A Honda decidiu finalmente colocar em operação a fábrica de Itirapina/SP. Pronta desde 2015, a fábrica estava fechada à espera de uma movimentação positiva da economia brasileira. Agora, a marca optou por transferir gradativamente a produção dos automóveis de Sumaré (SP) para Itirapina (SP). As operações começam em 2019 e a
tendência é que todos os modelos da marca sejam feitos lá até 2021.
De acordo com a Honda, a fábrica de Sumaré/SP será responsável como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Por conta dos investimentos recentes na unidade ela será responsável pela produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Ferramentaria; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística.
A cidade de Itirapina/SP que possui voltou a criar uma expectativa para geração de emprego. A expectativa de geração de empregos na cidade de 17 mil habitantes, que mobilizou boa parte dos moradores no período das obras, está voltando. No entanto, a Honda vai começar inicialmente empregando apenas 200 funcionários, todos eles transferidos de sua fábrica de Sumaré (SP).