A Stellantis, a TIM e a Accenture uniram-se para lançar o primeiro piloto 5G standalone para indústria automobilística no Brasil aplicado ao ambiente industrial por meio de uma rede privada, que utiliza inteligência artificial e cloud computing de forma inédita. Depois de três meses de trabalho integrado, a primeira aplicação do sistema já está disponível e em testes no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE).
“Este é o primeiro passo para tornar o Polo Automotivo Stellantis de Goiana a primeira planta industrial do setor integrada com base na tecnologia 5G”, afirma o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa. “É uma conquista que confirma a vocação da Stellantis para a inovação com foco na satisfação do cliente. Queremos estar na vanguarda da nova tecnologia e das possibilidades trazidas pelo 5G”, acrescenta.
O projeto-piloto implantado já está integrado ao chão de fábrica e aplicado à manufatura. “O projeto visa assegurar a conformidade da identificação dos veículos de acordo com sua versão e acessórios, trazendo ganhos de qualidade nos processos de montagem subsequentes”, explica André Souza, CIO da Stellantis para a América do Sul. “Na planta, são produzidos quatro modelos que se multiplicam em mais de 100 versões, cada qual com suas especificações de itens, componentes e acessórios. Este controle é fundamental em uma linha flexível, como a de Goiana, onde são fabricados quatro modelos distintos de duas marcas. É um case focado no cliente final, com ganho imediato de qualidade e conformidade”, enfatiza.
O projeto foi viabilizado através da soma de expertises dos parceiros. A TIM foi escolhida como a provedora de telecomunicações responsável por fornecer a infraestrutura e rede 5G, implantando o núcleo de rede 5G SA (standalone) na nuvem pública, constituindo um ambiente digital integrado. A função da Accenture é integrar a rede 5G com recursos de automação de imagem e análise de vídeo de seus ativos Solutions.AI for Processing para melhorar a segurança e a qualidade da produção de automóveis na fábrica, ao mesmo tempo que abre o caminho para futuros casos de uso de 5G.
Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, destaca a parceria já estabelecida com a Stellantis para a implementação de sistemas inteligentes de conectividade e ressalta o futuro da tecnologia 5G: “Desde outubro de 2020, a parceria com a Stellantis gera frutos importantes para o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira. Estamos às vésperas do leilão 5G e acreditamos que a nova tecnologia vai revolucionar o setor e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da Indústria 4.0. Somos líderes e pioneiros em projetos relacionados à Internet das Coisas e estamos investindo fortemente para que o 5G traga a transformação digital que almejamos para vários setores da economia brasileira”.
Para Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, a tecnologia 5G standalone permite usar a conectividade com flexibilidade em todo polo automotivo, propiciando a aplicação de diversos casos de uso de maneira ágil e transformando a planta industrial em um verdadeiro laboratório para desenvolvimento do 5G na indústria automotiva. “Nos antecipamos ao mercado e, de forma inédita e pioneira, movimentamos o ecossistema para o desenvolvimento do 5G levando nossa expertise para os clientes corporativos”, resume.
“Junto com a TIM, estamos estabelecendo a base para os melhores casos de uso 5G que fornecem soluções de IoT, nuvem e inteligência artificial para a Stellantis. Isso permitirá que eles lidem melhor com qualidade, segurança, conformidade e eficiências de produção agora e no futuro”, disse Saulo Bonizzato, líder da indústria de Comunicações e Mídia da Accenture para Mercados Emergentes.
Projeto-Piloto
Após a fixação das etiquetas de identificação do veículo em sua traseira, uma câmera captura imagens durante o trânsito do veículo ao longo da linha de produção e, utilizando a arquitetura baseada na tecnologia 5G, transmite estes dados em tempo real para a Solutions.AI for Processing em operação na nuvem, aproveitando-se da baixa latência e da alta capacidade de transmissão de dados. Um software de inteligência artificial verifica a conformidade da sigla e informa aos operadores de inspeção de qualidade seu resultado em tempo real para a liberação ou não do veículo. Ao final, indicadores de performance orientam os gestores quanto à qualidade do processo de montagem. Com isto, assegura-se a perfeita conformidade de todos os itens que integram o veículo com seu modelo e versão.
Os aprendizados sistematizados nesta etapa inicial serão utilizados em um segundo projeto-piloto mais complexo, que começa a ser implantado ainda no mês de novembro. O tema escolhido é o tráfego de AGVs (Automated Guided Vehicles). A tecnologia controlará a movimentação dos carrinhos automáticos, dispensando a instalação de trilhos físicos ou magnéticos no piso.
É um projeto que testará e empregará o tráfego veloz de dados através da rede 5G, aproveitando seus diferenciais de eficiência, como altas velocidade, confiabilidade e baixíssima latência, além de alta taxa de transferência de dados.