Com um sólido histórico de valorização de narrativas femininas reais, a Ipanema encontrou no Dia Internacional da Mulher uma nova oportunidade de impulsionar verdadeiramente a carreira e o protagonismo de três mulheres que participaram do programa de profissionalização gratuito Women On Walls (WOW), realizado pelo Instagrafite, com autoria de Marina Bortoluzzi, e patrocinado pela Ipanema (saiba mais clicando aqui). Larissa Paredes Ramos, Thaiz Zafalon e Fabiana Mimura estavam entre as sessenta artistas selecionadas para o projeto e suas ilustrações foram escolhidas para dar origem à coleção Ipanema WOW, que está sendo lançada pela marca. Todas as sandálias já estão disponíveis no e-commerce oficial (acesse aqui).
Além de patrocinar o projeto que reuniu mulheres artistas, curadoras e articuladoras mundialmente conhecidas para ministrar mentorias e compartilhar experiências profissionais inspiradoras, ao final do projeto, a marca lançou o concurso cultural Ipanema WOW — que surgiu com a premissa de selecionar uma única arte para estampar uma edição especial, mas acaba virando uma cápsula inteira como forma de materializar um estímulo genuíno à carreira das artistas selecionadas. Assim, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso da marca com o apoio à arte da mulher brasileira, a Ipanema transforma a criatividade e união que o WOW gerou em sandálias com diferentes camadas de significados que se relacionam com a força e a potência da energia feminina.
Ao longo da história da Ipanema, as mulheres sempre foram vistas como agentes de transformação – sendo que, desde 2018, a marca vem promovendo iniciativas direcionadas a mulheres que se expressam através da arte, com o objetivo de ir ao encontro à baixa pluralidade e representatividade feminina nas curadorias e projetos artísticos. “Idealizar um projeto e acompanhar ele se desdobrando em uma nova coleção mostra a relevância de tudo que estamos construindo e a importância do apoio da Ipanema. Essa união de forças, além de impulsionar mulheres artistas, também priorizou a pluralidade com vagas para mulheres pretas, indígenas e trans. Este trabalho rumo à equidade de gênero na arte é transformador e tem impacto direto na comunidade artística da nova geração”, conta Marina Bortoluzzi, curadora de arte, co-fundadora do Instagrafite e idealizadora do WOW. Valorizar as mais diferentes manifestações culturais também é uma das premissas da marca e um exemplo disso, foi o lançamento da coleção Arte Conecta 2021, que contou com uma curadoria de diferentes técnicas artísticas, convidando artistas como Juliana Fervo, Naíma Almeida e Aju Paraguassu.
“Esta sequência de iniciativas, que resultaram no lançamento da coleção Ipanema WOW, é a concretização de tudo que a Ipanema vem construindo para valorizar as produções artísticas femininas e destacar seu compromisso com a inclusão dessas mulheres em projetos e no mercado de trabalho. Reunir um grupo de artistas que vieram de contextos sociais variados e com distintas visões de mundo para compartilhar experiências criou não apenas uma cápsula, mas uma rede de troca e apoio mútuo. Além disso, com projetos como esses, aproximamos as consumidoras do universo da arte, que entendemos que pode e deve estar em qualquer lugar e não restrito a espaços privilegiados.”, comenta Daiane Fischer, Gerente de Marca e Comunicação Ipanema, sobre o movimento que começa na marca, passa pelas mentoras e alunas, e termina na co-criação da nova coleção. “Estamos muito felizes com o resultado e com essa oportunidade de promover estímulos concretos na vida pessoal e profissional das participantes. Esse tipo de iniciativa também corrobora para outros pilares importantes da marca, como a sustentabilidade. A coleção, além de ser 100% reciclável e 30% reciclada, também tem um papel social relevante ao oportunizar capacitação para essas mulheres”, destaca.