A LATAM Airlines foi o grande destaque na 8ª edição do Brasil Design Award (BDA) 2018, ocorrido em São Paulo, sendo homenageada como Cliente do Ano. O projeto desenvolvido com a consultoria de marca Interbrand recebeu diversas premiações pelo lançamento da nova marca, incluindo o Grand Prix na categoria Branding, além de mais duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, totalizando oito premiações e tornando-se a grande vencedora desta edição.
“Conquistar uma premiação nacional com tamanha relevância reforça a importância do trabalho que temos desenvolvido desde 2014 para consolidar a marca LATAM. Para nós, mais do que um reconhecimento de seu design, consideramos que esse prêmio celebra nossa busca constante pela excelência dos produtos e serviços e dos esforços feitos para comunicar a marca”, afirma Eduardo Costa, diretor de Comunicação e Customer Experience do Grupo LATAM Airlines.
A criação da marca LATAM é fruto de um amplo estudo realizado em diversos países e representou um feito histórico no setor de aviação por unir duas das mais importantes e tradicionais companhias aéreas do mundo, LAN e TAM. A nova marca incorpora as cores que expressam os valores e a identidade da empresa, elegante e eficiente com seus tons de índigo e branco, além do caloroso e atencioso representado pela cor coral. Desta forma, a criação do nome LATAM, além de somar os legados das empresas, representa o compromisso de ser a referência em seu setor e em sua região de origem.
A marca desenvolvida foi desdobrada e aplicada em todos os mercados onde a empresa opera, nas fachadas das lojas e check-ins; aeronaves (interior e exterior); uniformes de tripulantes e funcionários de terra; canais de venda e contato com o cliente, como site e redes sociais; entre outros, que envolveram equipes e anos de intenso trabalho.
“O fato de a LATAM receber a Homenagem de Cliente do Ano, especialmente nesta edição, é extremamente gratificante, tendo em vista toda a evolução da premiação, sua representatividade cada vez mais latino-americana, ultrapassando as fronteiras do Brasil, e a qualidade criativa excepcional que vimos em todas as categorias”, afirma Beto Almeida, Diretor Geral da Interbrand.
Além dos prêmios recebidos pelos projetos com a LATAM Airlines, a Interbrand também foi a consultoria de branding com o maior número de prêmios no BDA 2018, no total de 28, um deles a de Agência do Ano.
Os prêmios da LATAM no BDA 2018
- Homenagem de Cliente do Ano
LATAM Airlines - Grand Prix
Categoria: Branding
Empresa: Interbrand
Case: “LATAM: Da América Latina Para o Mundo” - OURO
Categoria: Branding/Arquitetura de Marca
Empresa: Interbrand
Case: “LATAM: Da América Latina Para o Mundo” - OURO
Categoria: Design Gráfico/Design de marca – Grandes empresas
Empresa: Interbrand
Case: “LATAM: Da América Latina Para o Mundo” - PRATA
Categoria: Craft For Design/Pictograma
Empresa: Interbrand
Case: “LATAM: Os Ícones de Uma Região” - PRATA
Categoria: Craft For Design/ Família Tipográfica
Empresa: Interbrand
Case: LATAM Sans - BRONZE
Categoria: Craft For Design/Fotografia para Design
Empresa: Interbrand
Case: “LATAM: Um Olhar Sobre a America Latina” - BRONZE
Categoria: Design Editorial/Publicações Corporativas
Empresa: Interbrand
Case: “LATAM: A Narrativa de uma Jornada”
Sobre o Brasil Design Award
O Brasil Design Award é o principal festival de design da América Latina. Organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), tem como objetivo reconhecer e destacar a capacidade criativa, inovadora e financeira do design na geração de resultados positivos para as empresas, além de promover uma discussão construtiva sobre a evolução do papel do design na vida de cada um e em nossa sociedade. Em sua 8ª edição, cerca de 600 projetos foram inscritos no “Brasil Design Award 2018”. Deste total, 300 foram selecionados e avaliados por um júri de 138 especialistas, em 10 categorias e 78 subcategorias, dando ainda mais voz e visibilidade ao design brasileiro.