A Ambev está chamando atenção para a realidade de muitas pessoas que não têm acesso à água potável e quer gerar reflexão sobre essa desigualdade. No Dia Mundial da Água, celebrado ontem, 22 de março, sua água AMA, que tem 100% do lucro obtido nas vendas voltado para dar acesso a pessoas que não têm, lança campanha para mostrar as distâncias percorridas por brasileiros em busca desse recurso básico.
Entre 22 de março e o início de abril, quem circular pela cidade de São Paulo será impactado por mensagens que irão convidar as pessoas a se imaginarem percorrendo distâncias comuns do dia a dia, só que com uma diferença: somente para ir em busca de água para beber. Para criar proximidade com o público e com a realidade diária de muitos, as distâncias trabalhadas na campanha de AMA foram estudadas a partir de pontos populares e ao mesmo tempo icônicos da capital paulista, como, por exemplo, a estação Sé do Metrô e o Parque do Ibirapuera.
“A nossa ideia é alertar e conscientizar o maior número de pessoas para a realidade de muitos que, em pleno 2022, ainda precisam se deslocar por longas distâncias para ter acesso à água potável. Conseguimos representar essas vivências na campanha unindo criatividade, originalidade e tecnologia, junto às empresas parceiras. Ao lado da JCDecaux, Ótima e HYPR, estamos propagando essas mensagens por toda a cidade”, afirma Gustavo Sartori, Brand & Connections Manager da Ambev.
Além do espaço para anúncios mobile disponibilizado pela HYPR, as empresas JCDecaux e Ótima forneceram mais de 150 pontos bonificados para a exibição das mensagens. Essa parceria foi essencial para que a marca conseguisse exemplificar o trajeto percorrido por muitas pessoas que precisam diariamente ir em busca de água. Nas redes sociais, a campanha criativa ainda conta com os embaixadores da marca, o ativista Raull Santiago e a apresentadora Astrid Fontenelle serão responsáveis por propagar esse movimento.
“A campanha especial da AMA, inspirada no Dia Mundial da Água, explora o uso inteligente e estratégico da mídia Out-of-Home, aproveitando a localização dos ativos para transmitir uma mensagem de enorme impacto e importância: a dificuldade de acesso à água potável para uma enorme parcela da população. Para nós, que temos a sustentabilidade no DNA da nossa marca e uma grande preocupação na gestão eficiente dos recursos hídricos, é uma satisfação e um grande prazer fazer parte de uma campanha como essa”, afirma Ana Celia Biondi, diretora-geral da JCDecaux no Brasil.
A marca de água AMA foi lançada em 2017 com o propósito de viabilizar o acesso à água potável e de qualidade aos moradores de regiões do semiárido brasileiro. Até hoje, mais de 339 mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto que tem como parceiros a Fundação Avina, Deep e outras ONGs locais. Em 2021, a iniciativa ampliou a sua atuação e chegou aos grandes centros urbanos, onde impactou 24 mil pessoas de comunidades paulistas, com a distribuição de 6 mil filtros de barro para ajudar a melhorar a qualidade da água.
Compromisso com a água
Como uma das maiores companhias de bebidas do mundo, a água é um dos assuntos prioritários para a Ambev há mais de 20 anos. Com diversas iniciativas focadas na gestão hídrica em andamento, mais um passo foi firmado nessa jornada, em 2018, com o anúncio de novas metas de sustentabilidade a serem alcançadas em 2025. Até lá, a companhia vai melhorar, de forma mensurável, a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico, com as quais se relaciona.
Ficha Técnica
Marca: Ambev AMA
Campanha: AMA
Criação: Beta Collective
Direção de Criação: Bernardo Tavares
Direção de Arte: Renan Valadares
Redação: Bernardo Tavares, Lucas Vidigal
Assistente de Arte: Arthur Mourão
Ilustração: OIO
Ilustradora: La Minna
Agente de Ilustradores: Xando Franzolim
Aprovação: Gustavo Sartori, Daniela Dib e Daniel Silber
Mídia: Gustavo Sartori e Dayana da Silva
Parceiros veículos bonificações: Ótima, JC Decaux e HYPR
Agência Influenciadores: Cigarra
Agência ativações: Haute