A Black Friday 2024 está marcada para o dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês. Conhecida como uma das maiores datas de compras do calendário mundial, o evento promete movimentar cerca de R$ 5,22 bilhões. Caso a projeção se confirme, a movimentação terá crescimento de 0,4% em relação ao ano passado, já descontando a inflação, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
Embora a data oficial seja a última sexta-feira de novembro, a Black Friday no Brasil já vem sendo antecipada por muitas empresas. Campanhas de “esquenta” e promoções prévias começaram ainda em outubro. Dessa forma, consumidores podem encontrar descontos antes mesmo do dia 29.
As promoções oficiais iniciam às 0h da sexta-feira, mas algumas varejistas já ativam suas ofertas na noite anterior, no dia 28 de novembro, para atrair consumidores ávidos por bons negócios.
A edição deste ano deverá seguir a tendência dos produtos mais procurados em 2023. Entre os itens mais desejados pelos brasileiros estão:
1) Smartphones;
2) Eletrodomésticos;
3) Eletrônicos;
4) Roupas e acessórios;
5) Calçados.
Durante a Black Friday os fatores mais valorizados pelos consumidores são:
1) Descontos acima de 50%;
2) Frete grátis;
3) Entregas rápidas;
4) Pagamento facilitado.
Para evitar fraudes, é essencial redobrar a atenção:
1) Compre apenas em lojas confiáveis ou já conhecidas;
2) Verifique a reputação da empresa em sites de reclamações;
3) Compare preços com ferramentas online para garantir que os descontos são reais;
4) Utilize cartões virtuais para proteger dados bancários.
O termo “Black Friday” foi usado pela primeira vez na década de 1960, nos Estados Unidos, pelo Departamento de Polícia da Filadélfia, para descrever o caos no trânsito e nas ruas causado pelas compras após o feriado de Ação de Graças. Mais tarde, o termo ganhou um significado comercial, representando o dia em que varejistas “saem do vermelho” (prejuízo) e passam a lucrar, entrando “no preto”.
No Brasil, a Black Friday teve sua primeira edição em 2010, exclusivamente online. Desde então, o evento se consolidou como uma data estratégica para o varejo nacional, sendo aguardada tanto por consumidores quanto por empresas.
Muitas marcas já transformaram a Black Friday em uma temporada de ofertas, com ações como:
Black November: promoções durante todo o mês de novembro;
Black Week: descontos na semana do evento;
Cyber Monday: ofertas exclusivas na segunda-feira seguinte à Black Friday.