Já são quase 42 anos de altas ondas onde a Mormaii segue surfando na liderança de inovações e expansão em diversos setores.
Para o ano de 2021 a Mormaii vem com bastante otimismo e vitórias. A marca de moda esportiva líder no segmento, apostou em vendas em marketplaces e lojas físicas como centro de distribuição dos seus produtos. O novo modelo de franquia prioriza as vendas online.
As peças da Mormaii são comercializadas, atualmente, em 30 mil pontos de vendas, estabelecidas em franquias, revendas e lojas multimarca. Nos últimos dois anos, a empresa iniciou seu engajamento no mundo digital, marcando presença nos maiores marketplaces nacionais e internacionais, como Netshoes, B2W, Dafti, Amazon e Magalu, fazendo com que a maior parte dos pontos físicos se transformasse em centros de distribuição regionais, modernizando a estratégia de vendas da marca. O bom resultado da empreitada, inspirou um novo modelo de microfranquia, a Doca Omni Store, que já possui unidades em quase todas as regiões brasileiras.
Atualmente, 95% das 28 franquias da Mormaii distribuídas em shoppings, lojas de rua e aeroportos, além de operações Store in Store. As vendas online representavam 25% do faturamento total das franquias da marca, antes da pandemia. No segundo semestre de 2020, esse índice subiu para 40% das lojas e a representatividade geral foi de 60% no faturamento da marca. No mês de junho o online representou 32,5% das vendas, o crescimento das vendas total da rede no acumulado está 26,68% (2020 x 2021)
Sacha Juanuk, coordenador de omnichannel da Mormaii, explica que a transformação para o varejo digital se deu quando a marca percebeu que o número das vendas não estava diminuindo, apenas migrando de canal. Mesmo assim, a princípio, eles decidiram não centralizar a estratégia apenas em canais online, mas integrar o sistema das franquias e revendas no site da própria empresa e posteriormente com os marketplaces. Essa migração foi feita entre 2018 e 2019. “Hoje os produtos não são entregues pelo centro de distribuição. Transferimos para a loja mais próxima fazer a entrega para o consumidor”, afirma o coordenador.
Diante desse novo cenário a Mormaii inovou mais uma vez e entre 2019 e 2020 inaugurou treze unidades de estoque localizados estrategicamente, com o lançamento da Doca Omni Store – pequenos galpões geolocalizados que atendem apenas pedidos feitos pela internet. Atualmente, existem treze unidades do modelo localizados no Rio
Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Pernambuco, Paraíba, Pará e Mato Grosso.
A microfranquia precisa apenas de um ponto fixo, que pode ser um escritório ou a própria garagem de casa. “A taxa de franquia é de cerca de R$ 20 mil e o empreendedor inicia com um estoque mínimo de R$ 60 mil. Não há necessidade de fachada, manequim, nada relacionada a infraestrutura. O franquiado precisa de um computador, uma impressora e armários, para poder visualizar o estoque”, explica Juanuk.
“Queremos chegar em 50 a 80 docas nos próximos anos, podendo, cada unidade, apresentar um faturamento acima de R$ 45 mil, podendo chegar até R$ 80 mil, a depender da amplitude do estoque, com uma margem de receita líquida de 15%”, diz Sasha. O objetivo, em um primeiro momento, é a capilaridade da marca.”.
O franqueado recebe os pedidos de qualquer um dos canais digitais da Mormaii, seja próprio ou via marketplace. O próprio empreendedor é responsável por atualizar o inventário da unidade no sistema, além de repor o estoque. Caso não haja o produto selecionado, o pedido é automaticamente direcionado para outro ponto de venda mais próximo e que tenha a disponibilidade do produto.
Toda essa logística permitiu à marca fixar o frete em R$ 7,90, sendo que o valor é um dos trunfos para o aumento de vendas, de acordo com o executivo. Eventuais acréscimos no valor ocasionados pela falta de atualização do franqueado no sistema, são bancados pela própria marca, a princípio, mas com multa contratual aplicada ao microfranqueado. Essa dinâmica permite que nenhum valor adicional seja repassado ao consumidor.
Para 2021 a marca oferece aos novos franqueados, a possibilidade de contratar um serviço de uma Startup especializada em busca de pontos comerciais em qualquer lugar do Brasil, analisando o perfil do negócio, fluxo de pessoas e qualificação de potencial de compras com análise morfológica e mercadológica, utilizando tecnologia e comportamento humano dentre de uma determinada cidade, gerando um impacto positivo no faturamento da nova franquia, considerando que é de extrema importância a franquia ser aberta no ponto comercial certo.
O plano de expansão no primeiro semestre é a abertura de quatro lojas físicas, 04 quiosques e 20 lojas Store in Store, todas plugadas no omnicanal.
Além disso, a Mormaii inaugura três novas franquias ainda no primeiro semestre, a primeira será em Mogi das Cruzes, São Paulo, no Mogi Shopping; Quiosque Omnistore:em João Pessoa, Paraiba, no MAG Shopping; Loja Omnistore em Belém, Pará, no Shopping Pátio Belém.
Já no segundo semestre a Mormaii inaugura mais três lojas: Lauro de Freitas, Bahia, em 31 de outubro; Campina Grande/ PB, 01 de novembro e no Guarujá/ SP no dia 20 de novembro.
Seguem mais informações:
- quiosque Lauro de Freitas – Parque Shopping Bahia, 9m², mix produtos: óculos, relógio, confecção, wetsuits, calçados;
- quiosque Campina Grande – Partage Shopping Campina Grande, 11,20m², mix produtos: óculos, relógio, uv, boné, chinelo, etc.
- loja Contêiner Guarujá – Av. Mal. Deodoro da Fonseca, n 773,k Pitangueiras, 30,00m², mix produtos: óculos, relógio, confecção, wetsuits, calçados, entre outros.
Todas contarão com conceito Omnichannel e visual merchadising que conecta tecnologia e praia, com DNA Mormaii. Entre os meses abril e maio a Mormaii lançou um novo supersite de expansão, www.mormaii.com.br/franquias, unificando franquias de moda e acessórios com os Studios Fitness, proporcionando aos investidores uma ampla gama de opções de franquias, podendo optar pelo segmento que mais se identifica até faixa de investimento vai variar de R$ 98 mil a R$ 450 mil, nessa página haverá muita informação sobre cada modelo de negócio e suas vantagens.