Tudo pronto para curtir a onda dos penteados grandiosos, do badminton e dos laços? Ou que tal casamentos hippies com tema dos anos 70 e moda retrô? Prefere uma cozinha com estilo brega e águas-vivas? No lançamento do Pinterest Predicts, você vai encontrar tudo isso e muito mais. Nosso relatório anual de tendências usa o poder dos dados preditivos do Pinterest para apresentar aos consumidores e anunciantes o que acreditamos que vão ser as maiores e mais quentes tendências para 2024.
O modelo exclusivo de identificação de tendências do Pinterest combina arte e ciência para analisar bilhões de pesquisas feitas por mais de 480 milhões de pessoas no mundo inteiro que acessam o Pinterest todos os meses para planejar o que fazer, experimentar ou comprar em um futuro próximo.1 Com as novas tecnologias de aprendizado de máquina, identificamos padrões nos dados e organizamos essas descobertas no relatório Pinterest Predicts, que é um verdadeiro “resumão” para todos que querem saber em primeira mão quais tendências devem emplacar em 2024.
Elaborado pela mesma equipe que antecipou a tendência Decorgumelos de 2023 e previu a chegada da era Um arco-íris no guarda-roupa em 2022, com uma taxa de sucesso de 80% pelo quarto ano consecutivo2, o Pinterest Predicts provou ser um identificador de tendências confiável para consumidores e anunciantes.
A mentalidade do público do Pinterest é realmente o ingrediente secreto. Como as pessoas acessam nossa plataforma para fazer planos, temos uma visão única sobre qual vai ser a próxima grande tendência. Mais da metade dos nossos usuários entram no Pinterest para comprar produtos3 e, este ano, vamos transformar o Pinterest Predicts em uma experiência de compras com a loja de tendências online. O Pinterest também está abrindo a primeira loja física temporária na cidade de Nova York, um evento de cinco dias onde os clientes podem comprar e experimentar as maiores tendências de 2024.
O relatório de hoje prevê 23 tendências para 2024 em tópicos como moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem, criação de filhos e muito mais.
Confira as futuras tendências4:
“Vovôcore” – Neste ano, em vez de refletir os conceitos do “novo” e da “juventude”, o setor de moda vai abusar da excentricidade ao olhar para o passado com os óculos de grau dos nossos avôs. O foco vão ser as peças retrô
e os looks vintage personalizados, já que a geração Z e os boomers lideram o crescimento nas pesquisas por
“estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.
“Viva a água-viva” – Lançamento em primeira mão: da decoração à alta costura e ideias de beleza, em 2024, nossa musa vai ser a transparente e fascinante água-viva. A geração Z e os millennials estão impulsionando essa tendência, com pesquisas por itens, roupas e até mesmo cortes de cabelo inspirados por esse misterioso animal marinho, como “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.
“Uma gracinha de cozinha” – No próximo ano, a geração X e os boomers vão investir no design da cozinha,
com itens clássicos (o pinguim de geladeira não pode faltar!), eletrodomésticos vintage e cores berrantes como o rosa retrô.
Em baixa: cozinha tradicional rústica. Em alta: cozinha brega.
“Cantinho do café” – A vibe agora é montar um ambiente de cafeteria em casa. Com pesquisas por termos como “cafeteria
com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”, as pessoas estão criando o espaço perfeito para curtir com os amigos no aconchego do lar.
“Mais é mais” – Em 2024, na hora de escolher estilos e acessórios, a regra é uma só: menos básico e mais borogodó. Os millennials e
a geração Z vão liderar a procura por looks grandes e grandiosos para combinar com seu estilo ousado.
“Azul a mil” – O azul está no ar. E também na sombra, na sobrancelha, nos cabelos e nas unhas das pessoas, independente do gênero. Em 2024, essa tendência de beleza versátil e ousada vai ganhar destaque com uma mãozinha da geração Z e dos millennials. E você, já escolheu seu tom preferido?
“Lançando laços” – Um laço pode ser um detalhe fofo e delicado, mas também pode ser um look inteiro que rouba a cena por onde passa. Todas essas versões vão ganhar as ruas em 2024 graças aos millennials e à geração Z, que têm impulsionado as pesquisas por “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” e muito mais.
“Raquete diferente” – Ninguém vai deixar a peteca cair em 2024. Essa poderia ser só uma frase motivacional, mas é a nova estética que os millennials e a geração Z vão trazer das quadras para as ruas: o badminton. E vemos isso com o aumento nas pesquisas por “roupa de badminton”, “jogando badminton” e até “conversa fiada sobre badminton”.
“O amor é hippie” – Os casamentos de 2024 vão ser mais hippies do que nunca: essa inspiração que vem direto dos anos 70 traz flores por toda parte, detalhes boho e, claro, muita música disco.
“Sem desperdício” – Com pesquisas como “receitas com sobras”, as pessoas no Pinterest têm mostrado que a nova tendência é reaproveitar tecidos antigos para criar roupas novas e ter uma visão sustentável até na hora de cozinhar.
“Mashup mexido” – Em 2024, vai ter mais gente misturando pratos que todo mundo ama, como “burger quesadilla” e “pizza pot pie”, para criar receitas tão deliciosas quanto divertidas.
“País tropical” – Com o aumento das pesquisas por termos como “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, já sabemos que não vai faltar inspiração tropical na moda, na decoração e na culinária em 2024.
“De corpo inteiro” – Em 2024, a geração Z e os boomers vão mostrar que nem só de rosto vive o skincare, e que rituais dignos de spa merecem mais espaço nas nossas rotinas. E sabemos disso pelo aumento impressionante de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo”.
“Devagar e sempre” – Em 2024, a proposta vai ser pegar leve. Curtir a preguiça. Ficar de bobeira. Com pesquisas por “hotel para staycation” e “vida calma”, a geração Z e os millenials vão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.
“Papo profundo” – As pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real. O aumento de pesquisas por “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” mostra que o Pinterest tem sido uma importante ferramenta para quem quer iniciar conversas difíceis.
“Chá de fofura” – Pesquisas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente” indicam que pais e mães vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos em 2024.
“Gótico sertanejo” – Com um aumento nas pesquisas por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico” e muito mais, em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pra isso, pessoas da geração Z e boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.
“A nova era do jazz” – Em 2024, os millennials e a geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos clássicos do jazz. E essa volta ao passado não vai ficar só na playlist: também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”.
“Cada um no seu aquário” – Vai ficar mais fácil dar vida (marinha) à decoração em 2024. Com pesquisas por “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, os millennials e a geração X mostram que a tendência é adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.
“Combate ao estresse” – As tendências de alto impacto estão de volta levando as lutas e artes marciais para mais espaços. Em 2024, a geração Z e os millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu e boxe com mais dedicação do que nunca — e vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração, como mostram as pesquisas por termos como “treino de shadowboxing”, “jiu-jítsu” e “karate kumite”.
“Economia divertida” – Com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic”, a geração Z e os millennials mostram que, em 2024, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.
“Picape lifestyle” – No próximo ano, as pessoas da geração Z e os boomers vão pegar a picape, planejar os destinos e viver aventuras com tudo o que elas têm direito — começando pelo visual incrível dessa tendência. Termos de pesquisa como “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road” que não param de crescer deixam claro que 2024 é o ano da aventura.
“Metal sensacional” – Que tal um metal mais original? Com pesquisas por tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio”, as pessoas da geração Z e os millennials querem descobrir novos brilhos metalizados — nos acessórios, unhas e roupas e nos mais variados objetos de decoração.
Notas de rodapé
1 Pinterest, análise global, terceiro trimestre de 2023.
2 Pinterest, dados de pesquisa global, período de análise de julho de 2018 a junho de 2023. O período de análise de cada relatório anual inclui dois anos de dados para identificar as tendências.
3 Pinterest, dados internos, pesquisa no produto, EUA/Reino Unido/CA/AU/FR/DE/JP/BR/MX, primeiro trimestre de 2023 com acúmulo médio de 30 dias.
4 Pinterest, dados de pesquisa em inglês, global, período de análise de setembro de 2021 a agosto de 2023. Observe que as Diretrizes de Publicidade do Pinterest proíbem a segmentação de qualquer público com base em raça, etnia, crenças religiosas ou orientação sexual, entre outras coisas.