A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, mapeou, em parceria com a Ecglobal, as tendências e comportamentos que os consumidores podem seguir no período dos jogos do torneio de futebol que acontece em novembro e dezembro no Catar. Após uma espera de quatro anos, a competição está para começar e a torcida brasileira já se prepara para acompanhar o torneio, seguindo uma tradição que reúne boa parte da população em torno das televisões para assistir aos jogos.
O estudo aponta que as casas serão as “arenas” onde as torcidas irão se reunir: quase metade dos participantes da pesquisa (46%) declararam que devem chamar os amigos e familiares para curtir as partidas no sofá da sala, enquanto 23% pretendem assistir só com quem moram, mas se mantendo no conforto do lar. O cenário gera novas oportunidades de consumo de alimentos, dando espaço para petiscos e pratos rápidos que podem ser consumidos tanto por grandes grupos quanto por duplas ou individualmente – as especialidades das marcas BRF, Sadia, marca de alimentos mais valiosa do país e Top of Mind 2022; e Perdigão, marca presente na mesa dos brasileiros há mais de 80 anos.
Com o portfólio completo de cada marca, a BRF também cobre os territórios de interesse em compras dos brasileiros: o estudo mostra que os torcedores valorizam a praticidade, com salgadinhos (coxinhas, quibes), acompanhamentos (batata, mandioca, polenta), churrasco e pratos preparados com frios estão no Top 5 de pretensão de consumo. Outros itens, como hot-dog e sanduíches, pizzas, cortes de frango fritos e empanados (nuggets, isca de frango e outros) completam a lista.
“Esse ano, a Copa do Mundo vai anteceder o principal momento do ano para as nossas marcas, que é o Natal. Combinando essas duas celebrações, teremos um período estendido de festa. Portanto, para a BRF, tornou-se essencial entender o comportamento dos consumidores nesse contexto inédito. A investigação mostra que a casa será o principal local para amigos e família se reunirem para torcer pelo Brasil. Comida e bebida farão parte da festa e estão totalmente relacionadas à ocasião, antes, durante e depois do jogo. O mix de categorias considerado para consumo é bem variado e temos portfólio para atender esse torcedor em quase todas elas. Os itens do dia a dia, práticos de serem preparados e servidos de formas criativas ganham destaque nas mesas de petiscos, algo que conversa muito bem com o portfólio de Sadia; enquanto churrasco ganha ainda mais força em seu território natural, que também é expertise de Perdigão”, comenta Aline Alexandrino, gerente executiva de Consumer Market Insights (CMI) da BRF.
A marca do franguinho Lek Trek, inclusive, já iniciou sua campanha com foco no período de torneio, provando que “Torcida pede Campeões Sadia”. Para matar a #fomedeHexa dos apaixonados por futebol, a marca consolidou sua posição no universo de receitas, criando uma página especial para ensinar ao público como preparar petiscos, sanduíches e pratos na medida certa para os encontros com amigos, usando produtos campeões: os autênticos Nuggets; a salsicha com S de Sadia, uma linha completa e diversa de pizzas congeladas, além do Presunto preferido dos brasileiros* e o clássico Salame Italiano, frios que podem ser usados tanto em sanduíches quanto em tortas e tábua de frios. Na Globo – cuja transmissão oficial dos jogos é patrocinada pelas marcas BRF – a Sadia ainda marca presença com vinhetas estreladas principalmente pelo Lek Trek, sempre ao som da “Dança do Essinho”, para animar a torcida durante os jogos e mostrar muita comida gostosa, perfeitas para os momentos de alegria e união. A marca também produz com a emissora uma websérie especial, com o influenciador e chef Mohamad Hindi mostrando curiosidades e dicas de preparo de pratos típicos de países participantes do campeonato; além de episódio especial com o podcast Mamilos, focado em mostrar os diferenciais dos produtos da marca.
Já a Perdigão deu início à sua campanha intitulada “Modo Ivete”. O conceito criativo e 360º desenvolvido pela agência AlmapBBDO reforça a alegria e a energia dessa festa que é um “carnaval fora de época”, muito bem representado por Ivete Sangalo, embaixadora da marca. As ações trazem filmes inéditos com veiculação na TV aberta e paga que tiveram sua estreia em 05 de novembro com o vídeo da Mortadela Ouro, seguido pela Linguiça Calabresa e por fim o de Linguiça Toscana Na Brasa, com estreia prevista para os próximos dias. Além disso, a marca também está disponibilizando conteúdos criados em parceria com os demais embaixadores de Perdigão Na Brasa (Zé Almiro, Helô Palácio e Alder Lopes) nas redes sociais e materiais especiais para pontos de venda. A ação valoriza a praticidade e a versatilidade dos principais produtos ativados do portfólio de Perdigão para a comemoração: as Linguiças Calabresas; a Mortadela Ouro; e as Linguiças Perdigão Na Brasa, que fazem parte da linha especializada em cortes de churrasco, que combinam perfeitamente com a galera reunida assistindo aos jogos e com uma boa música para acompanhar.
Todos os produtos Sadia e Perdigão são ideais para levantar a torcida brasileira e rechear as festas nas casas – podem ser encontrados nas principais redes varejistas, mercearias, padarias e açougues do país. Lek Trek e Ivete Sangalo marcam presença nos pontos de venda, ajudando o público a entrar no clima de jogo já na hora da compra. No Mercato em Casa, e-commerce da BRF com entrega em caminhões refrigerados nas principais cidades do país; e na rede de lojas físicas da Companhia, o Mercato Sadia, presente na Grande São Paulo e em Itajaí/SC; também é possível encontrar todos os produtos, com a vantagem de ações promocionais que concederão brindes para deixar a alegria ainda maior.
* Tracking de Categorias – Kantar Insights (ano móvel out/21 a set/22)