O Audi e-tron GT quattro é o grande vencedor do World Car Awards deste ano, que foi apresentado pela 18ª vez em Nova Iorque. O modelo, que é comercializado no Brasil em sua versão esportiva, foi indicado nas categorias World Electric Vehicle of the Year, World Performance Car e World Car Design of the Year e levou para casa o título de World Performance Car na maior e mais prestigiosa cerimônia de premiação mundial de carros novos, apelidada de “Oscar do mundo automotivo”. Mais de 100 jornalistas automotivos de todo o mundo testaram os carros que se qualificaram e depois votaram neles para as honras de 2022.
“Estamos felizes que o Audi e-tron GT quattro tenha sido finalista em três categorias apenas um ano após sua estreia mundial”, disse Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico, após a premiação. “O fato de o Audi e-tron GT quattro receber o título de “World Performance Car” e este prêmio ir para a Audi pela quinta vez nos deixa particularmente orgulhosos, é claro. O Audi e-tron GT quattro prova que a mobilidade elétrica pode ser sustentável, dinâmica e fascinante ao mesmo tempo. É por isso que o produto é uma parte importante do nosso compromisso com a mobilidade elétrica”. A partir de 2026, a Audi só lançará novos modelos elétricos no mercado global. A partir de 2025, toda a produção nas fábricas da Audi será neutra em carbono. Isso já está acontecendo em Bruxelas, Győr e Böllinger Höfe, onde o Audi e-tron GT quattro é produzido.
O desempenho que levou o Audi e-tron GT quattro ao prêmio World Performance Car é garantido, em grande parte, por um sofisticado sistema de gerenciamento térmico, presente também nos outros modelos da linha elétrica. No Audi e-tron GT quattro, esse sistema consiste em quatro circuitos térmicos. Isso significa que a bateria e os componentes do sistema de acionamento elétrico permanecem cada um em sua temperatura ideal, resultando em características de desempenho que podem ser reproduzidas a qualquer momento.
A vitória deste ano leva a marca das quatro argolas para onze prêmios no World Car Awards. Isso faz da Audi a fabricante de maior sucesso na história desse prêmio.
Vitórias da Audi no World Car Awards
2005 | Audi A6 | World Car of the Year |
2007 | Audi RS 4 | World Performance Car |
2007 | Audi TT | World Car Design of the Year |
2008 | Audi R8 | World Performance Car |
2008 | Audi R8 | World Car Design of the Year |
2010 | Audi R8 V10 | World Performance Car |
2014 | Audi A3 | World Car of the Year |
2016 | Audi R8 | World Performance Car |
2018 | Audi A8 | World Luxury Car |
2019 | Audi A7 Sportback | World Luxury Car |
2022 | Audi e-tron GT quattro | World Performance Car |
Veículos elétricos da Audi
Em abril de 2020 a Audi lançou o primeiro modelo 100% elétrico da marca: o Audi e-tron. No ano de seu lançamento, o e-tron bateu o recorde de vendas do segmento de elétricos no Brasil. Desde então, o portfólio da marca cresceu ainda mais com o lançamento do Audi e-tron Sportback, em 2020, e Audi RS e-tron GT e Audi e-tron S Sportback, em 2021.
O e-tron é montado sobre a plataforma MEB e é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, completa 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h. O modelo também é disponibilizado na carroceria Sportback, lançado em setembro de 2021 no Brasil.
A versão esportiva do e-tron GT é um modelo totalmente elétrico da Audi que oferece desempenho dinâmico com conforto. O modelo RS precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW ou 598 cv e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 646 cv de potência.
Já o e-tron S Sportback possui três motores elétricos acelera de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. A bateria de alta tensão tem uma capacidade de energia de 95 kWh. O primeiro veículo com 3 motores elétricos e com maior torque já produzido em série pela Audi, tem uma autonomia de 380 km no ciclo WLTP.