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Como acertar no Marketing do mercado das Criptomoedas

Confira dicas valiosas para se destacar

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Crédito: Pexels

As criptomoedas estão aí e a tendência é de mais ganho de share no mercado financeiro e também no cotidiano das pessoas. E por se tratar de um ativo digital, a comunicação estará voltada mais para o online do que às ações no mundo analógico – não que essas ativações sejam descartáveis; muito pelo contrário.
Sendo assim, um profissional de marketing que esteja pleiteando entrar neste segmento cada vez mais promissor ou que foi transferido para atender uma conta com relação direta com criptomoedas precisa estar afiado. É preciso ter em mente a urgência pela imersão sobre o que há de melhor em termos de aplicativo de criptomoedas e dominar o glossário com os principais termos sobre blockchain. A seguir, confira dicas valiosas para se destacar no marketing de criptomoedas.

Glossário das criptomoedas

O primeiro ponto diz respeito a entender o significado de blockchain, uma tecnologia que funciona como um livro-razão digital, onde todas as transações são registradas com segurança e transparência. Uma boa analogia é imaginar que se trata de um histórico público de transações compartilhado e verificado por muitas pessoas ao redor do mundo, com a garantia de que ninguém possa alterá-lo.
O segundo aspecto é compreender quais são os principais ativos digitais e como eles são comercializados. Para se situar melhor, saiba que Altcoins dizem respeito a todas as criptomoedas que não são Bitcoins, como Ethereum, Litecoin e Ripple. Abaixo, segue um resumo dos termos mais difundidos no mercado das criptos:

1. Blockchain: tecnologia de registro distribuído que permite a criação de um livro-razão seguro de transações, quando cada bloco contém uma lista de negociações ligada ao bloco anterior, formando assim uma cadeia (daí o nome blockchain);
2. Bitcoin (BTC): primeira e mais conhecida criptomoeda, cuja criação é atribuída ao japonês Satoshi Nakamoto, em 2009;
3. Altcoins: Todas as criptomoedas que não são Bitcoin, como Ethereum, Litecoin e Ripple;
4. Exchange: trata-se das plataformas (sites/aplicativos) de corretagem onde criptomoedas podem ser compradas, vendidas ou trocadas por outras criptos ou moedas fiduciárias;
5. Wallet (carteira): meio usado para armazenar, enviar e receber criptomoedas, que pode ser tanto digital como ou física (algumas são similares a pendrives);
6. Mining (mineração): poder computacional para resolver complexos problemas matemáticos, que confirmam transações na blockchain e criam novos bitcoins;
7. ICO (Initial Coin Offering): modo de captação de recursos para projetos de criptomoedas, em que tokens são vendidos para investidores;
8. DeFi (Finanças Descentralizadas): sistema financeiro que opera sem intermediários, usando contratos inteligentes em blockchains como o Ethereum.
9. Tokens: representações digitais de ativos ou itens colecionáveis, por exemplo, usados para transações e serviços em blockchain.

Quais as principais criptomoedas da atualidade
Quando falamos em criptomoedas, há um erro muito comum de achar que são sinônimo de Bitcoin – que na verdade é a mais valiosa entre todas as moedas digitais, tanto que muitos a chamam de “ouro digital”. Segunda mais conhecida, a Ethereum ganhou enorme reputação por sua funcionalidade de contratos inteligentes e base para muitos projetos DeFi. Já o Ripple (ou XRP) tem o diferencial de facilitar transações financeiras internacionais rápidas e econômicas. Você irá se deparar também com a Litecoin, criada como a “prata digital” e, segundo os especialistas, uma alternativa mais rápida ao Bitcoin. Por fim, podemos citar também a Binance Coin, utilizada na exchange Binance, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, para pagar taxas de transação e outros serviços.

Melhores Aplicativos de Exchange
1. Binance: líder entre as exchanges; conhecida por sua vasta gama de criptomoedas e taxas competitivas de transação;
2. Coinbase: tornou-se bastante popular por ser intuitiva e segura;
3. Kraken: preferida dos experts em por suas funcionalidades avançadas e segurança rigorosa;
4. Gemini: regulada nos EUA, também se destaca pela confiabilidade nas operações;
5. Bitstamp: uma das exchanges mais antigas do mercado de criptomoedas.

Por dentro da compra e venda de criptomoedas
A compra e venda de criptos são feitas através de exchanges via dispositivo próprio (smartphone ou computador) e também pelos BTMs, os caixas automáticos que são encontrados com mais facilidade em shoppings nas principais metrópoles do planeta e cidades de maior porte – no Brasil, esses terminais têm maior presença em São Paulo e Rio de Janeiro.
Segue um resumo do passo a passo da compra e venda de criptomoedas:
1. Crie uma conta em uma exchange confiável;
2. Complete o processo de verificação de identidade (KYC) exigido pela exchange;
3. Deposite moedas (como dólares, euros ou reais) em sua conta da exchange através de transferência bancária ou cartão de crédito;
4. Na sequência, use os fundos depositados para comprar a criptomoeda desejada;
5. Após a compra, transfira suas criptomoedas para uma carteira segura, sejam as digitais (como apps) ou físicas (dispositivos de hardware).

Dicas de Marketing Digital para Empresas de Criptomoedas

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Quando o assunto é marketing digital para empresas de criptomoedas, a criação de conteúdo educacional pode ser o melhor começo. Com relação ao SEO daquilo que for publicado, opte por palavras-chave relevantes como “criptomoedas”, “blockchain”, “como comprar Bitcoin”, etc. Vale também criar campanhas de e-mail marketing para manter seus clientes informados sobre novos produtos, atualizações de mercado e promoções.
Outra ação muito eficiente são as “collabs” com influenciadores de criptomoedas e blogueiros – que também se configuram como ótimas fontes de aprendizado –, que também podem proporcionar lançamentos de programas de afiliados para promover seu cliente e os serviços em troca de comissões.
E caso você tenha o privilégio de transitar por grandes centros europeus e os Estados Unidos, fica a dica de eventos dos mais disputados neste segmento. Destaque para a Consensus (Nova York), Blockchain Expo (Londres) e Web Summit (Lisboa) – que podem proporcionar excelente visibilidade e oportunidades de networking.

Livros e sites para iniciantes

Livros
“Bitcoin: A Moeda na Era Digital” de Fernando Ulrich;
“Blockchain Basics: A Non-Technical Introduction in 25 Steps” de Daniel Drescher;
“Mastering Bitcoin” de Andreas M. Antonopoulos;

Sites
CoinMarketCap: informações detalhadas sobre todas as criptomoedas, incluindo preços, volume de negociação e capitalização de mercado;
CryptoCompare: traz ferramentas de comparação e dados sobre preços de criptomoedas, exchanges e carteiras;
CoinDesk: Um dos principais sites de notícias sobre criptomoedas e blockchain;
CryptoPanic: publica notícias sobre atualizações no mercado de criptomoedas;
Medium: grandes projetos de criptomoedas utilizam o Medium para publicar atualizações e artigos informativos;
CoinTelegraph: popular por seu conteúdo visualmente atraente e amplo alcance.

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