Nessa segunda-feira, 26/11, a BRF apresentou a nova campanha da Perdigão. Pelas redes sociais as peças assinadas pela DM9DDB alusivas ao Natal para este ano foram divulgadas para os seguidores da marca. Os filmes contam a história de uma família que comprou um Chester da Perdigão e outra que recebeu a doação do mesmo produto por meio da ação “Você compra um Chester, a Perdigão doa outro”, feita em parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc Nacional.
Com a assinatura “Generosidade gera Generosidade”, um dos comerciais explica como funciona a mecânica da ação – e é aí que a marca tem sido acusada de racismo. No filme, a família que adquire o produto é sobretudo branca, e a que recebe é negra em sua maioria. O filme no Youtube conta com mais de 366 mil visualizações.
Nas redes sociais, a campanha está sendo alvo de críticas, que acusam a BRF e Perdigão de racismo. No Twitter, o assunto chegou ao Trending Topics do Brasil e pontuado como uma comunicação racista por muitos internautas. As críticas se estendem pelo Facebook e Instagram.
no momento sentindo mt raiva desse comercial da Perdigão, que reforça estereótipos sobre negros serem sempre quem está em posição de receber caridade dos brancos https://t.co/9gfzJaXiB6
— thais fabris (@thaisfabris) November 27, 2018
Bom, assistam o comercial e depois a gente conversa https://t.co/wVVWYdtxoS
— Bic Müller (@bicmuller) November 27, 2018
Em nota, a BRF lamentou o episódio sobre a campanha de Natal:
“A Perdigão lamenta que a campanha publicitária de Natal tenha ofendido qualquer um de nossos consumidores. Nunca foi essa a nossa intenção. Falar de generosidade é, para nós, uma forma de união e agradecimento a todos os nossos consumidores, que há três anos colaboram para o Natal de mais de 6 milhões de pessoas, independente de cor, gênero, raça ou religião. É nisso que acreditamos.”