Muito se ouve falar de “site otimizado”, mas, na prática, o que é isto? Como fazer? As respostas se resumem a um termo em inglês: Search Engine Optimization; também conhecido como SEO.
O termo “site otimizado” nada mais é do que deixar seu site legível para os buscadores. Se isso acontecer, quem fizer buscas no Google – O maior buscador de todos – poderá encontrar seu site.
Vamos entender a fundo?
O que é SEO?
SEO é uma série de práticas que você faz em cada página do seu site para que os buscadores consigam ler e entender qual é o conteúdo do seu site. Para ficar mais fácil visualizar, ao invés de falar em “buscadores”, vou mencionar o Google diretamente, pois tenho certeza que você o usa para realizar suas pesquisas na internet, não é verdade?
A principal prática de SEO é utilizar palavras-chaves. É com elas que o Google entende exatamente o conteúdo de cada página do seu site.
Então, se você está considerando criar um site, você deverá classificar cada página com uma palavra-chave foco, e criar o conteúdo em volta dela. Repeti-la várias vezes (de forma relevante), incluí-la logo no início das suas páginas, etc.
Se você conseguir criar um conteúdo relevante para suas palavras-chave, você obterá um bom ranqueamento.
O ranqueamento no Google serve para que o seu site seja indicado nos primeiros resultados de pesquisa quando alguém faz uma busca contendo sua palavra-chave.
Digamos assim: montei um negócio digital de camisas polo. A página principal do meu site está classificada com a palavra-chave “camisa polo”.
Logo, se meu conteúdo for bom e meu site, como um todo, for bem otimizado, minha loja aparecerá nos primeiros resultados quando alguém busca por “camisa polo” no Google.
Você consegue imaginar o quão relevante isso é? A média de buscas diárias no Google é de 3,5 bilhões, e cerca de 90% dos usuários não saem da primeira página.
O tráfego dos sites em primeiro lugar para as palavras-chave mais buscadas do mundo é inimaginável se você ainda está concebendo o que é SEO. De qualquer forma, espero que tenha ficado claro o conceito e o quão importante a otimização de sites é.
O que é tráfego (Web)
Tráfego ou tráfego web é o fluxo de pessoas que visitam um site. Este número pode ser medido diariamente, quinzenalmente, mensalmente… você escolhe.
O fato é que para ter chances de vender online, as pessoas precisam acessar seu site de alguma forma.
Então, é tido como consenso na internet que SEO é a técnica de marketing digital mais eficiente para gerar tráfego para um site. Isto porque ele gera tráfego orgânico.
Tráfego orgânico nada mais é do que uma pessoa entrar no seu site através de buscas no Google porque encontrou o seu site entre os resultados procurados para uma certa palavra-chave.
Tráfego orgânico é ótimo porque é a maior fonte de clientes, além de que:
- Eles vêm para seu site espontaneamente;
- Você não paga nada por cada acesso;
- Tráfego orgânico é altamente duradouro a longo prazo, pois uma vez bem ranqueado, você precisará de manutenção básica para manter seu site entre os melhores resultados do Google.
Por que investir em SEO?
O Google tem uma predominância enorme sobre o conteúdo que pesquisamos. Mas esta rede só atingiu o patamar em que se encontra porque sempre tomou várias decisões que afetam positivamente os usuários.
SEO é uma das estratégias que melhor visa a experiência do usuário, pois ele terá sempre acesso às melhores páginas da maneira mais rápida possível. Por isso, entenda SEO como uma métrica se o seu negócio digital é relevante e excelente.
Se estes são os valores que você quer para seu negócio, certamente deve investir em SEO.
Autora: Ianne Menti
“Apaixonada por criação de conteúdo, design, cinema e jogos eletrônicos (e-sports), também atuo como redatora e ghostwriter para blogs dessas e muitas outras áreas.”
“As opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do CidadeMarketing e de seus editores sobre o assunto.”