Envolver a cadeia de valor e compartilhar as boas práticas da governança corporativa são itens fundamentais da política de responsabilidade socioambiental do Renault Group. Alinhada a estes objetivos, a Renault do Brasil promoveu a primeira capacitação ESG para a Rede.
Concessionários de todo o país participaram da formação, que abordou as ferramentas presentes no Relatório de Sustentabilidade da Renault do Brasil, como a matriz de materialidade da marca, as alavancas de transformação da pauta ESG, e os benefícios que as ações ESG trazem para o meio ambiente e a sociedade com base em uma visão integrada da sustentabilidade do negócio.
“A formação ESG é mais uma iniciativa que alinha a estratégia ESG do Renault Group com a Rede de Concessionárias, envolvendo um dos principais stakeholders da marca para que possamos continuar caminhando juntos nas ações ESG, construindo uma marca cada vez mais responsável e sustentável”, destaca Graziela Pontes, coordenadora do Instituto Renault.
“Neste treinamento compartilhamos a ótica da geração de valor e de como o ESG contribui para a estratégia do negócio. Este é mais um importante passo, que dá ferramentas para que a nossa Rede de Concessionárias possa ampliar a realização de ações socioambientais locais, que transformam a sociedade ao seu redor, afirma Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede na Renault do Brasil.
A formação em ESG passa a integrar o currículo da Renault Academy, centro de treinamento da Renault para rede de concessionárias que segue padrões internacionais da marca. Nos próximos meses o treinamento deve contemplar mais de 500 pessoas, entre consultores de vendas e gestores da rede.
Carmarker, caremaker: a estratégia socioambiental do Renault Group
A estratégia de sustentabilidade, anunciada pelo Renault Group em abril de 2021, insere-se na dinâmica do Renaulution. Esta estratégia adapta o propósito do Renault Group como um roadmap operacional, ajudando na transformação da empresa ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança e atuando em favor da inclusão social, com três pilares:
– A transição ambiental como parte integrante de toda a cadeia de valor: reduzir a pegada de carbono e privilegiar a utilização otimizada dos recursos através do desenvolvimento das nossas atividades de economia circular.
– A segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho: alavancar a tecnologia embarcada em nossos veículos para garantir a segurança dos usuários de nossos veículos e serviços nas estradas e priorizar a segurança dos funcionários no local de trabalho.
– Inclusão, empregabilidade, equidade e solidariedade: promover a inclusão: a mudança para os novos negócios de eletrificação, dados e economia circular será alcançada apoiando a evolução de competências e promovendo a diversidade dentro do Grupo.
Matriz de materialidade da Renault do Brasil
Alinhada à estratégia socioambiental do Renault Group, em 2021 a matriz de materialidade da Renault do Brasil foi atualizada em conjunto com os principais stakeholders internos e externos da marca. A matriz consiste na priorização dos temas que representam os impactos ambientais, sociais e de governança mais significativos para a empresa e seus stakeholders, definindo nove temas materiais, que norteiam a estratégia ESG da empresa:
- Ética de transparência.
- Emissões de gases de efeito estufa na produção e demais atividades, saúde e segurança dos colaboradores.
- Saúde e segurança dos colaboradores.
- Qualidade dos veículos.
- Satisfação dos Clientes.
- Segurança dos passageiros e usuários no trânsito.
- Ecoeficiência do produto.
- Desenvolvimento dos territórios onde a empresa opera.
- Diversidade e Inclusão.