Visando as celebrações de fim de ano, a Riberalves – marca Top Of Mind* de bacalhau – lança “A receita que te leva para Portugal”, concurso que irá premiar a receita que melhor traduz “o jeitinho brasileiro de celebrar” com uma viagem a Portugal para duas pessoas. A ação é uma celebração do bacalhau português, que vem ganhando destaque nas mesas brasileiras a cada ano com o “jeitinho brasileiro”. A empresa, líder mundial no seu segmento, registra um faturamento de perto de 200 milhões de euros e tem como principais mercados, além de Portugal, o Brasil e Angola. Fundada em Portugal em 1985, a empresa recentemente completou seu plano de sucessão e reorganização societária.
O objetivo é mostrar que o Bacalhau Riberalves é uma opção versátil que pode estar presente tanto nas celebrações tradicionais, como Natal e Páscoa, quanto no dia a dia dos consumidores de qualquer região do Brasil. Com esse conceito, a marca reforça a valorização das diversas formas de preparar o bacalhau e convida os brasileiros a criarem suas próprias receitas, mostrando como o bacalhau pode ser adaptado ao paladar e ao estilo de cada um.
“Estamos animados para descobrir como os brasileiros reinterpretam o bacalhau, transformando-o em algo genuinamente deles. O concurso não só nos permite premiar receitas incríveis, mas também fortalecer a ligação cultural entre Brasil e Portugal, enquanto destacamos o papel do bacalhau como uma escolha versátil e acessível na culinária nacional”, destaca Marcelo Nasser, Diretor Geral da Riberalves Brasil.
Para participar, o público deve se cadastrar na landing page – natalriberalves.com.br – enviar uma receita especial com bacalhau, anexar até 5 fotos que ilustram o preparo e, para aumentar as chances de ganhar, podem ainda compartilhar a história por detrás desse prato. A receita que melhor traduzir o “Jeitinho Brasileiro de Celebrar” será premiada com uma viagem para Portugal, com todas as despesas incluídas. Outras 2 receitas também serão premiadas com produtos Bacalhau Riberalves.
Para divulgar o concurso “Receita que te leva para Portugal”, lança uma campanha robusta e multicanal, com ativações impactantes tanto no digital quanto no offline. Com foco nos meses de novembro e dezembro, o plano de mídia explora plataformas como Google Ads (Display, YouTube e Search), Programática (sites de receitas) e Meta Ads, garantindo presença estratégica nos ambientes onde consumidores buscam inspiração culinária.
A campanha também ganha força com spots de rádios, peças para out of home (OOH) e, para completar, materiais de ponto de venda incentivando a participação dos consumidores por meio de QR Codes direcionando à landing page do concurso. Com essa estratégia integrada, a campanha busca gerar engajamento e consolidar a conexão emocional da marca com os consumidores durante as festas de fim de ano.
E, além de celebrar o bacalhau e engajar os consumidores, o concurso visa também gerar impacto social: para cada inscrição, uma refeição de bacalhau será doada à Ação da Cidadania proporcionando uma ceia solidária neste Natal. “Esta ação também é uma forma de impactar vidas, com as doações de refeições feitas para a Ação da Cidadania. Queremos inspirar as pessoas a compartilhar não apenas receitas, mas também solidariedade, mostrando que o bacalhau pode unir tradições, culturas e, acima de tudo, pessoas”, finaliza Marcelo Nasser.
As inscrições para a campanha abrem em 25 de novembro, e o resultado será divulgado em 22 de dezembro.
*Dado referente ao último estudo “GFK, O consumo de Bacalhau no Brasil”, de setembro de 2022.