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Natura &Co cria campanha sobre educação política para consultoras, representantes e funcionários

Iniciativa enfatiza a importância do exercício da cidadania pelo voto

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Voto Consciente. Esse é o mote da mais nova campanha de Natura &Co, que reúne as marcas de beleza Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A partir do dia 15 de setembro, Consultoras Natura, Representantes Avon e todos os colaboradores do grupo no Brasil terão acesso a conteúdos de educação política. O objetivo é mobilizar e conscientizar esses públicos acerca do exercício pleno da cidadania, sobretudo nas eleições.

“Historicamente, nossas empresas têm atuado em prol em causas de interesse público, em busca de uma sociedade mais justa, sustentável e acolhedora. Em um ano de eleições, estimular esse diálogo se torna ainda mais relevante”, afirma João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina. “Valorizamos o exercício ativo da cidadania de todos os nossos colaboradores e demais públicos de relacionamento. Acreditamos que a participação e a consciência política são essenciais para o fortalecimento da democracia”, complementa.

Cidadania na prática

Dedicada a toda rede de colaboradores, Representantes da Beleza Avon e Consultoras Natura, a campanha se inicia com a distribuição de conteúdos sobre Política em linguagem simples e acessível, embasados em pesquisas conduzidas junto às consultoras Natura, e em dados fornecidos por dois especialistas em educação política, a doutora em Ciência Política e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Graziella Testa, e o também doutor em Ciência Política e pesquisador da FGV Humberto Dantas. Os materiais serão compartilhados por diferentes canais, e estão conectados aos temas do dia a dia da rede Natura &Co, para demonstrar, de maneira concreta, a influência direta que a política tem na vida de todos.

Para marcar o início da campanha, Natura &Co promoverá um bate-papo entre a comunicadora, advogada e comentarista política Gabriela Prioli, apresentadora da CNN, a diretora-executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), Mônica Sodré, e Luana Xavier, atriz e apresentadora do canal GNT. O evento, que será conduzido pela doutora em Ciência Política Graziella Testa, terá como gancho as principais dúvidas das Consultoras, Representantes e dos colaboradores sobre eleições e Política. Os debates ocorrerão no NASP, sede administrativa de Natura &Co em São Paulo, e também serão transmitidos ao vivo pela internet.

A partir do dia 15 de setembro, Natura &Co também põe no ar a websérie Um voto por uma vida melhor, composta por quatro episódios que conectam temas de educação política ao cotidiano das Consultoras e Representantes, tendo algumas delas como personagens principais. O conteúdo será veiculado para a rede pelos canais oficiais das marcas, também pelo Instituto Natura, por meio do canal de treinamentos oferecido às Consultoras; no Vimeo, para colaboradores; e nas redes sociais de Natura &Co.

Força da rede

Nos últimos anos, o IDH/CN – ferramenta desenvolvida pela Natura para medir o desenvolvimento de suas consultoras, inspirada na metodologia do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU – identificou que as consultoras estavam cada vez mais distanciadas da Política. A partir disso, em parceria com a Quid, um laboratório de comunicação e mobilização para causas, o Centro de Expertise em Inovação Social da Natura e o Instituto Natura conduziram uma pesquisa sobre o tema junto a esse público. A escuta mostrou que a maior parte das consultoras declara não ter conhecimento e não se envolver muito com o assunto Política, tendo o voto como o único ponto de contato com tema — e percebendo-o, muitas vezes, como uma obrigação que não faz a diferença.

“Diante disso, promover uma campanha sobre a importância da política e do voto veio como um imperativo de cidadania”, explica João Paulo. Dentre outros indicadores, cidadania é um dos pilares da medição do IDH-CN.

O eleitorado feminino é hoje o responsável pela maioria dos votos brancos e nulos declarados em pesquisas de intenção de voto para presidente. Segundo recorte feito pelo Ibope, 60% dos eleitores dispostos a não votar nos pré-candidatos apresentados são mulheres na faixa etária dos 35 aos 44 anos — o perfil mais representativo da rede de consultoras Natura (33%). De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, a taxa de abstenção entre as mulheres foi de 20% nas últimas eleições, mas estima-se que o total de mulheres que não escolheram um candidato chegue a 43,3% das eleitoras. Isso significa que cerca de 33 milhões de eleitoras não compareceram às urnas, ou votaram branco e nulo. Tal estimativa decorre de uma metodologia de cálculo que se baseou em dados do TSE e de intenção de votos do DataFolha em 2018 (de 26 a 27/10/2018), considerando como índice de não-escolha de candidatos as declarações de votos brancos, nulos e indecisos.
Atualmente, a rede de Consultoras Natura representa quase 1,5% do eleitorado feminino brasileiro. São 1,2 milhões de pessoas em todas as cidades do Brasil. Somadas às Representantes da Beleza Avon, a rede chega a um total 2 milhões de pessoas no país.

“A nossa rede de Consultoras e Representantes deseja conversar sobre este tema, sendo um potente vetor de mobilização, que pode estender essas reflexões às suas famílias. E essa rede confia na marca como provedora de informações. Não poderíamos desperdiçar a oportunidade de gerar impacto positivo sobre a importância do voto e de informações confiáveis como instrumentos de mudança e de esperança num futuro melhor”, ressalta João Paulo Ferreira.

Compromisso com a Vida de Natura &Co

Em 2020, Natura &Co lançou seu Compromisso com a Vida, visão de sustentabilidade do grupo para 2030. O documento reúne um conjunto de metas ambiciosas acerca dos desafios mais urgentes da atualidade, que endereçam três pilares: primeiro, a crise climática e proteção da Amazônia, trabalhando pelo fim desmatamento na região até 2025 e elevando o número de ingredientes amazônicos do portfólio do grupo; o segundo pilar diz respeito aos direitos humanos, e abarca tanto a questão de gênero na alta liderança da empresa, alçando mais mulheres a essas posições, quanto a inclusão de outros grupos minorizados no quadro de colaboradores, como as populações negra e LGBTQIAP+. O compromisso prevê, ainda, a promoção de uma economia circular e regenerativa, baseada em menos materiais virgens e em mais materiais recicláveis, fórmulas biodegradáveis e soluções regenerativas — como é o caso de sistemas agroflorestais, por exemplo, que restauram áreas degradadas.

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