A luta antirracista é traço fundamental da história rubro-negra. Desde sua fundação, o Flamengo é um fenômeno inclusivo e democrático, servindo como instrumento para combater qualquer desigualdade. No mês que valoriza a luta contra o racismo, o Rubro-Negro lança a camisa da consciência negra, que terá parte da renda revertida para projetos do departamento de Responsabilidade Social do clube.
As camisas alusivas ao Mês da Consciência Negra vão custar R$ 199,99 e você pode comprar em loja.flamengo.com.br e nas lojas físicas do clube. As lojas oficiais também vão vender os patches comemorativos da luta antirracista. Lançados em 2022, os adereços homenageiam sete pilares da causa, elaborados pelo departamento de Responsabilidade Social do Flamengo em 2022, depois de um ciclo de palestras e oficinas com estudiosos do tema.
Camila Nascimento, gerente de Responsabilidade Social do Flamengo, explicou a importância das iniciativas do clube.
“Promover a diversidade e o combate ao racismo é essencial para a justiça social e a criação de ambientes mais inclusivos, que respeitam e valorizam as diferenças étnicas e culturais. Nesse sentido, um clube como o Flamengo tem a capacidade de conscientizar e promover uma compreensão mais profunda sobre questões raciais, incentivando a empatia e contribuindo para a formação de uma cultura mais justa e igualitária”, afirmou.
Patrocinador master do clube, o BRB também participa da iniciativa.
“O BRB apoia mais uma importante iniciativa do Flamengo. Temos o compromisso de incentivar ações de conscientização a respeito da importância da igualdade de tratamento e do respeito, além do combate ao racismo, ao preconceito, e à toda forma de discriminação”, disse Paulo Henrique Costa, presidente do Banco.