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O que é Marketing Reverso e como funciona?

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As estratégias para melhorar a experiência de compra, converter leads, atrair clientes e outras ações relacionadas aos consumidores são várias. O email marketing, por exemplo, é um dos recursos mais eficientes para obter bons resultados.

Entretanto, quando se fala de Marketing, vale dar uma olhada em um outro conceito que vem ganhando destaque: o Marketing Reverso.

Esse tipo de abordagem de Marketing é interessante porque vai na contramão do conceito mais tradicional da palavra.

Quer saber o que é o Marketing Reverso e como ele pode ajudar o seu negócio? Então confira esse artigo que preparamos para você.

Marketing Reverso: fique por dentro do conceito

O Marketing Reverso, ou Reverse Marketing (como é conhecido internacionalmente) não recebe esse nome por acaso. Se no Marketing que você já conhece o objetivo é chamar a atenção do consumidor, no Marketing Reverso o processo é o contrário.

Sendo assim, ele é uma estratégia que estimula o consumidor a buscar uma marca ou produto por conta própria. E dentro desse processo, outras ações e estratégias podem ser utilizadas como:

  • Iscas digitais
  • Marketing de conteúdo
  • Inbound marketing
  • Eventos
  • Cursos on demand

Essa mágica acontece graças a ações estratégicas orgânicas, que não são invasivas e agressivas, ou seja, elas são inseridas de forma natural no dia a dia do cliente, conquistando, com isso, a sua atenção.

De certa forma, o principal intuito do Marketing Reverso não é mais a divulgação e a exaltação do serviço ou produto, marcado pela insistência para que o cliente efetue uma compra, pelo contrário.

O Marketing Reverso mantém o foco nas vantagens que o serviço ou o produto pode oferecer para o consumidor, fazendo com que ele mesmo procure a empresa por iniciativa própria.

O que NÃO é Marketing Reverso

Para entender também o que é e como funciona esse tipo de Marketing, é importante saber o que NÃO é Marketing Reverso.

Primeiramente, essa estratégia, definitivamente, não é uma antipropaganda.

A antipropaganda, também chamada de propaganda negativa, ocorre quando o objetivo é mostrar que um determinado serviço ou produto é ruim. Alguns exemplos disso são campanhas contra o cigarro.

Já o Marketing Reverso é mais sutil e mostra os benefícios do produto sem ser explícito e invasivo.

Quer dicas para aplicar o Marketing Reverso? Confira!

 Por ser mais sutil e não ser invasivo, o Marketing Reverso é mais difícil de ser executado. Por essa razão, é importante contar com boas dicas e um planejamento adequado. Diante disso, é interessante levar em conta alguns pontos importantes que mostraremos a seguir.

Saiba quem é o seu público-alvo

 

Conhecer quem são os seus clientes é importante em todos os sentidos, especialmente para o sucesso do Marketing Reverso, visto que ele exige uma abordagem menos invasiva e agressiva.

Apenas conhecendo bem as necessidades e os anseios do seu público-alvo é possível acertar o tom da sua campanha, sempre de forma sutil. Lembre-se, o objetivo do Marketing Reverso é incentivar o cliente a procurar o produto de forma orgânica, sem imposição.

Apenas desse modo você vai ficar por dentro dos desejos e soluções que o seu usuário está buscando. É importante, nesse aspecto, estabelecer quem é a sua persona e saber com exatidão quais as estratégias para criar uma campanha bem sucedida.

Desse modo, o consumidor é influenciado de maneira mais eficiente, otimizando a sua estratégia e ampliando as oportunidades para a obtenção de uma conversão eficiente.

Analise a imagem da sua marca entre o público

 

Ao aplicar o Marketing Reverso nas suas estratégias, é necessário, inicialmente, fazer uma análise bem detalhada acerca da imagem atual da sua organização no atual contexto.

A partir dessa pesquisa, é possível ter uma ampla visão dos aspectos que devem ser melhorados e daqueles que já apresentam um bom funcionamento.

A partir daí se torna muito mais fácil determinar metas e objetivos para que essa estratégia realmente seja eficiente e auxilie o desenvolvimento do seu negócio na hora de ser colocada em prática.

Lembre-se também de perguntar o que o seu público-alvo pensa sobre o que você oferece, para assim poder nortear o seu plano de Marketing para o rumo certo.

Estude o conceito dos gatilhos mentais

Um dos princípios mais interessantes do Marketing Reverso é ser o menos invasivo possível. Diante disso, você tem aí uma oportunidade para se aprofundar melhor nos estudos dos gatilhos mentais e também em outros conceitos importantes, como, por exemplo, storytelling e psicologia do consumidor.

De forma bem simples, os gatilhos mentais são estímulos ou impulsos que fazem com que uma pessoa se instigue a executar uma ação. Um título de um e-mail marketing que soa misterioso pode ativar o gatilho da curiosidade, por exemplo.

Já um título com a frase “últimas unidades” pode ativar o gatilho da escassez e fazer com que o cliente corra para não perder a chance de comprar aquele produto.

Sendo assim, a dica geral é avaliar quais gatilhos mentais são mais sutis e menos agressivos na hora de abordar os seus clientes em uma campanha de Marketing Reverso.

Escolha as estratégias adequadas

Ciente de que o Marketing Reverso deve estimular o seu público-alvo de um modo sutil, sem impor nada, chega a hora de optar pelas ações mais adequadas.

O uso do e-mail Marketing pode ser uma boa solução. No entanto, lembre-se que tal estratégia deve ser feita com planejamento. O ideal, nesse caso, é contar com uma ferramenta digital adequada para isso.

Um exemplo disso é o MailChimp que oferece recursos que categorizam os contatos que devem receber as mensagens, personaliza o conteúdo e torna o envio mais eficiente e menos invasivo.

Vantagens do Marketing Reverso

Diante das características apresentadas pelo Marketing Reverso, podemos afirmar que as suas principais vantagens são:

  • Melhora a interação com os clientes
  • Facilita compreender melhor as necessidades e os desejos do seu público-alvo
  • Fortalece a imagem da marca do seu negócio
  • Não conta com estratégias coercitivas
  • Otimiza a experiência do cliente com a sua empresa
  • Destaca o seu empreendimento no mercado de maneira orgânica

Conclusão

Já está na hora de fazer o cliente sentir vontade de ir até você. E o responsável por essa tarefa é o Marketing Reverso, pois essa abordagem tem o objetivo de despertar a atenção do consumidor sem imposição, sempre de forma orgânica e com o conteúdo adequado.

No atual contexto da era digital, em que a presença digital é importante e os dispositivos móveis, como smartphones, estão cada vez mais em evidência, ações menos invasivas se tornam fundamentais para conquistar os clientes mais exigentes.

O uso correto de Landing Pages e outras estratégias se tornam essenciais no contexto do Marketing Reverso. Portanto, você tem agora uma boa oportunidade para pesquisar mais sobre esse tema e colocá-lo em prática nos seus negócios.

Autor: Vitor Gonçalves <vitor@prable.org>

“As opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade  de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do CidadeMarketing e de seus editores sobre o assunto.”

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