O ano de 2022 foi bastante significativo para os negócios da Samsung. No mercado de dispositivos móveis, assistimos ao avanço dos smartphones premium e a chegada do 5G no Brasil. No mercado, de TVs, um dos principais desafios foi criar uma estratégia que contemplasse Black Friday e mundial de futebol, duas datas importantes de vendas. Nesta conversa exclusiva para a Samsung Newsroom Entrevista, os principais executivos da Samsung no Brasil falam sobre o ano de 2022, os desafios para a Black Friday, além de expectativas para o próximo ano. Também mostram a importância do mercado brasileiro para a Samsung e a relação de mais de 35 anos da empresa em território nacional.
A seguir, os principais trechos da entrevista:
Como está a estratégia da Samsung para a Black Friday considerando as áreas de Mobile Experience e Consumer Electronics?
Antonio Quintas: Está é a BlackFriday do 5G para os smartphones. Estamos passando por um processo de popularização do acesso, com a expansão da cobertura e cada vez mais pessoas descobrindo novas possibilidades de mudar suas rotinas e de explorar novas experiências. De acordo com uma pesquisa que encomendamos da MindMiners, o 5G já é o segundo fator de decisão de compra de smartphones durante a BlackFriday.
Justamente por estarmos atentos a essa demanda, oferecemos o maior portfólio de smartphones 5G do Brasil, com 25 modelos já lançados no mercado nas mais diversas faixas de preço. Uma das principais bandeiras da Samsung é a democratização do acesso à inovação. Temos cada vez mais levado recursos de smartphones premium para toda nossa base de dispositivos. Dentro do portifólio 5G, temos aparelhos começando na faixa de R$ 1700. O valor médio de um smartphone 5G caiu 30% desde o ano passado e hoje a Samsung é responsável por 54,2% do mercado de smartphones 5G vendidos no Brasil e apostamos neste portfólio democrático para expandir ainda mais essa atuação.
Gustavo Assunção: Do ponto de vista comercial, o nosso desafio foi mesclar a estratégia da Black Friday com o mundial de futebol. Em anos em que um evento esportivo dessa magnitude acontece é bem diferente dos demais, e isso sempre é levado em conta, tanto para o consumidor, quanto canais e marcas. Diante deste interesse sazonal do consumidor, houve uma preparação especial do varejo e dos fabricantes. O varejo trabalha com ações promocionais dedicadas, e a indústria trabalha para obter saltos tecnológicos. Em 2014, foram as telas grandes (que na época eram até 60”), em 2018 tivemos a consolidação da resolução 4K.
Para 2022, traçamos dois objetivos: aumentar as vendas de telas grandes (de 65” a 85”) e a participação da categoria QLED e Neo QLED 8K e 4K, que oferecem melhor qualidade de som e imagem, design superior, além de uma plataforma Smart muito mais avançada. Todos os detalhes de um planejamento tão robusto são discutidos e definidos em conjunto com parceiros, fornecedores e, claro, ouvindo atentamente as necessidades e desejos dos clientes. A Samsung, portanto, não abriu mão do protagonismo de liderança de mercado, oferecendo o portfólio mais inovador e amplo impulsionado por uma forte campanha de comunicação que ressaltou nossos diferenciais de produto e serviços.
Como andam as vendas da Samsung atualmente e quais as expectativas em relação a Black Friday e também já olhando um pouco para 2023?
Antonio Quintas: Estamos tendo um ano bom na área de MX, observando sobretudo um crescimento do segmento premium quando olhamos para os smartphones. Segundo dados da GFK, a nossa participação geral do mercado entre janeiro e agosto foi de 51%. No segmento premium, a Samsung detém 47% do mercado. Pensando no 5G, crescemos para 54,2% de market share no segmento, um aumento de quase 15 pontos percentuais em relação a 2021, segundo dados de sell-out da GfK. Posso citar como exemplos o lançamento dos smartphones da família S22, no início do ano, que respondeu por 46% das vendas no modelo mais avançado, o Galaxy S22 Ultra 5G, durante a pré-venda, e o lançamento dos dobráveis, o Galaxy Z Flip4 5G e o Galaxy Z Fold4 5G, em agosto, que alcançaram, no país, um volume de pré-venda 50% maior que a geração anterior, com o Z Flip4 5G acumulando mais pedidos.
Para 2023, como mencionei anteriormente, vamos seguir focando em 5G. Um estudo da Ericsson Consumerlab publicado em outubro mostrou que 25% dos smartphones vendidos no Brasil já são 5G e sugere que teremos um boom em 2023: 70% dos usuários de smartphones no Brasil disseram que pretendem migrar para a tecnologia 5G já no ano que vem.
Gustavo Assunção: Em relação às perspectivas para Consumer Electronics, nossa expectativa é crescer dois dígitos no segundo semestre, já que o mundial de futebol costuma ser um período bom para as vendas de televisões. A locomotiva de crescimento serão as telas grandes (telas iguais ou acima de 65 polegadas), que devem crescer 46% no segundo semestre. Quando falamos de TVs premium (mais sofisticadas), nossa projeção é ter um crescimento próximo de 100% no segundo semestre de 2022, o dobro do ano passado. Outro objetivo é um avanço das vendas pelos canais digitais, que já representam 45% quando falamos em TVs. Na Black Friday e, mesmo antes, no período que antecede o mundial de futebol, um período em que as TVs ganham muita relevância, as vendas online devem chegar a 50% do total.
A tecnologia 5G não fica restrita apenas a smartphones. Hoje, ela é encontrada em notebooks, smartwatches e diversos produtos categorizados como Internet das Coisas. Sabendo disso, como o 5G pode impactar nosso dia a dia em casa, por exemplo?
Antonio Quintas: Em um primeiro momento, acredito que os nossos wearables irão ganhar espaço dentro de uma evolução que já vinha ocorrendo. Os smartwatches e os fones de ouvido sem fio têm muito apelo quando estamos falando de smartphones capazes de se conectar com velocidade maior e com mais robustez. Estamos falando de um consumo maior de entretenimento, de aplicativos para saúde e bem-estar, além do ambiente de trabalho híbrido, que faz com que o uso de dispositivos vestíveis ganhe importância. Tudo isso dentro de um Ecossistema cada vez mais aberto e robusto. Olhando em perspectiva mais de médio e longo prazos, acredito que veremos um avanço grande do que se chamamos de Internet das coisas, além de inovações na área de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. A casa conectada já é uma realidade, com diversos eletrônicos que se comunicam. Mas estamos apenas no início dessa era e o 5G deve ser o grande impulsionador.
Gustavo Assunção: Acredito que todo o Ecossistema presente numa casa conectada é um mercado bastante promissor para a Samsung como um todo. Nosso trabalho é trazer mais personalização aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos para não apenas mudar os produtos que projetamos, mas também o relacionamento dos usuários com seus equipamentos, de modo que possam se beneficiar de experiências domésticas totalmente novas. Por meio da inteligência artificial presente em alguns dos nossos produtos, conseguimos definir continuamente tendências para a casa moderna com um amplo portfólio de dispositivos inteligentes que reinventam as tarefas diárias. Desde 2018, por exemplo, a Samsung já conta com a plataforma de conectividade SmartThings, para tornar a casa mais inteligente. Usando o aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS, a conexão com outros aparelhos acontece de um jeito fácil, e é possível sincronizar e comandar equipamentos conectáveis da Samsung, como televisores, lava e seca, geladeiras, aspiradores robôs e ar-condicionado, para se adequarem ao estilo de vida do usuário.
A Samsung se preocupa em democratizar as tecnologias, mas o custo delas ainda é alto para grande parte das pessoas. Como a marca lida com isso?
Antonio Quintas: A Samsung entende que parte do processo de democratização das tecnologias é oferecer formas para facilitar a aquisição de produtos. Para isso, nos aliamos a parceiros. O Cartão Samsung Itaú é um cartão Platinum, sem anuidade, que oferece financiamento, exclusivo na Loja online ou em lojas físicas da marca – as pessoas podem parcelar as ofertas da Black Friday em até 24 vezes. E se você for assinante do Samsung Plus, o plano de pontos do Cartão Samsung Itaú, ganham mais 10% de cashback durante o período do Black Friday.
Para incentivar a troca do smartphone por um modelo novo, criamos o Troca Smart. É um programa de trade-in da Samsung, que pode ser utilizado na hora de adquirir um smartphone Galaxy. O serviço avalia o produto usado, que pode ser um smartphone, tablet ou smartwatch e, utilizando como base a tabela Trocafone, define um valor como desconto ou um valor a ser pago ao cliente na hora de adquirir um novo dispositivo. O serviço está disponível nas lojas físicas da Samsung e na Loja online, que conta, inclusive, com um serviço de coleta em alguns estados do Brasil. Nos lançamentos mais recentes de smartphones premium, cerca de 70% das vendas ocorreram com a entrega dos smartphones antigos em troca de um desconto.
Além disso, temos um programa de assinatura para smartphones chamado Samsung Sempre Novo. Lançado em agosto de 2021, ele permite às pessoas ter todo ano sempre o melhor smartphone Samsung Galaxy. Em parceria com o Porto Seguro Bank, lançamos um plano de assinatura mensal com seguro, que faz parte do Tech Fácil, plataforma da Porto Seguro Bank. Os planos começam a partir de R$ 299 e a assinatura é válida por um ano. O pagamento é feito com cartão de crédito Porto e o plano é cobrado mensalmente para não interferir no limite da fatura. A assinatura inclui, além do aluguel de um smartphone novo, seguro completo para o dispositivo e um celular reserva, caso o cliente precise. Ao fim dos 12 meses do plano, o consumidor pode renovar a assinatura e adquirir o smartphone.
Também temos um programa similar em parceria com o Itaú chamado “Sempre de Samsung”. O cliente do banco poderá comprar os novos dobráveis da marca, o Z Flip4 5G e o Z Fold4 5G, em até 21 vezes, por 70% do valor original do produto. Ao final do período de leasing, o cliente pode ficar com o dispositivo mediante pagamento da parcela final, renovar o mesmo smartphone, escolher um dispositivo mais atual ou, simplesmente, devolver. Essa modalidade também inclui o seguro de tela e oferece, de forma recorrente, ofertas exclusivas com os dispositivos vestíveis da marca.
Gustavo Assunção: Complementando o que o Quintas mencionou, entendemos a situação econômica do Brasil e sabemos dos desafios que os brasileiros estão enfrentando. Mas a Samsung possui uma estrutura consolidada no Brasil e com produção local, o que possibilita que consigamos nos adequar às necessidades do mercado. A alta da inflação ocorre por uma série de fatores globais e locais, mas a Samsung tem procurado fazer as adaptações necessárias para não penalizar os consumidores. Também vale dizer que apesar do aumento dos preços, a Samsung manteve os preços de seus smartphones lançados neste ano nos patamares dos que foram anunciados em 2021.
Qual a importância do mercado brasileiro para a Samsung?
Antonio Quintas O mercado brasileiro é extremamente importante para nós. Temos um relacionamento valioso com nossos clientes brasileiros há cerca de 35 anos e lançamos mais de 300 pontos de venda exclusivos – tanto Samsung Stores quanto quiosques – e formamos uma forte aliança com as principais operadoras e varejistas para garantir que nossos clientes tenham a melhor experiência possível. Por causa do sucesso que vimos e das relações que construímos neste mercado, estamos investindo na expansão dos produtos que fabricamos no país e na geração de empregos por meio de nossos esforços de P&D. Atualmente, temos dois complexos industriais no país — um em Manaus (AM) e outro em Campinas (SP) — e dois Centros de P&D nas mesmas regiões. Continuamos comprometidos em levar as melhores e mais recentes experiências mobile aos consumidores em todo o Brasil.
Uma mostra dessa nossa relação é que praticamente todos os nossos principais lançamentos na área de Mobile Experience chegam ao mercado brasileiro logo após o anúncio global. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber o Samsung Pay e hoje ele se tornou um dos principais meios de pagamentos nos grandes centros urbanos do Brasil.
Gustavo Assunção: Quando falamos na área de Consumer Electronics, a Samsung é líder de mercado em diversas categorias. Isso é fruto de um relacionamento de décadas com os consumidores brasileiros. Sentimos no público a confiança nos produtos e serviços, buscando constantemente soluções que empoderem as pessoas em suas rotinas. Trabalhamos para atender todas as necessidades e desejos do consumidor, trazendo ao mercado nacional o que há de mais inovador na indústria da tecnologia, ampliando a oferta de produtos fabricados no Brasil, gerando empregos e recursos em P&D. Para isso, mantemos contato constante com estudos e pesquisas para compreender os comportamentos e necessidades dos consumidores, além de oferecer conteúdos exclusivos e suporte para que aproveitem ao máximo os benefícios dos nossos dispositivos.
Essa mistura entre promover o novo e o surpreendente ao mesmo tempo em que ouvimos constantemente o feedback do nosso consumidor – aliado à presença de décadas no Brasil e a nossa relação com as necessidades do brasileiro – cria um diferencial competitivo importante para a Samsung. A partir desta linha estratégica, a Samsung passou a se fortalecer no mercado brasileiro, ganhando consistência e construindo uma conexão sólida com seus consumidores.
Como a Samsung fomenta a inovação no Brasil?
Antonio Quintas: A Samsung conta com centros de capacitação tecnológica e desenvolvimento de soluções na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outro na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus (UEA). Todos os espaços contam com infraestrutura moderna voltada para treinamentos, eventos e atividades práticas para diversos públicos: desenvolvedores, designers, empreendedores, estudantes universitários e interessados em geral.
Dentre as atividades desenvolvidas está o Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica que oferece, mensalmente, grades de cursos e atividades de desenvolvimento gratuitas presenciais e online. As grades são compostas por temas diversos nas áreas de tecnologia e inovação, com programação aberta ao público geral e ministrada por educadores das universidades mencionadas e parceiras do programa.
Gustavo Assunção: Outro aspecto de destaque é que a Samsung tem atuado para fomentar o desenvolvimento de tecnologias ligadas à Inteligência Artificial no país, com investimentos na criação de um ecossistema envolvendo a empresa, Centros de P&D e Universidades. Com o intuito de assegurar uma abordagem integral e estrutural, o Ecossistema Samsung de Inteligência Artificial fundamenta-se sobre três pilares básicos: educação, pesquisa e desenvolvimento de aplicações.
Na área de educação, a empresa tem estabelecido parcerias com importantes Universidades para promover Programas de Residência de Software em Inteligência Artificial que capacitem profissionais para combater a carência de pessoal qualificado na área de tecnologia. Já no pilar de pesquisa, a Samsung vem fomentando a criação de Centros de Excelência em Inteligência Artificial, e o projeto Viva Bem é a primeira iniciativa nesse sentido. E o desenvolvimento de aplicações acontece quando a empresa colabora para que os resultados obtidos sejam implementados na sociedade, inclusive por meio de seus produtos e serviços, promovendo inovações frequentes em âmbito global.
Quais as iniciativas da Samsung em relação à sustentabilidade, especialmente em relação ao tratamento de resíduos eletrônicos?
Antonio Quintas: Como líder em tecnologia, temos a responsabilidade de criar iniciativas que ajudem na redução das mudanças climáticas. Uma das formas que lidamos com essa questão é reduzindo a pegada ambiental da empresa e dos produtos, ao mesmo tempo que permitimos às pessoas usarem a tecnologia de maneira mais ecologicamente amigável. A Samsung entende que os esforços precisam corresponder à escala, influência e magnitude da empresa, por isso lançou o Galaxy for The Planet em 2021, uma jornada de inovação e colaboração aberta que incorpora materiais reciclados em todos os produtos da linha Galaxy, elimina plásticos de uso único da embalagem, entre outros. Até 2025, temos a missão de atingir o nível zero no consumo de energia em standby nos carregadores de nossos smartphones e impedir que os resíduos de nossas fábricas ao redor do mundo sejam enviados a aterros sanitários.
Mais recentemente, a Samsung adicionou compromissos para zerar as emissões líquidas de carbono em toda a empresa, bem como planos para usar mais energia renovável, pesquisar e investir em novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos com eficiência energética, aumentar a reutilização de água, além do desenvolvimento de tecnologia de captura de carbono. No centro da nova estratégia está o compromisso em zerar as emissões líquidas de carbono (Escopo 1 e Escopo 2) para todas as operações na Divisão Device eXperience (DX) até 2030, assim como em todas as operações globais, incluindo a Divisão de Device Solutions (DS), até 2050.
Gustavo Assunção: A Samsung também é a única fabricante no país com vários modelos de refrigeradores que correspondem à mais alta classificação de eficiência energética do Inmetro, A+++, além de máquinas Lava e Seca que são nº 1 em economia de água, e modelos de ar-condicionado que geram economia de até 77% comparando o modo “resfriamento rápido” com o modo WindFree.
No caso das TVs, o programa de embalagens Eco-packaging, mesmo em poucos anos de existência, já alcançou o potencial de transformar, por ano, cerca de 300 mil toneladas de embalagens de TV em objetos úteis, como casinhas para pets, jogos e até móveis, enquanto o controle remoto Solar Cell, que é alimentado por energia solar e pode ser recarregado por luz interna, luz externa ou via USB, utilizando material reciclado em sua fabricação e retira milhões de pilhas de circulação por ano – estima-se que, em sete anos, é possível evitar o descarte de 99 milhões de pilhas AA. Queremos colocar a sustentabilidade no centro de tudo, expandindo o uso de materiais reciclados para incluir todos os dispositivos móveis e eletrodomésticos durante os próximos três anos.