Referências na cultura atual do rap nacional, Djonga e Tássia Reis lançam música e vídeo clipe que exaltam o poder e a originalidade da cultura negra. Batizada “Ostentação da Cultura”, a composição inédita será lançada no próximo dia 16, contribuindo com os debates em torno do tema consciência negra, e faz parte da campanha sobre afro-empreendedorismo do Mercado Livre para a data.
“Por meio da música, Djonga e Tássia nos ajudam a valorizar e enaltecer a cultura negra no Brasil. Esse projeto, que pelo formato engajador nos ajuda a levar nossa mensagem de diversidade e inclusão a mais pessoas, reforça o nosso compromisso com o incentivo ao empreendedorismo negro”, destaca Thais Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre para América Latina. “Estamos contentes que a nossa cultura diversa e empreendedora encontrou mais uma forma democrática de promover a igualdade de oportunidades”, destaca Thais Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre para América Latina.
Disponível nas principais plataformas de streaming e com estética afrofuturista, o single assinado pelos rappers é uma das ações afirmativas do Mercado Livre para a data. Assinada pela GUT São Paulo, agência global independente, a campanha exalta os empreendedores negros que usam a plataforma Mercado Livre para levar suas criações a consumidores de todo o Brasil.
Na música, Djonga e Tássia fazem uma alusão à cultura da ostentação, só que no lugar de exaltar marcas internacionais, como acontece em muitas músicas de sucesso do gênero, marcas nacionais assinadas por criadores negros são colocadas em posição de objeto de desejo. São citadas marcas autorais como “Da Minha Cor”, “Resisto OPM”, “Preta Pretin”, Modash e “Soul Brio”, essa é apenas uma pequena amostra do potencial criativo preto disponível no Mercado Livre.
Cada vez que uma das marcas é mencionada no clipe, há um link que levará o público a outra página onde será possível conhecer mais não só sobre a história da marca, mas também sobre a experiência pessoal de seus criadores. O filme transporta o público para um cenário idílico, repleto de pessoas negras e cheio de elementos culturais e incentiva que todo o público, olhe para os criadores negros e incentivem seus negócios.
“Vejo esse clipe como uma oportunidade de criar um novo imaginário em que pessoas pretas são prósperas e vivem em harmonia. Poder dirigir um projeto como esse, é uma das melhores experiências para mim enquanto diretora preta”, comenta Thatiane Almeida, diretora de cena do clipe.
Os principais protagonistas dessa ação são os empreendedores negros, que lutam no dia a dia para que seus trabalhos ganhem cada vez mais espaço e protagonismo. O Mercado Livre se coloca como um canal para amplificar a voz dessas pessoas, não só sendo uma plataforma que procura facilitar a vida desses microempresários, como também investindo em ações como “Ostentação da Cultura” que trazem vozes poderosas como Djonga e Tássia para levantarem um debate.
“Sob a ótica do Mercado Livre temos olhado para o tema diversidade com coragem. ‘Ostentação da Cultura’ é mais uma ação que convida o público a olhar para o tema, nesse caso com o viés da equidade racial, e a ser agente de transformação a partir de pequenas ações possíveis como comprar de empreendedores pretos. Esse é mais um movimento de Mercado Livre que tem o objetivo de mover estruturas a caminho de uma sociedade mais igualitária”, explica Bruno Brux, ECD da GUT São Paulo.
Neste ano, em conjunto com a PretaHub, o Mercado Livre lançou a loja oficial da Feira Preta na plataforma, que oferece ao público uma curadoria exclusiva de marcas de empreendedores negros. Todas as marcas mencionadas no clipe estarão disponíveis na loja e em uma página desenvolvida exclusivamente para a ação. “Por meio da parceria de longa data que mantemos com a PretaHub, estamos acelerando a digitalização dos negócios que fazem parte da Feira Preta. A loja oficial permite dar ainda mais visibilidade para essas marcas durante todo ano, conectando os empreendedores com nossos milhões de usuários no Brasil. Além disso, oferecemos descontos de tarifas e atendimento personalizado para que os empreendimentos possam impulsionar suas marcas no comércio digital”, comenta Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.
A plataforma é parceira da PretaHub desde 2018 e, após três anos colaborando com a empreendedora social Adriana Barbosa e promovendo edições online da Feira Preta, ampliou sua parceria como patrocinadora da Casa Preta HUB e parceira de conteúdo do Afrolab Digital, que já capacitou mais de 200 empreendedores do Brasil e da Colômbia somente neste ano. Neste ano, a Feira Preta comemora 20 anos com evento co-organizado pelo Facebook e com apoio do Mercado Livre.
Outras iniciativas do Mercado Livre:
O Mercado Livre vem patrocinando iniciativas de valorização da cultura negra. A companhia é patrocinadora, por exemplo, do projeto de diversidade do Google – Play de Verdade – e também a live Youtube Black, que acontece no dia 20/11. O documentário de GNT “Enigma da Energia Escura”, apresentado por Emicida, também teve apoio da empresa que tem agenda consistente.