A Globo passou por uma transformação digital, com a padronização de sua comunicação e colaboração, além de uma utilização ampla de soluções low code para automatizar diversos processos, indo da porta de entrada, os Recursos Humanos até áreas core da empresa, como o Entretenimento e o Jornalismo. Após jornadas de capacitação e um Hackathon que acelerou esse processo, a empresa criou um Centro de Excelência para lidar com o alto volume de aplicativos criados por colaboradores empoderados pela tecnologia.
Tendo uma trajetória iniciada com a circulação do jornal O Globo em 1925, as Organizações Globo hoje comportam uma gama de empresas que, por sua vez, reúnem um cardápio vasto de produtos. Entre estas empresas está a maior emissora da América Latina e a terceira maior do mundo: a TV Globo.
Em 2019, a Organização realizou a fusão de cinco empresas, abrangendo aproximadamente 18 mil funcionários e um volume grande de sistemas legados. Buscando se estruturar cada vez mais, padronizar o ambiente e trazer governança, a empresa percebeu a oportunidade de se transformar, com tecnologias modernas e inteligentes.
Em poucos meses, esse movimento foi impulsionado ainda mais por conta da pandemia decretada logo após a fusão, obrigando a Globo a trabalhar de forma colaborativa e com mais produtividade remotamente.
Padronizar a colaboração com uma solução de uso simplificado
A Globo viu no Microsoft Teams, do Microsoft 365, uma ferramenta oportuna para padronizar e aprimorar a colaboração e a comunicação entre funcionários. A companhia percebeu o potencial de uso quando viu um salto de 300% de aumento no número de usuários, no período de um mês, no começo desse processo.
“No início ficamos preocupados, mas demos um salto tão grande em um mês em relação ao Teams, equipes no Teams e sites no Sharepoint, que deu tranquilidade. Desde então, o Teams virou nosso HUB de Colaboração e Produtividade”, afirma Sabrina Lopes, líder de Inovação e Produtividade na Globo.
A adoção do Sharepoint seguiu um ritmo parecido, a Globo saiu de 300 sites na plataforma para 3 mil em seis meses, atingindo um total de 22 mil sites no Sharepoint em meados de 2022.
Impulsionando a criação de aplicativos com soluções low code
O passo seguinte foi empoderar os funcionários com uso de ferramentas da Power Platform, acompanhada por uma jornada de capacitação que abrangeu aproximadamente 2 mil pessoas treinadas na plataforma.
“Quando percebemos, já tínhamos mais de 2 mil aplicativos construídos, alguns muito importantes para a empresa. Então trouxemos o programa de governança da Microsoft com a Power Platform, que foi um divisor de águas, pois conseguimos entender exatamente tudo o que tínhamos”, explica Sabrina.
Desde então, a Globo vem agregando conhecimento, implementando e adequando cada vez mais a tecnologia – trazendo governança para a companhia. Foram criadas divisões entre o ambiente de produção, onde os colaboradores desenvolvem qualquer tipo de aplicativo; o ambiente de homologação, que é quando vai de fato entrar em funcionamento e, por fim, um ambiente crítico – este mais monitorado com aplicações core.
Nesse período já foram desenvolvidas algumas aplicações importantes para a empresa com Power Apps. Um deles automatizou o fluxo demissional de funcionários, reduzindo um processo que levava em torno de 40 dias para ser executado em apenas 7. Para saúde ocupacional foi construído um app com todo histórico da vida do funcionário dentro da empresa e agendamento de exames. No pico da pandemia, pedidos de testes de covid-19, consultas psicológicas e qualquer auxilio ou orientação com médico e enfermeiros também eram realizados com o uso de apps. Assim como o aplicativo de vacinação – todos integrados com o ERP e Portal administrativo.
Hackathon acelerando o processo de adoção da tecnologia
“Trouxemos inteligência, agilidade e um trabalho menos repetitivo, empoderando os nossos colaboradores. Diminuímos muito o input de dados, a possibilidade de erro, e o ganho de tempo é muito grande”, acrescenta Sabrina.
Em maio de 2022, a Globo deu mais um passo rumo a transformação digital quando organizou internamente o Hackaton de Power Platafform com a participação da Microsoft, envolvendo várias áreas da empresa tais como Recursos Humanos, Finanças, Infraestrutura, Jurídico, Entretenimento, Tecnologia, Performance de Dados, entre outras.
O evento reuniu 90 participantes, distribuídos em 15 times, cujo objetivo era o de desenvolver apps que pudessem resolver problemas da empresa. Ao fim da competição os três primeiros colocados já deverão ter os seus aplicativos implementados até o fim do ano. Um deles é voltado para a gestão das NFs, que podem atingir o volume de 500 notas por dia. Com o Power Automate, que utiliza a inteligência artificial para ler o PDF e preencher campos no próprio aplicativo, o processo ganhou agilidade e valor. E o que era inicialmente para ser implantado nas emissoras afiliadas da Rede Globo em São Paulo, foi expandido para todo o país.
O outro app vencedor já foi implementado. Ele atua na aquisição de filmes internacionais para o canal Telecine e em breve sua utilização irá abranger os filmes nacionais. Por fim, o terceiro app referencia itens para a grade de programação tais como gênero e faixa etaria de conteúdos. Esses dados cruzados com uma base do Ibope e também utilizando a inteligencia artificial visam gerar insights e dados sobre qual o melhor horário os filmes devem ser veiculados e sobre a expectativa de receita.
“Tivemos um crescimento muito forte e significativo no desenvolvimento de aplicativos depois do Hackathon, nossos colaboradores ficaram ávidos por esse tipo de tecnologia e estamos com resultados muito bacanas”, celebra Sabrina. “Há pouco tempo, éramos a empresa brasileira com mais aplicativos desenvolvidos e reduzimos por uma questão de governança”, complementa.
Após o Hackathon, a Globo teve um crescimento de 30% do consumo da Power Platform como um todo, Power BI, criação de Dashboards, além de aplicativos em Power Automate. Hoje, a organização conta com aproximadamente 16.000 dashboards em Power BI, 3.600 aplicativos em Power Apps, com aproximadamente 5.800 fluxos em seu ambiente, rodando até um milhão de fluxos por mês.
Outro aplicativo que rendeu bons frutos foi o Set Alocação, este realizava a locação de cenários durante a pandemia, mantendo a segurança dos funcionários, durante o planejamento das produções do Entretenimento – que é uma área crucial da empresa.
“Tínhamos as imagens dos nossos cenários, das cidades cenográficas e tudo isso dentro de um aplicativo em Power Apps para o diretor responsável escolher o set, o cenário que quer montar, adicionar quantas pessoas terão, quais os artistas participariam daquela cena, figurino e maquiagem. Então, montava-se uma estrutura em que todos recebiam as informações através de email, um fluxo em Power Automate. Os artistas iam para o set correto, a roupa estava separada, alocada no camarim com tudo o que fosse necessário”, explica Sabrina.
Ressalta-se também a importância do Microsoft Unified, para o engajamento de serviços de valor agregado tais como treinamentos, customizações e advisory sobre a solução, bem como toda uma estrutura de resolução de incidentes de forma ágil, elementos importantes para a jornada de evolução da Globo.
Desenvolvimento a todo vapor
O desenvolvimento de aplicativos se espalhou por toda a empresa, indo dos Recursos Humanos até o setor de Performance de Dados, passando pelas áreas de Jornalismo e Entretenimento. Com esse volume de soluções a empresa criou um Centro de Excelência de Power Plataform, e hoje é grande o número de áreas dentro do Grupo Globo onde as soluções low code da Microsoft estão presentes, o que trouxe como resultado um empoderamento para seus colaboradores, segundo Sabrina.
“Nossa satisfação está nas alturas. Eu sempre falo que nem tudo a gente consegue fazer com a plataforma, mas conseguimos quase tudo. É muito gratificante ver que as pessoas conseguem trabalhar cada vez mais de forma mais inteligente, e, para mim, esse é o maior ganho que temos. Temos times multidisciplinares fazendo coisas maravilhosas dentro da empresa”, finaliza.