A Braskem leva para o Rock In Rio o Recycle Rock Braskem. A ação, cujo mote é “Transformar o plástico dá Rock”, foi desenvolvida pela Publicis, e propõe que, por meio de estações de coleta de resíduos plásticos, os participantes troquem itens recicláveis, como copos plásticos, embalagens de salgadinhos e de chocolates, por pontos que valem brindes.
A dinâmica funcionará em um sistema de incentivo que gera pontos àqueles que levarem resíduos plásticos às estações de coleta. Os pontos serão atrelados ao CPF do participante, que poderá trocá-los por produtos relacionados à uma boa experiência no festival, tais como: protetores para cabos de celulares, bolsas, Lazy Bags (pequenas camas infláveis portáteis) e até ingresso para outro dia do evento.
“Por meio de mais uma grande ação, estamos reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a economia circular. O Rock In Rio é o maior festival de música do planeta e conscientizar esse grande público sobre o descarte correto e a circularidade do plástico é muito potente”, explica Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.
Além de estar à frente da ação Recycle Rock Braskem no festival, a empresa aposta em uma comunicação 360°. A campanha será exibida nas transmissões ao vivo na Globo, Multishow e Bis. A Braskem também está investindo em mídias sociais e em um circuito de mídia exterior dos aeroportos Tom Jobim / Galeão e Santos-Dumont até a Cidade do Rock.
“A Braskem está presente na vida de milhares de pessoas diariamente. Entendemos que levar a mensagem de conscientização para as pessoas é muito importante. Por isso a comunicação foi estruturada para fazermos isso de forma genuína e eficaz, promovendo mudanças que transcendam o festival”, explica Dani Ribeiro, ECD da Publicis.
Juntas pela circularidade
Guiadas pelo conceito de circularidade, Rock in Rio, Coca-Cola, Heineken®, Natura, DORITOS®, KITKAT® e Braskem se uniram nessa missão. As marcas somam forças para reciclar os copos plásticos, as embalagens de salgadinhos e de chocolates consumidos durante o evento. Serão 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os 7 dias do festival, cerca de 130 mil embalagens de KITKAT®, além das de DORITOS®.
O objetivo é incentivar que o público faça o descarte correto durante o evento. Por isso, Heineken e Coca-Cola imprimiram mensagens de incentivo nos copos. O volume desse material recolhido na Cidade do Rock será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens de produtos da Natura.
Já no caso das embalagens de salgadinhos e de chocolates, a Braskem ficará responsável por todo o processo de captação e encaminhamento dos materiais para reciclagem e DORITOS® e KITKAT® fortalecerão a estratégia de comunicação no festival para convocar as pessoas a se engajarem no projeto.
A ação acontece durante todos os dias de festival, que ocorre em 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio.
Ficha Técnica
Cliente: Braskem
Produto: Institucional
Campanha: Rock in Rio
Título: Recycle Rock Braskem
PUBLICIS
ECD: Dani Ribeiro e Fabio Astolpho
DC: Jairo Anderson e Deh Bastos
ACD: André Leotta
Criação: Rafael Barbosa e Lucas Nascimento
Assistente de Arte: Carolina Uliana
Ilustração: Estúdio Puhl
VP Atendimento: Gabriela Borges
Atendimento: Beatriz Pedrosa, Mariana Corrales, Tatiana Rienzo e Bárbara Medrado
VP de Mídia: Mauricio Almeida
Mídia: Ester Ribeiro, Renata Oliveira, Felipe Peres, Bruna Moraes, Leandro Rodrigues e Fernanda Lima
Head de Produção: Renata Sayão
RTV: Luize Oliveira, Renan Salles e Edivânia Coimbra
Artbuyer: Raphael Macedo
Project Head: Maria Fernanda Laudisio
Projetos: Rafael Mélo, Jessica Novais e Carolina Faria
Ressource Management: Nádia Mathias, Kátia Goicocheia e Marcela Grandino
Produtora:
Estúdio de Animação – Tüzüü
Produção Executiva: Vivi Donegá
Filme TV e Digital
Direção: Andrea Marquesi
Direção de Animação: Evanildo Santos
Direção de Arte: Rogério Puhl
Styleframes e Arte: Rogério Puhl, Bruno Guma e Vencys Lao
Animatic: Vencys Lao
Produção de linha: Jeniffer Farias
Equipe de animação: Genoviz, Maique e Evanildo
Equipe de Intervalação e Clean-up: André Vieira, Lucas Batalha, Agnes, Pedro Cavalcante, Carolina Senra, Júlia Pacheco, Sabrina Melo
Equipe de animação cut-out: Fernando, Vitor Vieira, Maique
Equipe colorização digital: Neri Félix, Wellington, Thail
Animação, Motion e EFX: Quinho Guimarães e Maxwell Eduardo
Finalização: Giovanna Sayuri e Murillo Moura (Troop Post)
Filme Estande
Direção de Animação: Guilherme Alvernaz
Animatic: Guilherme Alvernaz
Styleframes e Arte: Bruno Guma
Finalização: Giovanna Sayuri e Murillo Moura (Troop Post)
Produtora de áudio
Produtora de som: Evil Twin Music
Criação e produção musical: Andre Faria, Murilo Faria e Jimmy Gressler
Sfx e Finalização: Rafael Vieira, Gustavo Boselli e Andre d,Ávila
Atendimento e coordenação: Juliana Tangary, Thais Becker e Ligia Barros.
Aprovação no Cliente: Marcelo Arantes, Ana Laura Sivieri, Ana Luiza Leite, Lais Musetti, Carolina Pignata, Luísa Vilela, Carina Shimizu