A partir das 10h desta terça-feira, 8 de outubro, os candidatos que participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) poderão consultar suas notas finais das provas objetivas e as notas preliminares das provas discursivas e da redação. O acesso será feito pela área do candidato, no site oficial do CPNU, onde também foi realizada a inscrição. Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o concurso, que aconteceu em 228 cidades, atraiu mais de 970 mil candidatos, disputando 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.
As notas divulgadas correspondem aos blocos 1, 2, 3, 5, 6, 7 (nível superior) e bloco 8 (nível médio). Contudo, a divulgação dos resultados das provas do bloco 4 está temporariamente suspensa por decisão liminar da Justiça do Distrito Federal, e o Governo Federal, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), informou que irá recorrer da decisão. Em um esforço para garantir transparência, o CPNU disponibiliza aos candidatos a imagem de suas provas discursivas ou redação, além de um extrato detalhado com as notas de cada prova, permitindo que os participantes entendam a composição final de suas pontuações.
Detalhamento das notas e interposição de recursos
Os candidatos dos blocos 1 a 7 terão acesso ao número de acertos, à nota obtida nas provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, e à nota ponderada, que considera os pesos atribuídos a cada eixo temático. Para aqueles que tiveram suas provas discursivas corrigidas, o resultado incluirá a pontuação referente aos conhecimentos específicos e gramaticais, que juntos compõem a nota final da prova.
Já para os candidatos de nível médio (bloco 8), será possível verificar o número de acertos em disciplinas como língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira, além da nota total e ponderada das provas objetivas. Aqueles que tiveram a redação corrigida poderão consultar a nota final, que considera exclusivamente os critérios gramaticais. O prazo para solicitar a revisão das notas preliminares das provas discursivas e da redação será nos dias 8 e 9 de outubro, na área específica do candidato no site do CPNU.
Prova de Títulos e etapas seguintes
Candidatos habilitados para a prova de títulos — tanto de nível superior quanto de nível médio — serão convocados para enviar os documentos comprobatórios de titulação acadêmica e experiência profissional nos dias 9 e 10 de outubro, conforme instruções no extrato do resultado. Quem não enviar os documentos dentro desse prazo receberá nota zero na etapa de avaliação de títulos, que tem caráter classificatório. Para garantir mais segurança, o Ministério da Gestão incluiu, em recente retificação, a exigência de autenticação em cartório para alguns documentos, conforme indicado no edital.
Governo Federal vai recorrer da decisão sobre as provas do bloco 4
O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (4) que irá recorrer da decisão da Justiça do Distrito Federal, que suspendeu a divulgação dos resultados das provas do bloco 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) do Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como o “Enem dos concursos”. A suspensão foi determinada por uma decisão liminar do juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, na quinta-feira (3), adiando a liberação das notas para os candidatos desse bloco até que a questão seja julgada.