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Friboi reduz resíduos e aprimora gestão na logística com monitoramento de temperatura via satélite

Adoção do QR Code evita a geração de cerca de 15 toneladas de resíduos por ano nas operações e permite acompanhamento em tempo real pelos clientes

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Divulgação

A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, está avançando para tornar a sua cadeia logística ainda mais sustentável. Por meio de um novo sistema de monitoramento de temperatura via satélite dos seus caminhões refrigerados, com o uso de QR Codes, o negócio evita a emissão de mais de 15 toneladas (ton) de resíduos ao ano, principalmente plástico. Mais recentemente, esse sistema de monitoramento passou a ser compartilhado com os clientes, que passaram a ter dados mais precisos e salvos em sistema.

De acordo com a Friboi, a troca de termógrafos descartáveis pelos QR Code tem evitado 13,5 ton de plástico, 0,6 ton de papel e 1,5 ton de metal. Isso porque, em todo final de cada entrega, os termógrafos precisavam ser descartados. Além de reduzir a geração de resíduos, cerca de 30 ton de gás carbônico (CO2) deixam de ser emitidas por ano para a atmosfera com o novo sistema. Essa substituição também promove a redução do uso de 1 milhão de litros de água.

O monitoramento de temperatura via satélite, iniciado pela JBS em 2013, visa garantir a qualidade do transporte do produto resfriado/congelado ao longo de toda a viagem, permitindo a atuação do motorista e da empresa de monitoramento de forma imediata em casos de desvios de temperatura. Esse método de controle pelo QR Code facilita o acesso à informação pela empresa e pelo cliente, que é disponibilizada de forma atualizada e digitalmente, e não mais por fita gráfica de papel (termógrafo).

“Com o monitoramento, nossos transportadores e clientes podem acompanhar as informações de nossa cadeia logística a partir do celular. Isso traz ainda mais agilidade e modernidade ao processo, sem haver qualquer dano à segurança”, destaca Gilmar Schumacher, diretor de Logística da Friboi. Essa tecnologia está disponível nos caminhões de grande porte usados na operação da empresa.

Toda a operação ocorre em parceria com a empresa Opentech, que faz a integração dos rastreados nos veículos de transporte frigorífico. O processo passa também por análise da equipe de qualidade da Friboi. “Nossa equipe verifica as especificações dos equipamentos para assegurar a eficácia desse monitoramento, além da realização de testes e medições de temperatura para garantir a segurança da informação e a qualidade do produto final”, explica Maria Emília Raucci, diretora de Qualidade da Friboi.

Mariana Mattos, gerente de CRM, e Klever Vendrame, gerente de Logística da Friboi, explicam que esta mudança permite vários benefícios para a companhia, clientes, consumidores, parceiros e comunidade. “Conseguimos dar ao motorista controle pela carga e para o cliente o acompanhamento digital da informação do produto”, diz Vendrame. “Garantimos a qualidade do produto final aos nossos consumidores com ação imediata durante os desvios e à comunidade a garantia de um avanço com a sustentabilidade”, completa Mattos.

Essa iniciativa se soma a outras ações da Friboi para descarbonizar as suas operações logísticas. Recentemente, a Companhia anunciou a ampliação da sua frota de caminhões 100% elétricos refrigerados, de 10 para 53 veículos, até janeiro de 2023. Com a iniciativa, a companhia reforça a distribuição sustentável dos seus produtos, em viagens locais dentro de centros urbanos, para os seus clientes em 10 estados brasileiros. A ampliação da frota permitirá que a Friboi deixe de emitir cerca de 1,6 mil ton de CO2 por ano na atmosfera.

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