O Grammy Latino anunciou na noite desta quinta-feira, 16 de novembro, os vencedores da edição 2023 da premiação. Em cerimônia realizada em Sevilha, na Espanha, a Som Livre – gravadora brasileira com o maior número de indicações desta temporada – arrebatou quatro gramofones em reconhecimento ao trabalho de três grandes artistas: Marília Mendonça, Tiago Iorc e Planet Hemp, vencedor em duas categorias.
A faixa “Tudo O Que A Fé Pode Tocar”, de Tiago Iorc, que concorreu como Melhor Canção Em Língua Portuguesa, foi a primeira a levar o prêmio. Na sequência, o disco “Decretos Reais”, da eterna Marília Mendonça, foi eleito Melhor Álbum de Música Sertaneja. Por fim, a banda carioca Planet Hemp levou as duas categorias em que disputou – Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa com “JARDINEIROS” e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa com “DISTOPIA” (feat Criolo) -, em um merecido reconhecimento pelo primeiro trabalho inédito após um hiato de 22 anos do grupo.
Com 11 indicações ao todo, além dos vencedores Tiago Iorc e Planet Hemp, compareceram à cerimônia de abertura outros nomeados do cast da Som Livre, como Filipe Ret (Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela faixa “Good Vibe”), Hodari (Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa pelo disco “Hodari”) e Luthuly (Melhor Vídeo Musical Versão Curta pelo clipe de “Fixação”).
Completando a lista de nomeações da gravadora, o álbum “Desse Jeito”, de Maria Rita, disputou na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode. A dupla Jorge & Mateus, por sua vez, também estava no páreo de Melhor Álbum de Música Sertaneja pelo projeto “É Simples Assim (Ao Vivo)”. Já Tiago Iorc, além da indicação a qual venceu, concorreu ainda a Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação, ambos pelo disco “Daramô”.
Veja abaixo a lista completa dos artistas vencedores da Som Livre:
Melhor Canção em Língua Portuguesa
“Tudo O Que A Fé Pode Tocar” – Tiago Iorc
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
“DISTOPIA” – Planet Hemp
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
“JARDINEIROS” – Planet Hemp
Melhor Álbum de Música Sertaneja
“Decretos Reais” – Marília Mendonça