O final de semana de comemoração do Dia dos Namorados movimentou o varejo online, que registrou crescimento de 115% entre os dias 10, 11 e 12 de junho, na comparação com a data do ano anterior – 11, 12 e 13 de junho. Segundo a Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, os grandes destaques foram as lojas de relógios, joias e artigos de prata, e os ramos de turismo e eletrodomésticos, que tiveram alta expressiva nas vendas de 267%, 213% e 136%, respectivamente.
“Atrelamos estes resultados positivos no varejo a um conjunto de soluções que oferecemos para ajudar os lojistas a alavancarem os seus negócios, especialmente no ambiente online, permitindo que eles vendam mais de forma fluida e segura”, avalia Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.
Quando se observa os gastos no ambiente físico, os segmentos que se sobressaem com aumento no faturamento são: turismo, considerando atrações turísticas e exibições (+145%); entretenimento, incluindo cinema, clubes de esportes profissionais, lojas de vídeo games e boliche (+113%); calçados (+60%); bares e choperias (+55%), lojas de presentes, bijuterias e artesanatos (+53%), bolsas e acessórios (+ 51%), e restaurantes (+42%). O faturamento total apurado nas transações tanto no varejo online, quanto no físico, aumentou 25,7% em relação ao volume financeiro transacionado em 2021, segundo os dados analisados no intervalo.
Entre as ferramentas da Rede voltadas para as vendas online está a Loja Virtual, lançada em abril deste ano com o objetivo de auxiliar o crescimento e a performance de pequenas marcas, permitindo que empreendedores criem seu e-commerce completo em um ambiente de fácil uso e com segurança. “Outro é o Link de Pagamentos, uma tecnologia em serviços financeiros que busca facilitar ainda mais a rotina dos comércios que realizam a venda online de produtos e serviços. Nosso papel é disponibilizar as melhores ferramentas para que nossos parceiros possam concluir suas vendas com toda a agilidade e eficiência necessárias, impactando positivamente o consumidor final”, salienta Angelo.