Início Notícias Depois de 40 dias, X começa a ser liberado no Brasil

Depois de 40 dias, X começa a ser liberado no Brasil

Rede Social apresenta instabilidade sem imagens e vídeos.

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou nesta quarta-feira (9) a notificação das operadoras de telecomunicações para permitir o acesso dos usuários à plataforma X (antigo Twitter), após 40 dias de bloqueio. A ação foi em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia determinado a suspensão do acesso à rede social devido ao descumprimento de ordens judiciais pela empresa.

De acordo com a Anatel, cabe às prestadoras de serviço implementar as medidas técnicas necessárias para o desbloqueio, que poderá variar conforme a estrutura de cada operadora. No entanto, alguns usuários já relataram que, embora o X tenha voltado a funcionar, a rede apresenta instabilidade, como a impossibilidade de carregar imagens e vídeos.

Bloqueio e multa
O bloqueio da plataforma foi imposto no dia 30 de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes, após o X encerrar suas operações no Brasil e deixar de ter um representante legal no país, uma exigência da legislação brasileira para empresas que operam no território. Além disso, o X foi multado por não remover conteúdos considerados antidemocráticos, descumprindo decisões da Corte.

O bilionário Elon Musk, proprietário da rede social, havia fechado o escritório do X no Brasil, o que intensificou o conflito judicial com o STF. Para voltar a operar, o X reabriu sua representação legal no país e pagou multas que somam R$ 28,6 milhões.

Instabilidades na plataforma
Mesmo com a liberação, usuários da rede social estão enfrentando dificuldades ao acessar imagens e vídeos. O problema, que afeta tanto o perfil do CidadeMarketing quanto outros usuários do X, é mais um desafio para a plataforma, Anatel e provedores, que tentam normalizar o serviço no Brasil.

Aqui está a tabela com a cronologia dos eventos relacionados ao desbloqueio da rede social X no Brasil:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui