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Podcast: O telemarketing e a importunação da TIM Brasil – ligações diárias e indícios de violação da LGPD

Ainda pelas redes redes sociais, os consumidores relatam situações semelhantes com outras operadoras.

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Vários internautas pelo Twitter e site ReclameAqui relatam sofrer abusos do serviço de telemarketing da operadora TIM. Os relatos trazem histórias de ligações excessivas diariamente até xingamentos por partes de atendentes da referida marca.

A operadora TIM traz um site explicativo sobre a LGPD – e como título principal diz: “Nos levamos a sério a sua privacidade e seus dados”. Ainda no espaço institucional digital a marca disponibiliza contatos com o DPO – Data Protection Officer (DPO), ou Diretor de Proteção de Dados, em português.

“Se você ainda tiver qualquer dúvida sobre como tratamos dados pessoais na TIM, entre em contato com nosso DPO. Ficaremos contentes em ajudar!
Envie um e-mail para o endereço que mais se encaixa no seu perfil:
Consumidor: dpo.consumer@timbrasil.com.br
Pequenas e médias empresas: dpo.business@timbrasil.com.br
Grandes corporações e outras operadoras: dpo.wholesale@timbrasil.com.br
Visitantes, parceiros e fornecedores: dpo@timbrasil.com.br

Realizamos contato com os emails informados pela TIM Brasil – no dia 19/05/2022 e até a presenta data dessa publicação não obtivemos nenhuma resposta.  No texto do email foi solicitado a retirada imediata do nosso número TIM Brasil do serviço de telemarketing e ações publicitárias pois diariamente recebemos incessantes e inoportunas chamadas telefônicas.

Para muitos internautas, a TIM viola a LGPD quando não responde os e-mails enviados pelos clientes para o DPO; usa os dados pessoais sem consentimento prévio do consumidor; não excluí os dados dos clientes de ações publicitárias e de telemarketing; usam os dados dos clientes para realização de atendimentos agressivos via telemarketing; e praticam ligações excessivas diariamente de números aleatórios;

 

Com a LGPD (art. 7º), no 1º inciso deste artigo, prevê-se que: [o tratamento de dados pessoais poderá ser realizado] mediante o fornecimento de consentimento pelo titular por escrito ou por outro meio que demonstre a manifestação de vontade do titular (art. 8°). A nova legislação obriga que as marcas justifiquem como os dados foram obtidos e qual o uso das informações pessoas coletadas. Além disso, o cliente tem o direito de fazer uma solicitação formal por meio dos canais de comunicação da operadora – pedindo para que suas informações sejam retiradas da base de dados de ações de telemarketing.

Por fim, é necessária uma fiscalização intensa dos órgãos de proteção do consumidor – visando proteger a sociedade de abusos relacionados ações de telemarketing – preservando a segurança dos dados de todos os interessados, em especial, dos clientes.

Clientes de outras operadoras também recebem ligações do telemarketing da TIM. Na ocasião, o internauta questiona sobre como a TIM obteve seus dados.  O caso é relatado no ReclameAqui, clique aqui

Reprodução/ReclameAqui

Alguns clientes relatam ações de xingamentos por parte da TIM Brasil no processo de ofertas de planos via Telemarketing. No caso abaixo, o cliente relata que a TIM insistia em ofertar planos para sua mãe de 67 anos e após sua intervenção no contato telefônico foi xingado – o caso foi respondido pela TIM apenas em 2022, clique aqui para ler o relato.

Reprodução/ReclameAqui

 

Nessa caso, o cliente da TIM relatada que foi humilhado pelo atendente de Telemarketing e que as gravações do atendimento não foram disponibilizadas pela operadora. Clique aqui para ter o relato completo.

Reprodução/ReclameAqui

Em resposta a uma internauta inconformada com as ligações da TIM Brasil – o Procon-SP respondeu informando que o serviço de telemarketing originados de celulares devem seguir as regras do prefixo 0303 que entrou em vigor no dia 10/03.

Esse internauta comunica a TIM Brasil pelo ReclameAqui que irá judicializar o caso e no título cita que recebeu 36 ligações o que impossibilitou de realizar o seu trabalho remoto com sucesso. Na réplica do consumidor acrescenta que recebeu 85 ligações e afirmar que irá comprovar em uma ação judicial.

Reprodução/ReclameAqui

Ainda pelas redes redes sociais, os consumidores relatam situações semelhantes com outras operadoras.

 

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