O BNDES Garagem – Negócios de Impacto, iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) voltada para o fomento do empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups de impacto que queiram contribuir com a resolução de problemas sociais e/ou ambientais, premiou na quinta (8) as vencedoras do Demoday 2023, evento que dá reconhecimento aos participantes do programa de aceleração. No estágio de Tração a vencedora foi a Trampay, startup que oferece suporte para prestadores de serviço por meio de um banco digital em que o usuário recebe pagamentos e encontra soluções financeiras, como adiantamento de recebíveis, além de acessar o marketplace e encontrar seguros, assistências e pontos de apoio, essenciais para sua jornada de trabalho, que recebeu o prêmio de R$ 30 mil. Já no estágio de Criação, a campeã foi a Nosso Mangue, startup que promove a recuperação, preservação e conservação dos manguezais por meio da concessão de áreas para empresas ou pessoas, com o objetivo de compensar os gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa, que recebeu o prêmio de R$ 20 mil.
Ao final do ciclo de desenvolvimento, o Demoday premia as ações de maior destaque em cada edição. A metodologia de aceleração do programa conta com a parceria de três organizações referências no ecossistema de empreendedorismo: Artemisia, Wayra e Liga Ventures e ajuda as startups a avançar no mercado e potencializar seu impacto socioambiental.
O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o novo presidente do banco estatal, Aloizio Mercadante. Para ele, o apoio à inovação deve andar de mãos dadas com ações de impacto socioambientais. “Nós vamos dar muita importância para o BNDES Garagem. Queremos aumentar a escala, fazer parcerias com instituições e entidades da área de inovação que podem fortalecer essas empresas inovadoras. O BNDES quer fomentar essas empresas, esse empreendedorismo, especialmente aqueles que têm grande impacto para melhorar a vida do povo brasileiro”, declarou o dirigente.
Já Felipe Alves, head do Consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures), destaca a importância do programa, que além de acelerar o desenvolvimento das startups, atua como vitrine para essas empresas se conectarem com fundos de investimento e empresas que buscam soluções para fortalecer sua atuação ESG. “Muitos empreendedores chegam ao programa com boas ideias, mas com desafios de conexão com o mercado. O BNDES Garagem prova que por meio de mentorias e conexões estratégicas, é possível apoiar o amadurecimento da visão de impacto das iniciativas, fortalecer seus modelos de negócio e torná-las mais atrativas para investidores, clientes e parceiros”, afirmou o executivo.
Para o CEO da Trampay, vencedora do estágio Tração, participar do programa representou a chance de ampliar a rede de contatos e oportunidades, o que foi fundamental para iniciar a escalar o negócio. “Gostaria muito de agradecer toda a estrutura que nos ofereceram aqui e, com certeza, começa um novo momento para nós. A Trampay que entrou é outra empresa agora, com novas descobertas, com uma nova visão de impacto. Hoje é só o início de uma nova era que chega para o nosso negócio”, afirmou Jorge Junior, fundador da startup. Já para Mayris Nascimento, CEO da Nosso Mangue, a iniciativa surgiu como uma chance de amadurecer a tese e encarar os próximos desafios com mais propriedade de atuação. “Vencer o Demoday é a realização de um sonho de uma criança que sempre sonhou em mudar o mundo de alguma forma. Hoje o Nosso Mangue é o reflexo de tudo o que sonhei quando criança, não só uma devolutiva para a natureza, é uma devolutiva para a sociedade de que é possível ser a mudança que queremos ser no mundo ”, define.
Conheça um pouco mais sobre as finalistas do programa:
ESTÁGIO TRAÇÃO
Ela Faz Tecnologia, Maranhão
Plataforma educacional que capacita e conecta profissionais mulheres autônomas a clientes, a Ela Faz Tecnologia. Oferece cursos de qualificação profissional e presta serviços utilizando a mão de obra dessas profissionais formadas.
Medicou, Goiás
Modelo de atendimento médico “semipresencial”, com a solução desenvolvida pela Medicou.Net, o paciente passa por uma triagem presencial, com a aferição de sinais vitais, e um especialista de outra cidade é capaz de tratar esse paciente remotamente, o que evita a falta de acesso a tratamentos especializados.
N2, São Paulo
A N2, oferece uma plataforma que escala a orientação financeira por meio de profissionais certificados para conversar com as pessoas, entender suas realidades e ajudá-las a resolverem suas dores financeiras imediatas. Oferecem também planejamento orçamentário (open banking) e o Curso Interativo, um chatbot com vídeos-teste de 1 a 3 minutos que permite medir o aprendizado do usuário.
Nofront, São Paulo
A NoFront é uma plataforma digital que leva educação financeira de qualidade, principalmente à população negra e periférica, através de metodologias de educação financeira que articulam músicas de rap, economia e cultura popular.
Tindin, Paraná
A Tindin oferece ambiente virtual de aprendizagem gamificado, dentro do metaverso, para resolver o problema da falta de acesso à educação e letramento financeiro para crianças e jovens.
Trampay, Distrito Federal
A Trampay é uma plataforma que entrega suporte para prestadores de serviço. Por meio do banco digital, o usuário recebe pagamentos e encontra soluções financeiras, como adiantamento de recebíveis, além de acessar o marketplace e encontrar seguros, assistências e pontos de apoio, essenciais para sua jornada de trabalho.
VerdeNovo, Distrito Federal
A VerdeNovo promove a restauração de áreas degradadas ambientalmente por intermédio entre coletores de sementes nativas e o mercado, apoiando a restauração ecológica no Bioma Cerrado.
ESTÁGIO DE CRIAÇÃO
Game Mind, Rio Grande do Norte
A Game Mind é uma plataforma on-line de jogos digitais inovadores para aprendizagem de matemática e língua portuguesa. Visa criar uma cultura de inovação nas escolas e desenvolver competências e habilidades.
Honco, São Paulo
A Honco, um software desenvolvido para navegação de pacientes oncológicos, tem o objetivo de reduzir o tempo do início do tratamento e proporcionar uma experiência melhor e mais humanizada para o paciente.
Nosso Mangue, Alagoas
A Nosso Mangue, promove a recuperação, preservação e conservação dos manguezais por meio da concessão de áreas para para empresas ou pessoas, com o objetivo de compensar os gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
Upmat, São Paulo
A Upmat cria conteúdos exclusivos e inovadores por meio de uma plataforma tecnológica, barata, acessível e escalável, para melhorar a performance dos estudantes em Matemática e Raciocínio Lógico.
Compartilha, Ceará
A Compartilha, otimiza a negociação de hemocomponentes entre bancos de sangue para melhorar o cuidado com a população, reduzir o descarte de hemocomponentes e aumentar a disponibilidade desses produtos para quem necessita de transfusão.
Sobre o BNDES Garagem
O BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição do programa, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes. A taxa geral de recomendação do programa por parte das startups foi de 95%, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores.
A segunda edição, lançada em 2021, é focada em impulsionar negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais. A metodologia de aceleração do programa conta com a parceria de três organizações referências no ecossistema de empreendedorismo: Artemisia, Wayra e Liga Ventures. Nas categorias Criação e Tração, a proposta é reunir e apoiar negócios inovadores – que tenham potencial de impacto positivo – em linha com o propósito do BNDES de transformar a vida de gerações de brasileiros, promovendo o desenvolvimento sustentável. A primeira chamada desta edição ocorreu em 2021, contou com mais de 1300 inscrições, e acelerou 45 startups de impacto. Assim como na primeira edição, a taxa de recomendação foi elevada, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores (95%). No ciclo 2 do Programa, realizado entre agosto e dezembro de 2022, outras 44 startups de impacto foram aceleradas. Saiba mais no site.
BNDES | Ao longo de seus 70 anos de história, o BNDES vem sendo o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do país. O Banco também tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia. Atualmente, o BNDES também atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o país na transição justa para uma economia neutra em carbono. Temos como propósito transformar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável.
ARTEMISIA | A Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil, tem como missão potencializar negócios que criam soluções para problemas sociais ou ambientais e provocam impacto positivo por meio da sua atividade principal. Para isso, lidera iniciativas de fortalecimento a negócios de impacto – via programas de aceleração, apoio em pilotos de inovação aberta e articulação de investimento de impacto –; conecta grandes empresas ao universo dos negócios de impacto; e desenvolve conhecimentos sobre o tema. Fundada em 2005, possui atuação nacional e já impulsionou mais de 650 iniciativas de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas.
WAYRA | A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefónica no mundo, investe, escala e conecta startups com corporações e outros parceiros. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em sete hubs (São Paulo, Buenos Aires, Bogotá, Londres, Munique, Madrid e Barcelona) e já investiu mais de 65 milhões de euros em startups. Atualmente, 545 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica. Presente no Brasil desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 83 startups e, atualmente, conta com 26 empresas em seu portfólio, sendo que 50% delas possuem contratos ativos com a Vivo. As áreas prioritárias são educação, saúde, finanças, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), 5G, big data, Advanced Anaytics, Computação em Nuvem (Cloud Computing), cibersegurança, entre outras.
LIGA VENTURES | A Liga Ventures é a maior rede de inovação da América Latina com o propósito de gerar resultados e impacto, conectando as melhores startups às empresas e a todo ecossistema empreendedor. Criada em 2015 é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil, e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de 29 mil startups, mais de 400 startups aceleradas e mais de 500 projetos realizados entre essas e grandes corporações.