As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo na tarde de ontem (3) deixaram um rastro de destruição e prejuízos. Em São Paulo, cerca de 1,5 milhão de pessoas ainda estão sem luz, gerando um prejuízo incalculável para o comércio.
O apagão teve início por volta das 16h desta sexta-feira e atingiu bairros de toda a capital paulista, incluindo a região central, Zona Oeste, Zona Sul e Zona Leste. A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade, prevê normalização do serviço até a próxima terça-feira (7).
O desabamento de árvores e postes de luz causou também a interrupção do fornecimento de internet, telefonia e até água em alguns locais.
As chuvas em São Paulo causaram um grande impacto na cidade, deixando um rastro de destruição e prejuízos. O apagão que atingiu a capital paulista deixou cerca de 1,5 milhão de pessoas sem luz, gerando um prejuízo incalculável para o comércio.
A falta de energia em São Paulo representa um impacto significativo para o comércio local. Além dos transtornos operacionais que afetam a capacidade de processamento de pagamentos e iluminação das lojas, a interrupção de energia também pode causar a perda de produtos perecíveis, como alimentos refrigerados, resultando em prejuízos financeiros diretos. Além disso, a impossibilidade de realizar transações eletrônicas e manter sistemas de segurança ativos torna o comércio mais vulnerável a perdas por furtos e roubos. Em última análise, a falta de energia não apenas impacta a capacidade das empresas de atender aos seus clientes, mas também gera consequências econômicas que afetam negativamente o setor.
A ENEL informou que o vendaval que atingiu São Paulo na sexta-feira causou severos danos na rede de distribuição de energia, sendo o mais forte dos últimos anos. A empresa está trabalhando incansavelmente na reconstrução dos trechos afetados, priorizando casos críticos e serviços essenciais. Devido à complexidade dos reparos, alguns casos podem demandar mais tempo.
Confira a nota completa enviada pela ENEL:
“Atenção, São Paulo!
O vendaval que atingiu São Paulo na última sexta-feira (3), acompanhado de um forte temporal, foi o mais forte registrado em nossa área de concessão nos últimos anos e atingiu de forma severa a rede de distribuição de energia. Nossas equipes trabalham 24 horas para reconstruir os trechos destruídos.
A companhia está restabelecendo de forma gradual o serviço, dando prioridade aos casos mais críticos, como serviços essenciais. Devido à complexidade do reparo, principalmente nos pontos que sofreram grande impacto e demandam substituição de cabos, postes e transformadores, alguns casos podem levar mais tempo. Estamos com mobilização total de nossas equipes em várias frentes, como call center e operação, para agilizar a normalização do serviço a todos os clientes impactados.
Para registrar falta de energia, orientamos que usem os canais digitais – app Enel São Paulo e agência virtual do site www.enel.com.br. Caso apareça uma mensagem de erro ao efetuar o chamado pelo aplicativo, significa que já sabemos que você está sem energia. Se já realizou a sua solicitação, é preciso aguardar o atendimento das equipes.”