Entre a última sexta-feira e domingo (30 de dezembro de 2022 a 1º de janeiro de 2023), os segmentos do comércio físico e online que mais ampliaram o faturamento na comparação com o igual período de 2021 foram os parques (+187%), seguidos por fast food (+108%), clubes (+74%), lojas de cervejas, vinhos e bebidas alcóolicas (+52%), e bares e choperias (+39%), apontam dados da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco.
Além de passear, comer e beber, os brasileiros também viajaram mais nesta última virada do ano, corroborando comportamentos típicos adotados pelas pessoas para as festas de ano novo. Os gastos com transporte aéreo cresceram 117%, o faturamento das agências de turismo subiu 86% e o de hospedagem, 33%, destaca Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.
No cenário geral do varejo no final de semana analisado, houve avanço de 15% no número de transações realizadas, e de 11% no faturamento total. A adoção do comportamento de compras no e-commerce segue se destacando, com crescimento de 58% no valor total transacionado, e de 27% na quantidade de operações. Ainda no online, considerando os gastos no atacado e no varejo, a evolução foi de 34% no faturamento e de 29% no número de transações.