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NINHO® convida consumidores a conhecerem jornada sustentável da marca e lança embalagens comemorativas

Novidade tem como objetivo celebrar marcos importantes da jornada de NINHO® e levar informações ao consumidor sobre as práticas regenerativas realizadas no campo, bem como o impacto socioambiental positivo impulsionado pela marca

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A Nestlé® prioriza e acelera o incentivo de práticas regenerativas nas fazendas que fornecem leite para a companhia, tendo o compromisso de, no Brasil, obter 30% das principais matérias-primas (leite, café e cacau) por meio de práticas regenerativas até 2025. Neste contexto, a marca NINHO® possui um programa que incentiva e remunera produtores e parceiros a adotarem práticas sustentáveis e regenerativas, contribuindo para a jornada de neutralização das emissões de carbono.

E, para aproximar o consumidor das práticas realizadas nas fazendas, NINHO® lança embalagens comemorativas com o mote A Diferença que vem da fazenda para celebrar mais de 300 milhões de copos de leite vindos de fazendas que adotam práticas avançadas de agricultura regenerativa focadas em três pilares: cuidados com o solo, redução do uso da água e bem-estar animal. São embalagens que unem conhecimento sobre sustentabilidade à tecnologia, em uma edição limitada da linha NINHO® Forti+, nas versões instantâneo e integral.

Em cada uma das latas especiais, um QR Code direciona o consumidor para uma página no site da marca com conteúdos que explicam como NINHO® tem transformado a produção de leite junto aos produtores. As embalagens estarão nos pontos de vendas das regiões sudeste e centro-oeste, a partir de janeiro.

As fazendas fornecedoras de NINHO® com práticas regenerativas representam, juntas, mais de 30 mil vacas vivendo em ambientes climatizados que proporcionam mais conforto e saúde; nos cuidados com o solo, as práticas regenerativas contribuem com a redução do impacto em uma área equivalente a 7 mil campos de futebol; e desde 2020, já se economizou o equivalente a 75 milhões de litros por meio da gestão do uso da água. Medidas que estão alinhadas à meta de descarbonização da Nestlé para reduzir suas emissões pela metade até 2030 e atingir emissões líquidas zero em 2050.

“Acreditamos que as práticas sustentáveis e regenerativas incentivadas pela Nestlé vem transformando a produção de leite nacional. A marca Ninho tem um papel relevante nessa jornada de transformação e no futuro dos nossos brasileirinhos. As embalagens comemorativas visam aproximar do consumidor o trabalho e pioneirismo que estão sendo feitos no campo e conscientizá-lo sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, explica Stephanie Arnesen, diretora de Lácteos na Nestlé Brasil.

Programa Nature por NINHO®

A Nestlé conta com o programa Nature por NINHO®, direcionado à cadeia do leite, que incentiva e remunera o produtor de acordo com adoção de práticas regenerativas classificadas como Bronze, Prata e Ouro. Estas práticas objetivam o aumento da biodiversidade e saúde do solo por meio do cultivo mínimo, do plantio de cobertura, diversidade e rotação de culturas, além das medidas de manejo e inclusão de dejetos no plano de fertilização do solo. As práticas também abrangem conservação dos recursos hídricos, e ações de saúde e bem-estar animal. Hoje, 176 fazendas já são certificadas no programa entre as categorias Prata e Ouro, o que significa mais de 14 milhões de litros de leite produzidos por mês, em mais de 11 mil hectares, que já vêm adotando práticas de agricultura e pecuária regenerativas e é por meio da agricultura regenerativa que a Nestlé está promovendo a descarbonização da cadeia.

Parceria com a Embrapa

De forma pioneira, em 2021 a Nestlé assinou a parceria com a Embrapa para a pecuária de leite de baixo carbono e firmou o compromisso de transformar a primeira fazenda Net Zero em emissões de carbono no Brasil. São iniciativas que sustentam o compromisso global pela redução das emissões de gases de efeito estufa, por meio de práticas de agricultura regenerativa nas propriedades fornecedoras, compartilhamento dos dados científicos mais atuais sobre o tema e dicas práticas da atuação em campo.

Em fevereiro, Nestlé e Embrapa anunciaram o desenvolvimento do primeiro protocolo nacional para pecuária de leite de baixo carbono. A iniciativa envolve a criação de diretrizes para os produtores em temas como manejo do solo, bem-estar dos animais, tratamento e destinação de dejetos, além de uma calculadora que mostrará o balanço de carbono equivalente das propriedades leiteiras em diferentes biomas e sistemas de produção, com um retrato individualizado para as fazendas – e consequente plano de ação personalizado, com ações coordenadas.

 

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