem seu funcionamento por cerca de mais 2 anos.
A iniciativa nasceu em junho de 2017, quando SKOL celebrou o Dia do Orgulho LGBT com o filme “Mãos”, um convite para que todas as pessoas que tem um compromisso com a bandeira do respeito também vistam essa camisa e se tornem aliadas à causa. Agora, com a campanha #MarcasAliadas, a intenção é dar ainda mais voz a esse movimento que enfrenta desafios diários para superar o preconceito na sociedade.
https://www.youtube.com/watch?v=DmN2P5saYwc
Em 2017, SKOL e o IBOPE Inteligência realizaram a pesquisa SKOL Diálogos, um retrato minucioso sobre os principais tipos de discriminação que infelizmente ainda existem no Brasil: racismo, machismo, homofobia e gordofobia. O estudo apontou que, entre os brasileiros que se declararam preconceituosos, a homofobia é a mais citada: 29%. O dado reforça a importância dos aliados na luta contra o preconceito.
A ação #MarcasAliadas é uma criação da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi.
Ambev e a diversidade
Dentro da companhia, funcionários são incentivados a compartilharem valores de autenticidade e respeito. Em 2016, com o objetivo de discutir melhorias que garantam total igualdade para todos funcionários LGBT, foi criado o grupo LAGER (Lesbian and Gay and Everyone Respected). Ele é responsável por promover um ambiente de trabalho com essas condições, reafirmado a Carta de Compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, da qual a companhia é uma das signatárias.
O LAGER também desenvolveu um treinamento específico para os profissionais da área de Gente e Gestão da Ambev que participam de entrevistas com candidatos a vagas na companhia garantindo total igualdade nos nossos processos de seleção.
Entidades apoiadas
Casinha (RJ)
Projeto criado como irmão mais novo da Casa 1, de São Paulo, pretende ser um espaço de abrigo e cultura para pessoas LGBT expulsas de casa. Ainda atua virtualmente, mas espera que com o apoio do #MarcasAliadas consiga um espaço no centro do Rio para ser um centro de resistência e luta pela causa.
TODXS
É uma startup social sem fins lucrativos que usa a tecnologia como ferramenta para criar soluções práticas e inovadoras de impacto direto para construir um Brasil mais inclusivo para todos. Possui cerca de 90 membros voluntários trabalhando em mais de 15 iniciativas, como, por exemplo, o TODXS App, o primeiro aplicativo brasileiro que compila informações sobre os direitos da população LGBTI+ brasileira. São, por exemplo, mais de 700 leis municipais, estaduais e federais e um portal de denúncia ligado diretamente ao Ministério da Transparência-CGU disponibilizado gratuitamente para toda a comunidade LGBT no Brasil.
Não Desculpo
Coletivo de mulheres lésbicas que promove encontros no formato de rodas de conversa possibilitando a troca de forma horizontal, construtiva e singular entre mulheres homossexuais ou bissexuais. O projeto nasceu como braço da festa “Desculpa Qualquer Coisa”, criada em 2016 e se expandiu pela necessidade de articular diálogos, uma estratégia de defesa, de limites, de choques e resistência das mulheres.
Transformação
O Coletivo Transformação conta com a participação de aproximadamente 70 vonluntáries, dos quais 18 são alunes e o restante atua no corpo docente do Cursinho Popular Transformação e demais atividade do coletivo como o TRANSarau e a TRANSarrada. O Cursinho Popular Transformação conta com as parcerias da Ação Educativa, onde são realizadas as aulas e do CRD (Centro de Referência a Diversidade), que colabora com lanches e passagens para alunes. Com novas parcerias, eles desejam ampliar os acessos da população trans a mais eventos culturais, como museus, shows e teatros e promover TRANSarais em locais públicos e periféricos, assim como produzir um segundo volume do livro “Antologia Trans”.
FICHA TÉCNICA:
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Ambev
PRODUTO: Skol
TÍTULO: #MarcasAliadas LGBTQ+
1a DATA: 27/05/2018
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Pedro Prado | Rodrigo Castellari
CRIAÇÃO: Rodrigo Adam | Dudu Barcelos
ATENDIMENTO: Ricardo Forli | Thiago Iusim | Beatriz Almonacid | Luiz Gama | Aline Pacheco | Rafael Franceschini | Antônio Salgueiro
MÍDIA: Mauricio Almeida | Fernando Nogueira | Amaury Magalhães | Bruna Guise | Marina Signori | Luiza Oliveira
PLANEJAMENTO: Rita Almeida | Danilo Lima | Giovana Orlandeli | Rafael Moura
CONTEÚDO: Fernanda Fontes | Rafael Venturelli | Gabriela Moura | Nabil Carone | Ana Paula Martinelli
B.I.: Diego Mattera | Verônica Zanuzzo
PRODUÇÃO GRAFICA: Jomar Farias | Leandro Ferreira
ARTBUYER: Edna Bombini | Juliana Gardim
CONSULTOR DE COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE: Ricardo Sales