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Em ação para Black Friday, Cestinha gigante da Americanas invade o Brasil com ofertas e brindes

Estratégia da marca é focada em combinar comunicação regional com nacional

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Durante o mês de novembro, Americanas realiza também o Cesta Truck, ação inédita com um caminhão de ofertas para os brasileiros

A Black Friday de 2023 será no dia 24 de novembro, mas a Americanas já está com suas ofertas prontas para o mês inteiro atendendo a expectativa dos consumidores brasileiros. Este ano, as ofertas são as grandes estrelas do evento na Americanas. Com a campanha “Black Friday Americanas – Famosa pelas ofertas” (https://www.americanas.com.br/especial/black-friday), a marca promoverá uma regionalização da comunicação das promoções, considerando as especificidades de consumo de cada localidade. Uma das principais ações da campanha, desenvolvida em parceria com a WMcCann, é o Cesta Truck, em que o ícone da marca, a cestinha vermelha, ganha uma versão gigante que percorrerá o Brasil levando ofertas e brindes exclusivos. Há milhares de ofertas de diversas categorias de produtos. Entre elas, há destaques para promoções de celular, geladeira e air fryer no site, no app e nas centenas de lojas físicas.


A campanha é sustentada por três importantes pilares: Cliente, com todas as customizações e necessidades; Porta-voz Original, que é a força da loja física e dos gerentes de lojas espalhados pelo Brasil, somados aos dados e informações do digital; e “Oferta”, que é a principal estrela do evento.

“Líder nos principais rankings da data em 2022, a Americanas é a maior varejista do Brasil, com centenas de lojas espalhadas por todos os estados e cantos do país. Estamos onde o consumidor está e o conhecemos como ninguém. Por isso, este ano, vamos aproveitar este knowhow conquistado ao longo de quase um século de existência para promover também uma comunicação regionalizada das ofertas. E vamos oferecer aquilo que o cliente mais quer na Black Friday: ofertas imperdíveis e descontos nas lojas, site e app”, afirma o CMO da Americanas, Washington Theotonio.

Seguindo a estratégia de regionalização da comunicação das ofertas, a Americanas contará com o “Cesta Truck”, ação inédita em que um caminhão personalizado com a famosa cestinha vermelha da marca em uma versão gigante – mais de 4 metros. Até o dia 24 de novembro, o Cesta Truck passará por treze cidades do Nordeste ao Sudeste do país, somando 120 horas de ação. Na ativação, ainda serão distribuídos brindes da marca para o público, como canetas, bonés, chaveiros, squeezes, toalhas e cartelas de adesivos. O projeto é uma parceria da Americanas com a agência WcMcCann.

“Comunicar as ofertas de Black Friday são sempre um desafio porque as decisões de compra nessa época do ano estão muito ligadas à eficiência da mensagem. Por esse motivo construímos para a campanha deste ano uma narrativa que se baseia na conexão afetiva da marca Americanas e no seu reconhecimento como líder nos melhores preços”, explica Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio.

Os gerentes de lojas da Americanas, famosos por divulgar nas redes sociais ofertas diárias das lojas de suas cidades, também são um grande pilar estratégico da marca para a Black Friday. Tendo uma importante proximidade com os clientes de diferentes localidades, eles farão comunicações sobre as melhores promoções. E a ativação se desdobra, com celebridades xarás, de mesmo nome dos gerentes, reagindo aos vídeos e participando da campanha com conteúdos em suas próprias redes. Nomes como Deborah Secco, Rafael Portugal e Yasmin Castilho já estão confirmados na ação, contratados pela Stage.

“Estamos muito animados com a ação do Cesta Truck. Queremos sair do lugar comum e realizar ações que ficarão guardadas para sempre na memória dos nossos clientes. E os gerentes de lojas são uma importante força de vendas para a Americanas, pois são porta-vozes originais de nossa marca e possuem uma grande identificação com os clientes de cada região, entendendo seus hábitos e necessidades de consumo. Por isso, eles serão peças fundamentais em nossa campanha de Black Friday, celebrando diferentes sotaques e perfis “, explica Theotonio. “Além disso, também vamos lançar a nova assinatura, que foi feita com base em muita pesquisa e que terá a tag line “Passou, cestou”. O passou vem de “passadinha” na Americanas, um hábito do brasileiro e uma força da loja física, e o “cestou” remete a cesta da Americanas, um ícone funcional e visual presente na loja, no app e no site e uma memória afetiva importante da marca”, complementa.

A Americanas tem uma estratégia ominchanel para a Black Friday. A companhia contratou informes publicitários na TV Globo, com exibição durante os principais programas nacionais, além de inserções de spots em rádios de diversas cidades. As lives da Americanas também vão agitar o mês levando muito entretenimento e ofertas para o público. Ao todo, são 14 lives com transmissão no app Americanas, Instagram, Facebook e TikTok.

Além disso, por meio do americanas advertising, hub de retail media da Americanas S.A., marcas, indústrias e parceiros do marketplace fortalecerão suas estratégias de vendas explorando as diversas soluções omnichannel que o hub oferece, como: ações de trade marketing, painéis digitais, banners em lojas físicas, redes sociais, mídia display e produtos patrocinados no site e app Americanas, além de parcerias em campanhas de TV aberta e publicidade digital. Um dos objetivos com a campanha é alcançar 90% da população brasileira com as diferentes mídias na Black Friday.

 

Durante todo o mês, os consumidores poderão comprar da forma mais conveniente, podendo escolher se querem receber ou retirar o produto em loja, de acordo com suas necessidades. Com uma Black Friday multicanal, a marca garante, mais uma vez, uma Black Friday fortalecida pela conveniência e entregando a melhor experiência de compra para os clientes.

 

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann
Cliente: Americanas
Produto: Americanas
Nome da campanha: Black Friday2023
Time do Cliente: Washington Theotonio, Aline de Oliveira, Daniela Beigler Negraes Moraes, Gerson Soares Ferreira, Ana Ruiz Borges de Araujo, Angela Fujita e Raissa Zylberglejd
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Dani Ribeiro.
VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
Diretor de Criação Executivo: Ricardo Weitsman
Diretor de Criação Associado: Felipe Gomes
Criação: Ricardo Weitsman, Felipe Gomes, Bruno Reche e Durval Filho
COO & CSO: Renata Bokel
Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate, Pedro Hypolito e Evelyn Cristina
Diretora de conteúdo: Patrícia Colombo
Conteúdo: Stella Soares Peixinho, Natália Pennacino, Rodolfo de Oliveira e Daniella Brandão
Atendimento: Bianca Almeida, Tarso Campos e Caroline Botelho
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Patricia Oliveira, Ronny Alvarado, Elaine Moraes, Gabrielle Hoffmann e Luciana Ferreira
BI: Carla Ornelas, Isabella Bertoluci, Daniel Porto e Leonardo Kerkhoff
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Produtora Filme: Play9
CPO: Tato Bono
Direção: Thiago Artimonte
Direção de Fotografia: Alexandre Baxter
Produção Executiva: Rodrigo Moreira
Coordenação de Produção: Marcelo Cintra
Atendimento: Rosana Teixeira e Júlia Motta
Pós produção: Zefini-Pós
Produção Integrada: Bianca Repsold, Mariana Veronez, Vitor Hugo Faria, Evelyn Cabral Produtora: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Atendimento: Carol Peternelli
Projetos: Erika Casal, Samantha Faria e Gustavo Tupinambá
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Produtor gráfico: Nereu Marinho Manipulação: Ciro Sollero
Gerente de pós-produção: Mauricio Martim
Finalizador: Claudio Costa

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